Motor
Motor central Brose 36 volt Drive T Alum., 250 Watt. Transmissão por correia, para um funcionamento mais silencioso do motor.
Binário do motor máx. de 70Nm. Este valor permite avaliar a facilidade da bicicleta em ultrapassar certas dificuldades (por exemplo, uma subida).
O motor está ligado a um sensor de binário para ajustar a assistência elétrica com base no movimento de pedalagem e na pressão exercida sobre o pedal, como num pedal de acelerador do automóvel.
Controlo da assistência
Uma consola de controlo LED LCD acessível no lado esquerdo do guiador, para que possas manter as mãos sobre o guiador e escolher entre os 3 níveis de assistência:
Modo Off - Desativado (a bateria não está em uso).
Modo 1 - Económico:
até 80% de ajuda;
Modo 2 - Normal: até 160% de ajuda;
Modo 3 - Desporto: até 320% de ajuda.
Modo "Walk": permite acompanhar-te quando caminhas ao lado da bicicleta (assistência até 6 km/h).
Outras funcionalidades do ecrã
Autonomia restante em percentagem.
Visualização de:
Velocidade instantânea,
Distância total (ODO),
Distância diária(TRIP: reposição a zero, premindo durante alguns segundos o botão "-",
Distância que pode ser percorrida com a autonomia restante, em função do modo utilizado (TRIP TO GO").
Poderás também usar a consola para acender/apagar os faróis, ativando a retroiluminação do ecrã.
Entrada USB integrada no ecrã, para manter o nível de carga de um telemóvel ou acumulador.
Bateria
Células de iões de lítio LG/Samsung de grande fiabilidade 36V 11, 6Ah, com capacidade de 417 Wh.
Bateria protegida por chave (duas chaves fornecidas com a bicicleta). A bateria é também amovível para facilitar a recarga (por exemplo, no escritório).
Nota: a bateria deve ser trancada durante a utilização da bicicleta, para mantê-la no seu compartimento e evitar desconexões inadvertidas.
Peso: 2,64Kg
Autonomia
A autonomia da bateria de 417 Wh permite cobrir uma distância mínima de 50 km (modo 3 - HIGH) e máxima de 90 km (modo 1 - LOW).
As autonomias são indicativas e referem-se a um percurso relativamente plano, com uma pessoa de 70 kg.
Nota: a autonomia pode variar em função do peso transportado (peso do utilizador + peso do alforge/cesto), do desnível (subidas) e das condições meteorológicas (o frio reduz a autonomia da bateria).
Mudança de velocidades Shimano Nexus
Este tipo de sistema de mudança de velocidades foi concebido para permitir mudar as velocidades enquanto estás parado, sem pedalar. Facilita o arranque, especialmente com carga.
Este sistema é também insensível aos impactos, pois está completamente integrado no cubo da roda traseira e requer muito pouca manutenção.
É acionado de forma muito simples, através de um punho rotativo.
ATENÇÃO: este sistema exige que pares de pedalar (1 segundo) para mudar de velocidade.
Quadro
Quadro em alumínio 6061 para mais leveza e dinamismo
Disponível com quadro baixo para facilitar a passagem das pernas, tanto para homens como para mulheres, ou com quadro alto.
Peso do quadro: entre 4,3 kg e 4,4 kg, em função do tamanho e tipo de quadro.
Pintura de pó branco com acabamento mate.
Forqueta
Suspensão dianteira de lazer em alumínio ODESA curso de 63 mm para absorver as imperfeições da estrada e proporcionar mais conforto.
Travagem
Travões de disco mecânicos (acionados por cabo) dianteiros.
Travões traseiros V-Brake com pastilhas facilmente intercambiáveis para evitar a desmontagem completa em caso de desgaste, colocadas sob o quadro para melhorar a estética.
Manetes de travão em alumínio.
Referência das pastilhas de substituição: pastilhas de travões Auriga Tektro (referência: 8325111)
Guiador/avanço/direção
Guiador tipo holandês e avanço com êmbolo (diâmetro 25,4 mm) em alumínio, regulável em altura para uma posição mais confortável, com as costas direitas.
Punhos com entalhes onde se podem fixar as luzes VIOO Clip para maior visibilidade durante a utilização.
Selim/espigão de selim
Espigão de selim em alumínio (diâm.28,6 mm)
Selim largo com durezas de espuma adaptadas aos pontos de pressão dos glúteos no selim. Possibilidade de otimizar a posição do selim, através da patilha ajustável.
Aperto de espigão (diâmetro 31,8 mm) trancado com parafuso, para evitar o roubo do selim/espigão de selim.
Visibilidade
Iluminação LED dianteira e traseira da AXA, alimentada por bateria, requerendo a ligação do ecrã de controlo. Iluminação dianteira integrada no quadro e iluminação traseira integrada no porta-bagagens traseiro para evitar que se parta.
Intensidade de iluminação de 20 LUX.
Permite ser visto a 150 m atrás e 30 m à frente.
Refletor traseiro integrado no porta-bagagem.
Transmissão/Pedais
Cubo 7 velocidades integradas Shimano Nexus acionado por punho rotativo.
Carreto 20 dentes, pedaleira monoprato 42 dentes, cranques alumínio 170 mm.
- Desenvolvimento: 2,85 m a 6,93 m.
Ultraprática na cidade, as velocidades podem ser mudadas na paragem. O monoprato e o carreto único limitam a manutenção e saída da corrente.
Tensor de corrente para reduzir a manutenção por desgaste.
Corrente KMC Z1 RB tratada contra a corrosão, 108 elos.
Pedais de cidade em resina, mais leves do que alumínio.
Rodas
Rodas 28" (700) dianteira e traseira reforçadas em alumínio de parede dupla, 36 raios.
Porquê esta opção de tamanho de roda?
Para que os nossos utilizadores possam beneficiar do melhor conforto e qualidade de condução proporcionados por este tamanho de roda. As rodas dianteira e traseira são apertadas através de parafuso, para evitar o roubo oportunista. Aperto/desaperto com chave de bocas de 15 mm.
Eixo de rodas traseiro e dianteiro: eixo de 3/8" com rosca 26
Pneus
Os pneus "balão" 700x40 permitem absorver as irregularidades do piso para um melhor conforto de utilização e uma melhor rodagem.
As válvulas Schrader facilitam o enchimento, mesmo numa estação de serviço.
A pressão ideal de utilização situa-se entre 3,5 e 4 bar, para otimizar a autonomia e evitar os furos.
Reforço antifuros integrado na banda de rolamento do pneu.
Faixa refletora para aumentar a visibilidade.
Equipamento
Porta-bagagem traseiro, iluminação dianteira e traseira alimentada pela bateria, guarda-lamas dianteiro e traseiro, descanso lateral e cárter de proteção da corrente.
Descanso
Descanso lateral aparafusado ao quadro, especificamente selecionado para suportar o peso de uma bicicleta elétrica e aumentar a estabilidade durante o estacionamento.
Não concebido para suportar o peso de um porta-criança e da criança na parte de trás.
Compatibilidade acessórios
O porta-bagagem de 27 kg permite acolher um porta-criança no porta-bagagem, bem como qualquer bagagem da gama ELOPS.
O quadro está equipado com espaços: no tubo do selim, para colocar um cadeado de segmentos e um cadeado de quadro fixo do tipo RINGLOCK/cadeado de quadro da roda traseira para bloquear a roda traseira do quadro quando estacionada.
O guiador é compatível com o nosso cesto dianteiro 500 12L.
Esta bicicleta não foi testada nem aprovada para utilização com atrelado.
Como funciona uma BAE?
Uma BAE (bicicleta de assistência elétrica) oferece ajuda à pedalada, reduzindo o cansaço e a transpiração. Além disso, para que o motor funcione, é indispensável pedalar.
O motor ligado acompanha-o a uma velocidade máxima de 25km/h e para assim que parar de pedalar.
Se não pretender utilizar a assistência, esta pode ser desligada em qualquer altura, para pedalar como numa bicicleta clássica.
A sua BAE foi testada para circular sob a chuva.
Que tamanho de bicicleta escolher?
2 tamanhos disponíveis, 2 formas de quadro: alto ou baixo.
tamanho S/M: de 1,55 m a 1,75 m
Tamanho L/XL: de 1,75 m a 1,95 m
Se estiveres indeciso(a) entre dois tamanhos, o tamanho maior proporciona uma posição elevada mais confortável.
Peso
(pedais e bateria incluídos):
no tamanho M: 25,2 kg
no tamanho L: 26 kg
Peso máximo de utilização
Esta bicicleta com assistência elétrica (BAE) foi testada de acordo com a norma EN 15194 para um peso máximo de 150 kg (bicicleta + utilizador + carga transportada).
Como recarregar uma BAE?
A bateria amovível e protegida por chave pode ser recarregada numa tomada, deixando a bateria na bicicleta ou retirando-a. É fornecido um carregador com a bicicleta para este fim.
A carga completa depois de descarregar totalmente demora 5 horas.
Manutenção/Armazenamento
Idealmente, uma bateria de iões de lítio deve ser carregada regularmente, sem esperar até estar completamente descarregada.
Uma bateria que não é utilizada durante um longo período de tempo deve, idealmente, ser guardada no modo de "hibernação" com uma carga de 80%. Caso contrário, recomenda-se o carregamento a cada 3 meses, no máximo.
Idealmente, a bateria deve ser guardada num local seco e temperado (25 °C) para um funcionamento e armazenamento ótimos.
Transporte/reciclagem das baterias
Em França, as baterias gastas podem ser entregues na oficina da loja Decathlon para reciclagem por uma organização aprovada, no âmbito da nossa política ecorresponsável. O procedimento e a entidade responsável pela reciclagem são específicos de cada país.
As baterias de iões de lítio estão sujeitas a uma regulamentação específica em termos de transporte (barco, avião).
Um documento denominado MSDS, específico para a sua bateria, está disponível mediante pedido às nossas equipas Decathlon.
Disponibilidade das peças
10 anos de disponibilidade das peças elétricas (motor, bateria, elementos elétricos ou garantia de retrocompatibilidade em caso de modificação.
Conselhos de manutenção
1) Antes de qualquer intervenção na tua bicicleta com assistência elétrica (manutenção elétrica ou mecânica), deverás sempre desligar qualquer cabo de alimentação e retirar a bateria.
2) Manutenção pontual da transmissão (limpar e lubrificar a corrente)
3) Não limpar com jato de alta pressão.
Conselhos de armazenamento
Recomendamos guardar a bicicleta num local ao abrigo do exterior ou protegida com uma lona.
Recomendamos também que retires a bateria da bicicleta e a guardes num local temperado quando não utilizares a bateria durante um longo período de tempo, conforme indicado no manual de instruções.
RESTRIÇÕES
Sendo o ambiente marinho ou húmido (o ar, a maresia) extremamente corrosivo para as partes mecânicas e metálicas, aconselha-se vivamente que lubrifiques regularmente toda a transmissão da bicicleta e que, de vez em quando, passes um pano húmido nos elementos de posição (guiador, espigão de selim, etc.) para limpar as partículas de sal ou vestígios de humidade que ali se depositam.
Conceção
Concebida em Lille por uma equipa de engenheiros e designers.
Montada em Portugal.
A declaração da equipa
"A bicicleta elétrica é ideal para deslocações na cidade para quem não quer transpirar ou chegar atrasado e transportar tudo o que necessita. Permite usar a bicicleta como verdadeiro meio de transporte no dia a dia. Deixe o carro na garagem e experimente ir de bicicleta: é simplesmente genial! "
Peso
S/M : 25.7 kg
LXL : 25.8 kg