PROGRAMA E-EDR AF
A E-EDR AF faz parte da nossa gama Endurance. AF significa "aluminium frame" (quadro em alumínio). A nossa gama Endurance agrupa as bicicletas para os praticantes que priorizam o prazer de andar de bicicleta.
Com um quadro em alumínio e o conjunto Mahle (3,5 kg), esta bicicleta elétrica de estrada joga a cartada da leveza e do conforto.
Para garantir a tua segurança, toda a gama está equipada com travões de disco hidráulicos e pneus de 32 mm de largura.
O QUE É UMA BAE?
BAE significa bicicleta com assistência elétrica. A BAE é uma bicicleta desportiva e não um ciclomotor.
Graças à assistência variável, podes alargar ou redescobrir o teu espaço de prática e partir à descoberta de novos desafios.
A BAE é o prazer de pedalar: vai-te permitir subir uma encosta fazendo um esforço significativo, mas dá-te a possibilidade de subir uma segunda!
A norma europeia limita a velocidade das BAE a 25 km/h. Acima desta velocidade, a assistência cessa.
QUAIS SÃO AS CAPACIDADES DESTA BICICLETA?
O conjunto motor/bateria Mahle permite uma autonomia de 250 W/h. Se desejares melhorar a autonomia da tua bicicleta de forma significativa, deves juntar uma bateria externa.
Selecionámos um painel de avaliadores/as que pedalou durante mais de 6 meses em diferentes condições de desnível, temperatura e também com diferentes níveis de assistência para aferir com dados reais as capacidades desta bicicleta.
A bicicleta possui 3 níveis de assistência.
EXEMPLOS DE PERCURSOS POSSÍVEIS
- Marc: praticante intensivo (8000 km/ano)
Bateria de origem: 120 km - 1000 m D+ - Assistência nível 1 e 2 - Média de 24,7 km/h -
Com extensor de bateria: 163 km - 1500 m D+ - Assistência nível 1 e 2 - Média de 23,8 km/h - 24% de bateria restante. Extensor vazio.
- Diane: praticante regular de ciclismo (3000 km/ano)
Bateria de origem: 60 km - 354 m D+ - Assistência nível 2 - Média de 23,8 km/h.
Com extensor: 91 km - 1296 m D+ - assistência 2
EXEMPLOS DE PERCURSOS POSSÍVEIS EM MONTANHA
- Patrick: praticante regular (5000 km/ano) / residente nos Alpes
Bateria de origem: 67 km - 1118 m D+ - Média de 26,2 km/h - Assistência nível 1 e 2
Com extensor: 112 km - 2934 m D+ - Média de 23,4 km/h - Assistência nível 1 e 2
- Sandrine: praticante ocasional (2000 km/ano) / residente nos Alpes
Bateria de origem: 40 km - 900 m D+ - Média de 20 km/h - Assistência nível 3
Com extensor: 65 km - 1600 m D+ - Média de 20 km/h - Assistência nível 3
POSIÇÃO
Espigão de selim VAN RYSEL em alumínio, diâmetro 27,2 mm
XS: 200 mm
S: 300 mm
M: 350 mm
Selim VAN RYSEL MULHER
INFORMAÇÃO SOBRE A BATERIA
Quando a bateria descarrega abaixo de 7%, qualquer que seja o nível de assistência, a assistência desce para um nível muito fraco para te permitir voltar em segurança, se necessário.
A bateria está concebida para uma duração de 5 anos/500 ciclos de carga. Em seguida, haverá perda de autonomia.
A bateria não é amovível, a recarga deve ser efetuada ligando a bicicleta à tomada.
Deves prever entre 4h00 e 5h00 para uma carga completa.
CICLÓMETRO BC 900
O ciclómetro BC 900 é fornecido com a bicicleta. Especialmente concebido para uma integração ideal com a bicicleta, será o teu companheiro para interagir com esta.
Este ciclómetro GPS indica a carga da bateria, a autonomia restante e o nível de assistência.
Podes conectar o BC900 à aplicação Decathlon Connect para teres informação pormenorizada sobre as tuas saídas.
CONECTIVIDADE
O sistema MAHLE X35 dispõe de uma ligação Ant+ e Bluetooth para ligares o teu telemóvel ou o teu ciclómetro habitual, se não pretenderes utilizar o BC900.
A aplicação Mahle vai-te permitir, também, afinar as tuas configurações e recuperar os dados das tuas saídas.
QUADRO E FORQUETA
A geometria do quadro é do tipo endurance. O prazer de pedalar está no cerne do programa desta bicicleta.
As soldaduras são polidas nas junções mais visíveis para mais elegância.
A forqueta é totalmente em carbono para maior precisão na direção. Dispõe também de ilhoses de fixação laterais para transportar até 4 kg em cada bainha de suspensão.
Podes carregar o porta-bagagem até 10 kg, se pretenderes instalar um.
Compatível com pneus até 700x35.
DIREÇÃO
A direção da E-EDR AF MULHER é totalmente em alumínio e constituída por um avanço e um guiador VAN RYSEL.
Tamanho do avanço em função do tamanho do quadro:
XS 60 mm
S 70 mm
M 80 mm
L 90 mm
Tamanho do guiador
XS 380 mm
S 380 mm
M 400 mm
L 400 mm
TRANSMISSÃO SHIMANO
Este modelo está equipado com o grupo de transmissão eletrónica Shimano 105 Di2 de 12 velocidades com os seguintes elementos:
Pedaleira Shimano 105 50/34
Comprimento dos cranques variável em função do tamanho
XS 165 mm
S 165 mm
M 170 mm
Cassete: Shimano 105 11-34 12 velocidades
Desviador dianteiro e desviador traseiro: Shimano 105 Di2
Shifter: Shimano 105 Di2
Corrente: Shimano CN-M7100
Caixa da pedaleira: Shimano
MANUTENÇÃO DA TRANSMISSÃO
Chamamos a atenção para a importância da manutenção regular da transmissão, especialmente se pedalares em condições difíceis (estradas molhadas e/ou sujas)
A manutenção regular fará com que a transmissão dure mais tempo.
É indispensável um controlo regular da corrente com este utensílio:
https://www.decathlon.pt/p/testador-de-desgaste-da-corrente/_/R-p-120530?mc=8351086
VIDA ÚTIL DE UMA TRANSMISSÃO
Ao comprares uma bicicleta, é importante teres em conta o custo de manutenção ao escolheres a transmissão.
Os valores abaixo são valores médios, são fornecidos a título indicativo e irão variar muito consoante a manutenção.
A vida útil média de uma corrente bem conservada é de 5000 km
A vida útil média de uma cassete é de 10.000-12.000 km
Uma corrente mal conservada pode causar saltos de corrente que danificam o quadro.
TRAVÕES DE DISCO
Travões de disco Shimano 105 com discos de 160 mm à frente e atrás.
Os travões de disco Shimano 105 são hidráulicos pelo que a travagem é mais progressiva e mais potente do que com travões hidromecânicos.
É necessário um período de rodagem. Basta efetuar uma série de 20 travagens progressivas a baixa velocidade (20 km/h) e uma segunda série a 30 km/h. É necessário fazer uma boa rodagem dos dois travões.
A rodagem permite ter uma melhor adesão entre a pastilha e o disco.
MANUTENÇÃO DOS TRAVÕES HIDRÁULICOS
Os travões hidráulicos funcionam através de um circuito fechado entre a manete de travão e a pinça.
A estanqueidade é garantida por uma bicha.
Com o tempo, ocorrerá uma perda normal de pressão nas bichas, resultando numa perda de eficácia de travagem. Quando os travões ficarem demasiado macios ou quando bateres no guiador, é necessário sangrar o sistema. Esta operação requer ferramentas e conhecimentos específicos.
ADVERTÊNCIA E AJUSTE
ATENÇÃO:nunca traves em falso, se não tiveres roda, arriscas-te a colar as pastilhas.
Se o disco estiver em contacto, segue este procedimento para realinhar a roda e a pinça:
- Desapertar o eixo da roda
- Travar com força e reapertar o eixo da roda em simultâneo
- Se o disco continuar em contacto, efetuar a mesma operação, desapertando a pinça
- Se o problema persistir, dirige-te a uma loja.
RODA E PNEU
Rodas VAN RYSEL estudadas especificamente para as BAE.
Largura interna 19C
Eixo dianteiro 12x100
Eixo traseiro específico
Roda tubeless ready.
Um conselho: deves levar contigo uma chave de 17 para poderes retirar a roda traseira em caso de furo!
Pneu VAN RYSEL de 32 mm, um excelente compromisso entre rendimento e resistência. Estimamos uma vida útil de 6000 km em condições de utilização normal em estrada.