A manutenção do seu calçado

Este guia vai ajudá-lo a cuidar do seu calçado. Descubra os nossos conselhos!

Calor e humidade, os dois inimigos do seu calçado Cimo da página

O seu calçado deve permanecer sempre ao abrigo da humidade e do calor. Logo, deve guardá-lo em locais protegidos da humidade e de fontes de calor, mesmo quando os está a secar (radiador, porta-bagagens de carro exposto ao sol,...). Irá assim preservar a eficácia dos componentes e a durabilidade do seu calçado.

O truque: se o seu calçado estiver húmido, coloque jornais no seu interior durante algumas horas. O papel de jornal irá absorver uma grande parte da humidade presente.

Manutenção do calçado Cimo da página

Não utilize nenhum tipo de sebo ou de impermeabilizante para a manutenção do seu calçado. Corre o risco de destruir as membranas incorporadas, que garantem uma impermeabilidade e uma gestão ótima da transpiração.

Verifique frequentemente o estado dos seus pitões, para manter uma boa estabilidade durante o seu swing. Cuidado, quando os pitões estão gastos, o seu ponto de suporte também o está, pelo que se torna mais difícil substituí-los.

Que calçado de golfe escolher? Cimo da página

Uma pequena ajuda extra para a manutenção do seu calçado de golfe!

Um par de sapatos de golfe percorre dezenas de quilómetros em fairways.

Escusado será dizer que é importante não se esquecer de cuidar deles, de forma a aumentar a respetiva vida útil!

Gilles Wallaert, gestor de produto da Inesis, handicap 1.1, explica-lhe tudo o que precisa de saber sobre o calçado de golfe e dá-lhe dicas preciosas...

O calçado de golfe é composto por duas partes: a parte superior e a sola.

Desde o calcanhar aos dedos dos pés, a gáspea corresponde à parte superior do calçado. Entre couro ou material sintético, a escolha é sua!

As minhas 6 dicas para preservar o calçado durante mais tempo:

1. Limpeza suave
  • >> O seu calçado é de couro ou material sintético?
    Prefere calçado de couro ou sintético? É tão simples como limpar o calçado com uma esponja embebida em água e sabão e um pano limpo após cada partida.
    Após esfregar a parte superior com a esponja, poderá remover o excesso de água com o pano. E o calçado ficará como novo!
    Para hidratar o couro do calçado, não hesite em aplicar creme nutritivo.
  • >> Tem calçado em nubuck?
    Por ser mais delicado do que couro ou material sintético, o nubuck requer cuidados especiais. Pode ser limpo com uma escova macia para remover a poeira e corrigir a textura. Depois, limpe-o com um pano húmido e macio. O calçado de nubuck não é impermeável. Para evitar danos no tecido resultantes da humidade, impermeabilize regularmente o calçado.
2. Solas limpas para um swing perfeito
  • >> Um pano ou toalha húmidos é tudo o que precisa!
    Os cremes especialmente concebidos para o couro podem melhorar a elasticidade e flexibilidade do calçado, bem como sua resistência à humidade.
3. Spikes limpos em todas as situações
  • >> Sempre que a natureza entra em jogo (chuva, lama, sujidade, etc.), pode danificar os spikes!

    Para que durem mais tempo, não se esqueça de inspecionar os spikes após cada partida. Um homem prevenido vale por dois!
    Recomendo a remoção de cada spike utilizando uma ferramenta adequada (chave de spikes de golfe) antes de limpá-lo. Utilize um aspirador ou um minicompressor para eliminar facilmente todas as partículas de resíduos.
    Tudo o que precisa de fazer agora é enroscar os spikes até ficarem fixados, sem aplicar demasiada força para não danificar a rosca!

4. Para uns pés agradavelmente secos!
  • >> O calçado irá secar naturalmente à temperatura ambiente, longe de fontes de calor e da luz solar direta.
5. A humidade é uma coisa do passado!
  • >> Copiada do mundo do ciclismo, a "técnica do jornal" é conhecida pelas suas propriedades absorventes e também utilizada por praticantes de golfe.
    Da mesma forma que as formas de calçado, irá limitar a penetração da humidade no calçado.
6. Mantenha a forma do calçado
  • >> Tenciona percorrer vários quilómetros num percurso?
    É altura de ir buscar o seu calçado preferido, juntamente com uma calçadeira, para que consiga calçá-lo facilmente e sem deformá-lo. E o green será todo seu!

A título de bónus, descubra as nossas melhores dicas práticas!

  • - Para uma ventilação ideal do calçado, tire os atacadores e abra completamente o calçado.
  • - Se pratica golfe regularmente, será preferível alternar entre dois pares de sapatos. Dessa forma, poderá deixar um par a secar enquanto usa o outro nos fairways.
  • - Os seus atacadores desapertam-se frequentemente? Pulverize-os com um pouco de água fria antes de os apertar.

O seu calçado ainda tem uma vida longa pela frente!

Os bastidores da Inesis: análise do calçado 2.

Convidamo-lo a conhecer o coração da Inesis e ter acesso exclusivo aos bastidores do nosso laboratório de testes! Ficará a saber tudo sobre o Open 2.0...

Irei revelar em que medida as suas opiniões e comentários publicados no site da Decathlon são cuidadosamente analisados a fim de melhorarmos os nossos produtos de golfe, para dar-lhe uma liberdade de prática ainda maior.
Para a estação outono-inverno de 2014, remodelei o calçado Open com base nos seus comentários, de forma a adequá-lo ainda melhor às suas necessidades!
Assim que detetámos um aumento no número de comentários negativos, interviemos de imediato. Baseei-me nos seus comentários, todos eles extremamente úteis e esclarecedores, a fim de identificar e compreender os aspetos a melhorar.
Envolvi toda a minha equipa, em particular os engenheiros de produto e o designer, a fim de redesenhar o calçado e dar-lhe um toque moderno!

"Excelente relação qualidade/preço. Muito confortável. O único ponto negativo é que podiam ser um pouco mais atraentes."
Thierry, 19 de novembro de 2013.

Em primeiro lugar, tal como nos foi recomendado por Thierry e outros praticantes de golfe, redesenhámos a parte superior (ou seja, o cano) do calçado, conferindo-lhe um novo design e também um material novo e mais resistente!
Nas zonas de dobragem, à volta dos dedos dos pés, o componente tinha tendência a danificar-se.

"É um calçado acessível, mas pouco resistente, pois descola-se ou rasga-se muito rapidamente".
Pascal, 5 de novembro de 2013

Este é outro dos motivos pelos quais escolhemos um material mais resistente. E qualquer mudança implica testes de laboratório!

Selecionámos o calçado para obter uma amostra do material e analisá-lo numa máquina que mede a resistência dos materiais. A amostra é friccionada na máquina por um determinado período de tempo. O número de rotações no cilindro corresponde a uma medição relacionada com o tempo. É desta forma que avaliamos a durabilidade do calçado.

Também realizámos testes de flexão para analisar o desgaste e a flexão causadas pelo movimento do pé ao caminhar. O que achava do conforto do modelo Open antigo?

"O calçado correspondeu às minhas expectativas e não hesitaria em recomendá-lo. É impermeável e fácil de manter, mas podia ser mais confortável."
Patrick, 30 de dezembro de 2013

O interior do calcanhar foi melhorado e concebido em algodão para maior conforto. Agora, irá sentir-se como se estivesse a usar chinelos. A nova versão do Open 2.0 surgiu em janeiro de 2014!

Sabia que...

E porque toda a gente tem o direito de ser um praticante de golfe, também criei tamanhos maiores do calçado Open 2.0! Entre o tamanho 6 e o tamanho 15, irá encontrar o calçado adequado para si!

Agora, a Inesis revelou todos os seus segredos!

Se tiver adquirido recentemente calçado INESIS, deixe-nos a sua opinião em www.decathlon.pt!
Está cheio de ideias? Partilhe-as em www.openoxylane.com