Decathlon

A INOVAÇÃO NA DECATHLON

Para que possa praticar desporto com mais prazer, ou simplesmente para poder descobrir um novo desporto, a inovação na Decathlon é uma prioridade. Na Decathlon, a inovação é pragmática: tornar os desportos acessíveis a todos, independentemente do seu nível de prática. As equipas colocam o utilizador no centro da missão e concentram-se nas inovações de uso. Inovamos através de produtos ACESSÍVEIS, INTELIGENTES, PRÁTICOS e ÚNICOS.

A MISSÃO DA INOVAÇÃO

Por desportistas, para desportistas: a inovação nasce graças a si, desportista!

Colocamos o utilizador no centro da nossa missão. Ao observarmos e ouvirmos os desportistas durante a prática do desporto, os nossos colaboradores, chefes de produto, designers e engenheiros, imaginam os produtos de amanhã. O produto que facilitará a prática do desporto, melhorará o conforto, prazer e segurança do utilizador. E graças às opiniões dos nossos clientes, a inovação continua, pois permite-nos melhorar produtos já existentes ou imaginar as inovações de amanhã…

A ideia

Por trás de cada produto, existe uma ideia, uma necessidade, uma expectativa, uma intenção... que nasce de um atleta, de um desportista, de um cliente, de um colaborador, que ganha vida na mente da nossa equipa de conceção. Para criar uma média de 2800 produtos novos por ano, necessitamos de muitas ideias. Requere reflexão permanente sobre a evolução do desporto e da sua prática. É assim que a Decathlon inova: baseando a conceção na escuta e observação dos desportistas.

A observação do desporto e dos desportistas

A relação de proximidade que a Decathlon mantém com os desportistas é fundamental para inovar, pois permite às equipas observar os praticantes durante as suas sessões de treino e absorver as suas sensações. Estas trocas acontecem diariamente, tanto nas nossas lojas físicas como no site. As nossas lojas estão situadas perto de áreas desportivas naturais (oceano, rios, montanhas, florestas, ...) ou artificiais (campos de golf, de futebol, de ténis, ...).

A criação: dar corpo às ideias

O corpo humano, o primeiro equipamento do desportista. Se as marcas Decathlon se concentrarem nos desportistas e nas suas necessidades, o Centro de Investigação e Desenvolvimento, Decathlon SportsLab, concentra-se no funcionamento do corpo humano. Juntos, concebem produtos inovadores que facilitam o uso e garantem o bem-estar e a segurança dos utilizadores. Cerca de 50 engenheiros e investigadores desempenham um papel fundamental na cadeia de Investigação e Desenvolvimento da Decathlon, composta por aproximadamente 780 pessoas no total. Decathlon SportsLab dispõe de ferramentas de medição e de análise sobre as diferentes áreas do movimento do corpo humano, do conforto térmico, da morfologia e das ciências afetivas. As equipas procuram constantemente as causas de lesões e incómodo, cooperam com universidades e laboratórios para desenvolver projetos inovadores e partilhar competências.

A CONCEÇÃO: UMA CADEIA HUMANA

As equipas de Investigação e Desenvolvimento formam uma cadeia de elos invisíveis dentro da empresa: nas marcas, nas oficinas de protótipos, nos equipamentos de processos industrial e nos laboratórios da SportsLab. Cada um contribui para a missão de melhorar os produtos, cada componente é estudado.

Os designers dão forma, cor e consistência aos produtos idealizados. É uma missão colaborativa que baseia os conhecimentos e competências dos chefes de produto, dos investigadores, dos engenheiros, ... criam protótipos funcionais que permitem medir o seu desempenho durante a prática desportiva. Também realizam desenhos e maquetes com o propósito de poder visualizar o aspeto final e avaliar a perceção que os utilizadores têm dele. Criam uma relação afetiva entre o produto e o desportista imaginando a forma mais ergonómica de lhe dar vida.

A seleção dos componentes e a sua montagem são passos fundamentais que tornam o produto único, relevante e sustentável. Em Villeneuve d’Ascq, mais de 300 protótipos são realizados todos os anos. As oficinas estão à disposição das equipas, para que estas possam observar e testar os componentes e os produtos em condições reais de prática. Assim proporcionam uma conceção mais rápida e tornam cada colaborador num ator e criador da inovação. E graças a esta organização, a Decathlon e as suas marcas oferecem produtos técnicos que são acessíveis ao maior número de pessoas.

#IAD2019

.....OS INNOVATION AWARDS ESTÃO DE VOLTA EM 2019 APRESENTAMOS 17 NOVOS PRODUTOS!

Em 2005, foi lançada uma competição que desafiou todas as marcas Decathlon a inovar.

Foi um evento muito discreto. Cinquenta pessoas reuniram-se numa sala, no Campus da Decathlon, em Lille. Na última edição em 2016, éramos 40 000 internautas e 1 400 espectadores em mais de 250 lojas por todo o mundo!

Os Innovation Awards premiam o produto mais inovador do ano. Este ano, 17 produtos tentam a sua sorte…

CONHEÇA MELHOR AS INOVAÇÕES 2019