A GAMA RCR
A gama RCR vai encantar todos os ciclistas que procuram uma bicicleta completa. O desempenho foi a prioridade desta bicicleta. Cada secção de tubo foi calculada para ser a mais eficaz possível nos principais ângulos de vento (-15°/+15°).
Esta bicicleta enquadra-se na categoria das bicicletas aerodinâmicas leves, sendo uma bicicleta excecional devido ao excelente equilíbrio entre leveza, rigidez e aerodinâmica.
Se procuras uma bicicleta capaz de ganhar em qualquer piso, é a RCR!
DIFERENÇA ENTRE A RCR E A RCR PRO
A construção de um quadro de carbono passa pela sua geometria, forma e "layup". O "layup" é a montagem das fibras de carbono. As fibras não têm todas as mesmas propriedades.
No quadro da RCR utilizamos apenas fibras de alto módulo. Para a RCR PRO escolhemos fibras excecionais que permitem reforçar a rigidez do quadro nas zonas mais solicitadas, poupando um pouco de peso.
A RCR Pro está pronta para rolar ao mais alto nível.
QUADRO
O quadro pintado da RCR pesa 830 g no tamanho M
O quadro pintado da RCR Pro pesa 790 g no tamanho M
A forqueta pintada da RCR pesa 380 g no tamanho M
O quadro aceita uma secção máxima de pneu de 33 mm.
Pode haver variações de peso em função das cores (+/- 50 g)
ATENÇÃO: Os quadros em carbono não devem ser apertados por uma pinça (suporte de bicicleta, porta-bicicleta) no tubo superior, tubo de selim e tubo inferior. O carbono é um material muito rígido, mas não aguenta a compressão
DIREÇÃO
Uma integração inteligente de grãos na direção permite que a RCR tenha uma direção fluida e uma fácil manutenção.
DEDA x VAN RYSEL Superbox EVO; o avanço é mais leve, mantendo uma boa rigidez
XS: 80 mm
S: 90 mm
M: 100 mm
L: 110 mm
XL: 120 mm
Guiador DEDA SUPERZERO RS (carbono)
As medidas Deda são tiradas nas extremidades (ex.: um guiador de 400 mm, medido entre eixo = um 420 mm anunciado pela Deda)
Largura entre eixos:
XS, S: 400 mm
M/L: 420 mm
XL: 440 mm
GRUPO SRAM RIVAL E SENSOR DE POTÊNCIA QUARQ
Esta RCR está equipada com o grupo completo SRAM RIVAL ETAP AXS dotado de sensor de potência QUARQ. O sensor de potência é indispensável para ciclistas que procuram um melhor desempenho através dos seus treinos.
Peso total da transmissão: 3045 g com sensor de potência
O grupo elétrico dispõe de duas baterias separadas (uma para cada desviador). Desfruta da aplicação SRAM Connect para programares a tua bicicleta e obteres os dados das tuas sessões.
TRANSMISSÃO SRAM RIVAL
Punhos estilo Shifter: RIVAL ETAP AXS D1
Desviador dianteiro: RIVAL ETAP AXS D1
Desviador traseiro: RIVAL ETAP AXS D1 MAX 36T
Cassete: RIVAL XG 1250 D1 10-36
Pedaleira: RIVAL D1 DUB PM 48/35T
Comprimento de cranque consoante o tamanho
XS/S: 170 mm
M: 172,5 mm
L: 175 mm
Corrente SRAM RIVAL
Os elementos SRAM são facilmente substituíveis e compatíveis com as gamas FORCE e RIVAL.
MANUTENÇÃO DA TRANSMISSÃO
Realçamos a importância da necessidade de uma manutenção regular da transmissão da tua bicicleta, especialmente se pedalas em condições difíceis (estradas húmidas e/ou sujas)
Uma manutenção regular permite aumentar a duração da transmissão.
É indispensável um controlo regular da corrente com este utensílio:
https://www.decathlon.pt/p/testador-de-desgaste-da-corrente/_/R-p-120530?mc=8351086
VIDA ÚTIL DE UMA TRANSMISSÃO
Ao comprares uma bicicleta, é importante teres em conta o custo de manutenção ao escolheres a transmissão.
Os valores abaixo são valores médios, dados a título de exemplo, e vão variar muito em função da manutenção.
A vida útil média de uma corrente bem conservada é de 5000 km
A vida útil média de uma cassete é de 10.000-12.000 km
Uma corrente mal conservada pode causar saltos de corrente que danificam o quadro.
TRAVÕES DE DISCO
Travão de disco SRAM RIVAL com discos de 160 mm à frente e 140 mm atrás.
Os travões de disco SRAM RIVAL são hidráulicos, tornando a travagem mais progressiva e mais potente do que com travões hidromecânicos.
É necessário um período de rodagem. Basta efetuar uma série de 20 travagens progressivas a baixa velocidade (20 km/h) e uma segunda série a 30 km/h. É necessário fazer uma boa rodagem dos dois travões.
A rodagem permite uma maior aderência entre a pastilha e o disco.
MANUTENÇÃO DOS TRAVÕES HIDRÁULICOS
Os travões hidráulicos funcionam através de um circuito fechado entre a manete de travão e a pinça.
A estanqueidade é garantida por uma bicha.
Com o tempo, ocorrerá uma perda normal de pressão nas bichas, resultando numa perda de eficácia de travagem. Quando os travões ficarem demasiado macios ou quando bateres no guiador, é necessário sangrar o sistema. Esta operação requer ferramentas e conhecimentos específicos.
ADVERTÊNCIA E AJUSTE
ATENÇÃO: nunca traves em vazio, se não estiver presente uma roda as pastilhas podem colar.
Se o disco tocar, deves realinhar a roda e a pinça:
- Afrouxar o eixo da roda
- Travar com força e apertar o eixo da roda ao mesmo tempo
- Se o disco ainda tocar, deves refazer a mesma operação, afrouxando a pinça
- Se o problema persistir, deves levar a bicicleta à loja.
RODAS ZIPP 303S
A roda 303 S da ZIPP beneficia da mais recentes tecnologias da marca. Roda 100% carbono sem gancho tubeless ready.
Apresenta 45 mm de altura de perfil, tornando-o muito polivalente para permitir passar por todos os tipos de terreno.
Com 23 mm de largura interna, suporta muito bem pneus com 28 mm de secção.
Pressão entre 2 e 5 bar no máximo.
Peso: 1530 g o par
PNEU MICHELIN POWER CUP PRETO
Aumenta a tua confiança com o pneu de estrada Michelin Power Cup para competições e treinos. Este pneu, utilizado pela equipa Cofidis em competições, oferece velocidade e rendimento resultantes da tecnologia MotoGP.
Leve e fiável graças à tecnologia Michelin Aramid Shield e à carcaça 3x120 TPI. A borracha Michelin GUM-X garante uma boa aderência em estrada e uma boa estabilidade em pisos secos ou húmidos.
700x28 : pressão entre 4,00 e 6,50 bar
240 g
TUBELESS OU CÂMARA DE AR
Aconselhamos a passar os pneus para tubeless graças à válvula tubeless fornecida com a bicicleta.
O tubeless proporciona mais conforto, um melhor rendimento e permite a reparação autónoma do pneu em caso de pequenos danos.
É claro que a câmara de ar é sempre indispensável na mala de reparação em caso de furo com um orifício significativo no pneu.
POSIÇÃO
Espigão de selim Carbono RCR -15 mm
Selim Decathlon road light 145 mm, este selim apresenta um bico curto que favorece a estabilidade e alivia a pressão na zona dos tecidos moles.
Peso: 250 g
PEDAIS
Vendida sem pedais
QUE TAMANHO ESCOLHER?
Deves consultar a tabela de geometria da bicicleta.
Se estiveres entre dois tamanhos, uma bicicleta mais curta adequar-se-á melhor ao ciclista que procura uma bicicleta mais reativa. Por outro lado, se pretenderes usar a bicicleta para longas distâncias, então o tamanho maior pode revelar-se a melhor escolha.
IMPORTANTE/SEGURANÇA
As rodas ZIPP são denominadas 'hookless", o que significa que não possuem um gancho para segurar o pneu na jante.
É a pressão que mantém o pneu preso na jante.
É necessário respeitar a pressão máxima recomendada pela ZIPP; em nenhum caso se devem superar os 5 bares, sob risco de a roda sair da jante
Garantia (anos)
5 anos de garantia para os nossos quadros e forquetas em carbono.