COMO ESCOLHER BASTÕES DE TRAIL?
Critérios de escolha: a compacidade, a leveza e o conforto do punho. A prioridade dos praticantes de trail passa pela arrumação e montagem rápida dos seus bastões para poderem usá-los à medida das suas necessidades ao longo do percurso. Os bastões mais compactos medem menos de 40 cm depois de dobrados!
Não hesite em pegar-lhes para os experimentar...
COMO ESCOLHER O TAMANHO DOS BASTÕES
Altura do praticante 155 a 160 cm = Bastões 110 cm
Altura do praticante 168 a 175 cm = Bastões 120 cm
Altura do praticante + de 183 cm = Bastões 130 cm
Porquê utilizar bastões de trail?
As mais-valias dos bastões de trail:
Um sistema de desengate simples por botão de pressão permite desdobrar / dobrar o bastão muito rapidamente, mesmo em pleno movimento .
Permitem aos praticantes de trail poupar esforço durante a impulsão, proporcionam um melhor equilíbrio e estabilidade nas passagens técnicas e dão segurança ao praticante. Servem também como estabilizadores e amortecedores em descidas, onde agem como travão.
Que técnica adotar para fazer caminhadas com bastões de trail?
Para começar, utilizar bastões em corrida é um exercício bastante técnico que exige algum treino. Mais vale antecipar e assimilar a técnica antes de uma corrida!
Depois, há 2 formas de utilizar os bastões de trail, seja em descida ou em subida: em simultâneo ou em alternância. A utilização de uma ou outra forma dependerá do declive e do espaço disponível no chão para apoiar os bastões:
TÉCNICA PARA CORRER COM BASTÕES DE TRAIL EM SIMULTÂNEO:
Técnica mais útil em subidas muito acentuadas, para aliviar o peso das coxas usando a força dos braços para elevar o corpo, ou em descidas para aguentar o peso do corpo e aliviar as pernas. Pode dar várias passadas entre cada apoio de bastões. Incline o corpo bem para a frente e enterre bem os bastões na terra.
Técnica para caminhada com bastões de trail em alternância:
A técnica em alternância é mais indicada quando há menos espaço disponível no chão e em descidas mais suaves. Esta técnica exige menos potência e consiste em alternar a perna direita com a esquerda, apoiando à frente o bastão que estiver na mão oposta e levantando o bastão que estiver na outra mão atrás. Neste caso, mais vale não enterrar demasiado o bastão, para obter um ritmo melhor. Privilegie os passos curtos, para esta técnica de caminhada mais natural.
Composição
Construção resistente
Tubos: alumínio
Punho: espuma 100% EVA
Correia: 100% poliéster