12 Produtos em

Meias e luvas de neoprene

Mais Barato
Mais Caro
Maior Desconto
Mais Vendido
Melhor Avaliação
Ordem Alfabética A-Z
Ordem Alfabética Z-A
Produto adicionado
Comparar os meus produtos (0/5)
Abrir
Nenhum produto para comparar
O seu comparativo está cheio. Suprima um produto.
Suprimir
Voltar à lista
Comparar os meus produtos
 

 

surf, bodyboard, fatos de neoprene, wax  

SURF | BODYBOARD | FATOS DE NEOPRENE

 
surf, bodyboard, fatos de neoprene, wax'' l
O surf
O surf nasceu na Polinésia e o Havai é epicentro do surf mundial. O surf evoluiu muito desde a sua origem onde era utilizadas pranchas de surf em madeira e sem quilhas ou fins. Hoje usa-se a fibra e resina epoxy; e o shape das pranchas de surf tornou-se muito diferente.

 

O bodyboard
Também o bodyboard teve origem na Polinésia, onde as pranchas eram feitas a partir de madeira koa. O grande revolucionário do bodyboard foi o Tom Morey quando criou a primeira prancha de bodyboard em espuma polietileno.

 

Os desportos de ondas têm regras para quem entra primeiro na onda, quais as zonas de segurança, etc. Ainda não conheces? Vem aprender as regras de prioridade connosco!
 

FATOS DE NEOPRENE

Os fatos de neoprene são indispensáveis para quem gosta de apanhar ondas quer seja no verão ou no inverno. O principal objetivo dos fatos de neoprene é proteger o surfista ou bodyboarder do frio durante a prática. Há 5 critérios principais para ajudar a escolher o fato de neoprene para surf ou bodyboard:


TIPO: A escolha do fato de neoprene deve ser feita tendo em consideração a temperatura da água. Existe na nossa gama de fatos de neoprene shorty, shorty de manga comprida, fatos integrais e fatos de manga curta. A temperatura da agua pode variar de acordo com a região, contudo no verão pode utilizar-se um shorty para maior conforto e mobilidade; e no inverno um fato integral para proteger as extensões do corpo.
ESPESSURA: Quanto maior a espessura de um fato, mais calor proporcionará. Os fatos estão divididos em duas principais categorias: fatos para aguas frias - 15º a 20ºC - e fatos para aguas quentes - 10º a 15ºC. Para aguas entre 10º a 15ºC aconselha-se um fato de neoprene 4/3mm, onde o neoprene tem 4mm de espessura no tronco e 3mm nos membros; no caso de apanhar ondas em aguas entre 15º a 20ºC escolha um fato 3/2mm.
FECHO: Na nossa gama de fatos para surf ou bodyboard vai poder encontrar 2 tipos: fecho nas costas (backzip) e o fecho à frente (frontzip ou chestzip). A vantagem de ter um fato com fecho atrás é o preço, contudo a grande desvantagem é a exposição. Como o fecho nas costas é maior, então a exposição à entrada da água também é maior. Os fatos com frontzip são fatos com menor exposição à água logo são superiores em calor.
COSTURAS: Exitem 2 tpos de costuras utilizadas na construção dos fatos. A costura mais acessivel é a costura plana (flat lock), a união dos paineis é feita através da introdução da linha transversalmente furando o neoprene. Por outro lado, a costura cozida colada (GBS - Blued Blind Stitch) consiste em coser os paineis de neoprene sem prefurar na totalidade o material. Este conceito de costura torna os fatos de neoprene mais quente mas também mais dispendiosos.
TAMANHO: Para bem escolher o tamanho do fato de surf ou de bodyboard, deve vestir-se e tem de ficar bem justo à pele. Deve evitar haver zonas com bolsas de ar (axilas e virilha) e o fato deve vestir-se sem rugas.

 

ACESSÓRIOS

 

Os acessórios de surf mais procurados pelos surfistas ou bodyboarders são as luvas e meias em neoprene - para proteger as extremidades; o saco para transportar o fato molhado e as golas ou balaclava para proteger a cabeça. Temos ainda as licras de surf para te evitar a abrasão na prancha e as queimaduras solares. Aproveita para descobrires tudo sobre a proteção solar

Descubra mais sobre os nossos conselhos para escolher o fato de neoprene.