A GAMA RCR
A gama RCR vai encantar todos os praticantes que procuram uma bicicleta completa. O desempenho foi a prioridade desta bicicleta. Cada secção de tubo foi calculada para ser a mais eficaz possível nos principais ângulos de vento (-15°/+15°).
Esta bicicleta enquadra-se na categoria das bicicletas aerodinâmicas leves, sendo uma bicicleta excecional devido ao excelente equilíbrio entre leveza, rigidez e aerodinâmica.
Se procuras uma bicicleta capaz de ganhar em qualquer piso, é a RCR!
DIFERENÇA ENTRE A RCR E A RCR PRO
A construção de um quadro de carbono passa pela sua geometria, forma e "layup". O "layup" é a montagem das fibras de carbono. As fibras não têm todas as mesmas propriedades.
No quadro da RCR utilizamos apenas fibras de alto módulo. Para a RCR PRO escolhemos fibras excecionais que permitem reforçar a rigidez do quadro nas zonas mais solicitadas, poupando um pouco de peso.
A RCR Pro está pronta para pedalar ao mais alto nível.
QUADRO
O quadro pintado da RCR pesa 830 g no tamanho M
O quadro pintado da RCR Pro pesa 790 g no tamanho M
A forqueta pintada da RCR pesa 380 g no tamanho M
O quadro aceita uma secção máxima de pneu de 33 mm.
Pode haver variações de peso em função das cores (+/- 50 g)
ATENÇÃO: Os quadros em carbono não devem ser apertados por uma pinça (suporte de bicicleta, porta-bicicleta) no tubo superior, tubo de selim e tubo inferior. O carbono é um material muito rígido, mas não aguenta a compressão.
DIVERSOS ACABAMENTOS À ESCOLHA
Em função da configuração dos grupos e das rodas, propomos uma gama de acabamentos que te permitirão escolher e montar o modelo da tua preferência.
Os quadros RCR e Pro estão disponíveis num acabamento em carbono bruto envernizado mate. Isto significa que as fibras de carbono são visíveis porque não estão revestidas com tinta. Cada moldura é única, uma vez que as 450 peças são colocadas à mão no molde e, para além do aspeto técnico, isto permite poupar até 100g.
DIREÇÃO
Uma integração inteligente de grãos na direção permite que a RCR tenha uma direção fluida e uma fácil manutenção.
DEDA x VAN RYSEL Superbox EVO; o avanço é mais leve, mantendo uma boa rigidez
XS: 80 mm
S: 90 mm
M: 100 mm
L: 110 mm
XL: 120 mm
Guiador DEDA SUPERZERO RS (carbono)
As medidas Deda são tiradas nas extremidades (ex.: um guiador de 400 mm, medido entre eixo = um 420 mm anunciado pela Deda)
Largura entre eixos:
XS, S: 400 mm
M/L: 420 mm
XL: 440 mm
GRUPO SRAM FORCE E SENSOR DE POTÊNCIA QUARQ
Esta RCR está equipada com o grupo completo SRAM FORCE ETAP AXS dotado de sensor de potência QUARQ. O sensor de potência é indispensável para praticantes de bicicleta que procuram um melhor desempenho através dos seus treinos.
Peso total da transmissão: 2920 g com o sensor de potência
O grupo elétrico inclui duas baterias separadas (uma para cada desviador). Desfruta da aplicação SRAM Connect para programares a tua bicicleta e obteres os dados das tuas sessões.
TRANSMISSÃO SRAM FORCE
SHIFTER: FORCE ETAP AXS D2
Desviador dianteiro: FORCE ETAP AXS D2
Desviador traseiro: FORCE ETAP AXS D2 MAX 36T
Cassete: FORCE XG 1270 D1 10-33
Pedaleira: FORCE D2 DUB PM 48/35T
Comprimento de cranque em função do tamanho
XS: 165 mm
S: 170 mm
M: 172,5 mm
L/XL: 175 mm
Corrente SRAM FORCE
Os elementos SRAM são facilmente substituídos e compatíveis com as gamas FORCE e RIVAL.
MANUTENÇÃO DA TRANSMISSÃO
Chamamos a atenção para a necessidade de uma manutenção regular da transmissão da bicicleta, especialmente se pedalas em condições difíceis (estradas húmidas e/ou sujas)
Uma manutenção regular prolongará a vida útil da transmissão.
É indispensável um controlo regular da corrente com este utensílio:
https://www.decathlon.pt/p/testador-de-desgaste-da-corrente/_/R-p-120530?mc=8351086
VIDA ÚTIL DE UMA TRANSMISSÃO
Ao comprares uma bicicleta, é importante teres em conta o custo de manutenção ao escolheres a transmissão.
Os valores abaixo são valores médios, dados a título de exemplo, e vão variar muito em função da manutenção.
A vida útil média de uma corrente bem conservada é de 5000 km
A vida útil média de uma cassete é de 10 000-12 000 km
Uma corrente mal conservada pode causar saltos de corrente que danificam o quadro.
TRAVÕES DE DISCO
Travão de disco SRAM FORCE com discos de 160 mm à frente e 140 mm atrás.
Os travões de disco SRAM FORCE são hidráulicos, pelo que a travagem é mais progressiva e mais potente do que com travões hidromecânicos.
É necessário um período de rodagem. Basta efetuar uma série de 20 travagens progressivas a baixa velocidade (20 km/h) e uma segunda série a 30 km/h. É necessário fazer uma boa rodagem dos dois travões.
A rodagem permite uma maior aderência entre a pastilha e o disco.
MANUTENÇÃO DOS TRAVÕES HIDRÁULICOS
Os travões hidráulicos funcionam através de um circuito fechado entre a manete de travão e a pinça.
A estanqueidade é garantida por uma bicha.
Com o tempo, ocorrerá uma perda normal de pressão nas bichas, resultando numa perda de eficácia de travagem. Quando os travões ficarem demasiado macios ou quando bateres no guiador, é necessário sangrar o sistema. Esta operação requer ferramentas e conhecimentos específicos.
ADVERTÊNCIA E AJUSTE
ATENÇÃO:nunca traves em vazio, se não estiver presente uma roda as pastilhas podem colar.
Se o disco tocar, deves realinhar a roda e a pinça:
- Desapertar a pinça de travão
- Travar com força e apertar a pinça de travão em simultâneo
- Se o problema persistir, deves deslocar-te a uma loja.
RODAS ZIPP 404 FIRECREST
A roda 404 da ZIPP evolui para um melhor desempenho. Roda 100% carbono sem gancho tubeless ready.
Apresenta uma altura de perfil de 58 mm como a versão anterior, mas beneficia de um novo cubo ZR1 que oferece maior fluidez e menos fricção nas zonas de roda livre.
Com 23 mm de largura interna, suporta muito bem pneus com 28 mm de secção.
Pressão entre 3 e 5 bares no máximo.
Peso: 1470 g o par
PNEU CONTINENTAL GP 5000 S TR
Circula mais depressa, com mais conforto e com resistência aos furos ainda maior com os pneus tubeless ready continental GP5000 S
700x28C: pressão entre 4,00 e 6,50 bares
280 g
TUBELESS OU CÂMARA DE AR
Aconselhamos a passar os pneus para tubeless graças à válvula tubeless fornecida com a bicicleta.
O tubeless proporciona mais conforto, um melhor rendimento e permite a reparação autónoma do pneu em caso de pequenos danos.
É claro que a câmara de ar é sempre indispensável na mala de reparação em caso de furo com um orifício significativo no pneu.
POSIÇÃO
Espigão de selim RCR carbono - 15 mm
Selim FIZIK ARGO VENTO R5 ou selim FIZIK ANTARES R5, de acordo com as versões.
Estes selins de corrida desenvolvidos em parceria com praticantes profissionais apresentam um bico curto, o que favorece a estabilidade e alivia a pressão na zona dos tecidos moles.
Peso:225 g (140 mm)
PEDAIS
Vendida sem pedais
QUE TAMANHO ESCOLHER?
Deves consultar a tabela de geometria da bicicleta.
Se estiveres entre dois tamanhos, uma bicicleta mais curta adequar-se-á melhor ao praticante que procura uma bicicleta mais reativa. Por outro lado, se pretenderes usar a bicicleta para longas distâncias, então o tamanho maior pode revelar-se a melhor escolha.
IMPORTANTE/SEGURANÇA
As rodas ZIPP são denominadas 'hookless", o que significa que não possuem um gancho para segurar o pneu na jante.
É a pressão que mantém o pneu preso na jante.
É necessário respeitar a pressão máxima recomendada pela ZIPP; em nenhum caso se devem superar os 5 bar, sob risco de a roda sair da jante
Garantia (anos)
5 anos de garantia para os nossos quadros e forquetas em carbono.