Que tamanho escolher para os bastões de trail ?
Para selecionares o tamanho dos teus bastões de trail, os teus cotovelos deverão ficar em ângulo reto enquanto seguras os bastões:
- Altura do praticante de 155 a 170 cm = Bastões de 110 cm
- Altura do praticante de 171 a 181 cm = Bastões de 120 cm
- Altura do praticante de + de 182 cm = Bastões de 130 cm
Bastões concebidos para te poupar tempo!
A prioridade dos praticantes relativamente aos seus bastões: a rapidez de arrumação e disponibilização. Foi por isso que concebemos estes bastões muito leves (282 g o par). E para que não te incomodem durante o percurso, os nossos bastões de 110 cm medem 37 cm quando dobrados (40 cm no tamanho 120 cm e 43 cm no tamanho 130 cm). Realiza as tuas melhores descidas com tranquilidade!
Peso dos bastões
Peso dos bastões:
Tamanho 110 cm: 141 gramas por bastão e 282 gramas o par
Tamanho 120 cm: 148 gramas por bastão e 296 gramas o par
Tamanho 130 cm: 154 gramas por bastão e 308 gramas o par
Tamanho dos bastões dobrados:
Tamanho 110 cm: 37 cm dobrado
Tamanho 120 cm: 40 cm dobrado
Tamanho 130 cm: 43 cm dobrado
Porquê utilizar bastões de trail?
Os bastões de trail destinam-se a ajudar-te nas subidas, permitindo-te poupar forças e teres equilíbrio, estabilidade e segurança nas passagens técnicas. Servem também como estabilizadores e amortecedores em descidas, onde agem como travão.
Como desdobrar ou dobrar os bastões?
Um sistema de desengate simples por botão de pressão permite desdobrar / dobrar o bastão muito rapidamente, mesmo em pleno movimento .
Bastões testados e aprovados!
Os nossos bastões foram previamente testados em laboratório onde foi verificada a sua resistência. A nossa equipa de conceção testou-os em seguida em condições reais na montanha de Santa Vitória com praticantes de trail aguerridos(as).
Os resultados permitiram-nos oferecer estes bastões de trail em carbono muito leve, compactos e muito rápidos de dobrar ou desdobrar: menos de 2 segundos para desdobrar e menos de 3 segundos para dobrar!
Um punho confortável que se adapta a todas as mãos.
O punho dos bastões é composto por espuma EVA resistente, duradoura e muito confortável. O tamanho do punho foi pensado para se adequar a todas as mãos. Mais comprida, permite que o/a praticante se sinta tão confortável com uma preensão alta tradicional, como com uma preensão baixa. Afinal, cada um tem o seu estilo!
Que técnica adotar para fazer caminhadas com bastões de trail?
Utilizar os bastões para caminhadas é um exercício que necessita de um pouco de treino. Se a técnica não for adequada, o praticante que se inicia com bastões corre o risco de obter o efeito inverso e de perder energia.
Existem 2 formas de utilizar os bastões de trail, seja em descida ou em subida: em simultâneo ou em alternância. A utilização de uma ou outra depende da inclinação do declive e dos locais disponíveis para pousar os bastões.
Técnica para fazer caminhadas com bastões de trail em simultâneo:
Utilizá-los em simultâneo é uma técnica muito útil em fortes declives. Permite aligeirar as coxas, içando o corpo com a força dos braços ou reter e aliviar as pernas em descidas. Podes dar várias passadas entre cada apoio de bastões. Inclina o corpo para a frente e espeta bem os bastões no solo.
Técnica para caminhada com bastões de trail em alternância:
A técnica alternada é a mais adequada quando há pouco espaço disponível e os declives são mais suaves. Esta técnica necessita de menos força e consiste em alternar a perna direita com a perna esquerda. É o braço do lado oposto que enterra o bastão, enquanto o outro braço se encontra no ar e para trás. Neste caso, mais vale não enterrar demasiado o bastão, para obter um ritmo melhor. Privilegia os passos curtos para esta técnica de corrida mais natural.
Composição e reparabilidade dos bastões de trail:
Os tubos têm uma estrutura ultraleve: 60% de fibras de carbono e 40% de resina (para colar as fibras). O punho é composto por espuma 100 % EVA e a correia é 100 % poliéster. A ponta composta em carboneto de tungsténio pode ser desenroscada e substituída.
Conselhos de manutenção
A manutenção adequada dos bastões permite manter um funcionamento ideal e prolongar a sua durabilidade.
Após a utilização, se tiver entrado água no bastão, deixar secar. Se necessário, limpar o pó ou a lama com água ou a seco, com uma escova macia ou um pincel.
Quando estiverem totalmente secos, guardar os bastões de trail secos na respetiva capa e num local ao abrigo da humidade e da luz, se possível arejado.