Conectividade 2G/Wifi/Bluetooth integrada
Esta bicicleta elétrica está equipada com uma caixa interna que permite conectar a bicicleta ao teu telemóvel, tornando-a numa "super bicicleta"...
Podes assim obter a localização precisa da bicicleta num dado momento e ser avisado em tempo real, em caso de roubo.
Esta tecnologia foi desenvolvida pelo nosso parceiro industrial AXA Security, com sede nos Países Baixos e especializado em segurança de bicicletas (sistemas de iluminação e antirroubo) há mais de 100 anos.
Custo da conectividade
A conectividade que permite, nomeadamente, localizar a tua bicicleta tem um custo: cartão SIM, consumo 2G, tratamento dos dados de utilização da bicicleta, etc.
Este serviço é oferecido no 1.º ano a contar da data de compra desta bicicleta, tornando-se depois um serviço pago (a partir do 2.º ano de utilização da bicicleta), mas sem fidelização!
A partir do segundo ano, podes optar, ou não, por subscrever este serviço (2€/mês) que permite usar as funções da aplicação Decathlon Geocover
Qual é a vantagem de ter uma bicicleta "conectada"?
Uma bicicleta "conectada" é uma bicicleta "aumentada" com super poderes!
Este tipo de bicicleta permite usufruir de várias funções e serviços que não podem ser oferecidos numa bicicleta "clássica" não-conectada.
Por exemplo, podes ser avisado quando um estranho toca na bicicleta ou quando se desloca sem o teu conhecimento...
São oferecidas outras funções úteis para os ciclistas e novas funções serão introduzidas. São as bicicletas evolutivas!
Solução CONECTADA contra ROUBO
Graças à aplicação Decathlon Geocover, podes subscrever um seguro exclusivo LAKA, pelo custo máximo de 10 € por mês, a fim de beneficiares de uma proteção completa (acidente, degradação, furto, etc.) da bicicleta, dos seus acessórios e da sua bateria, 24 horas/dia, 7 dias/semana, mesmo na via pública.
Se a bicicleta não for encontrada após 48h, o seguro LAKA propõe-te, sem atrasos, uma bicicleta de substituição nova equivalente à que tinhas.
Motor
Motor central Brose 36 V Drive C Mag, 250 W. Transmissão por correia, para um funcionamento mais silencioso do motor.
Binário do motor máx. de 50 Nm. Este valor permite avaliar a facilidade da bicicleta em ultrapassar certas dificuldades (por exemplo, uma subida).
Especificamente, o motor está ligado a um sensor de binário para ajustar a assistência elétrica com base no movimento de pedalagem e na pressão exercida sobre o pedal, como num pedal de acelerador do automóvel.
Controlo da assistência
Uma consola de controlo LED LCD acessível no lado esquerdo do guiador, para que possas manter as mãos sobre o guiador e escolher entre os 3 níveis de assistência:
Modo Off - Desativado (a bateria não está em uso).
Modo 1 - Económico: até 70% de ajuda;
Modo 2 - Normal: até 140% de ajuda;
Modo 3 - Desporto: até 280% de ajuda.
Modo "Walk": permite acompanhar-te quando caminhas ao lado da bicicleta (assistência até 6 km/h).
Outras funcionalidades do ecrã
Autonomia restante em percentagem.
Visualização de:
Velocidade instantânea,
Distância total (ODO),
Distância diária (TRIP: reposição a zero, premindo durante alguns segundos o botão "-",
Distância que pode ser percorrida com a autonomia restante, em função do modo utilizado (TRIP TO GO").
Poderás também usar a consola para acender/apagar os faróis, ativando a retroiluminação do ecrã.
Entrada USB integrada no ecrã, para manter o nível de carga de um telemóvel ou acumulador.
Bateria
Bateria protegida por chave (duas chaves fornecidas com a bicicleta). A bateria é também amovível para facilitar a recarga (por exemplo, no escritório).
Autonomia
As autonomias são indicativas e têm como base uma pessoa com 70 kg, numa rota relativamente plana.
Nota: a autonomia pode variar em função do peso transportado (peso do utilizador + peso do alforge/cesto), do desnível (subidas) e das condições meteorológicas (o frio reduz a autonomia da bateria).
Mudança de velocidades Shimano Nexus
Este tipo de sistema de mudança de velocidades foi concebido para permitir mudar a velocidade enquanto estás parado, sem pedalar. Facilita o arranque, especialmente com carga.
Este sistema é também insensível aos impactos, pois está completamente integrado no cubo da roda traseira e requer muito pouca manutenção.
É acionado de forma muito simples, através de um punho rotativo.
ATENÇÃO: este sistema exige que pares de pedalar (1 segundo) para mudar de velocidade
Quadro
Quadro em alumínio 6061 para mais leveza e dinamismo
Disponível com quadro baixo para facilitar a passagem das pernas, tanto para homens como para mulheres, ou com quadro alto.
Peso do quadro:
entre 4,6 kg e 4,8 kg, em função do tamanho e tipo de quadro.
Pintura de pó branco com acabamento mate.
Forqueta
Suspensão dianteira em alumínio SUNTOUR NEX, 63 mm de curso, para absorver as imperfeições da estrada e proporcionar maior conforto.
Travões
Travões de disco hidráulicos Tektro
Manetes de travão em alumínio.
Guiador/avanço/direção
Guiador tipo holandês e avanço com êmbolo (diâmetro 25,4 mm) em alumínio, regulável em altura para uma posição mais confortável, com as costas direitas.
Punhos com entalhes onde se podem fixar as luzes VIOO Clip para maior visibilidade lateral durante a utilização.
Selim/Espigão de selim
Espigão de selim em alumínio (diâmetro 28,6 mm)
Selim largo com durezas de espuma adaptadas aos pontos de pressão dos glúteos no selim. Possibilidade de otimizar a posição do selim através do berço regulável.
Aperto de espigão (diâmetro 31,8 mm) trancado com parafuso, para evitar o roubo do selim/espigão de selim.
Visibilidade
Iluminação LED dianteira e traseira da AXA, alimentada por bateria, requerendo a ligação do ecrã de controlo. Iluminação dianteira integrada no quadro e iluminação traseira integrada no guarda-lamas traseiro para evitar que se parta.
Intensidade de iluminação de 20 LUX. Permite ser visto a 150 m atrás e 30 m à frente.
Refletor traseiro integrado no porta-bagagem.
Transmissão/Pedais
Cubo 7 velocidades integradas Shimano Nexus acionado por punho rotativo.
Carreto 19 dentes, pedaleira monoprato 44 dentes, cranques alumínio 170 mm.
Desenvolvimento: 3,12 m a 7,66 m.
Muito práticas na cidade, as velocidades podem ser mudadas na paragem. O monoprato e o carreto único reduzem a manutenção e os saltos de corrente. O tensor de corrente compensa o desgaste.
Corrente KMC Z1eHX narrow EPT anticorrosão, reforço especial BAE.
Pedais de cidade em alumínio.
Rodas
Os pneus "balão" Gum Wall 60 TPI 700x44 permitem absorver as irregularidades do piso para um melhor conforto de utilização.
Válvulas Schrader.
A pressão ideal de utilização situa-se entre 3,5 e 4 bar, para otimizar a autonomia e evitar os furos.
Reforço antifuros em nylon, de 1 mm de espessura, integrado na banda de rodagem do pneu.
A bicicleta está equipada com eixos 3/8" com rosca 26. (Roda dianteira e roda traseira)
Banda refletora para aumentar a visibilidade.
Equipamento
Porta-bagagens traseiro, iluminação dianteira e traseira alimentada por bateria, guarda-lamas dianteiro e traseiro, descanso lateral, cárter de proteção da corrente.
Descanso
Descanso lateral aparafusado ao quadro, especificamente selecionado para suportar o peso de uma bicicleta elétrica e aumentar a estabilidade durante o estacionamento.
Não foi concebida para suportar o peso de um porta-criança e da criança quando parada.
Compatibilidade acessórios
O porta-bagagem de 27 kg permite acolher um porta-criança no porta-bagagem, bem como qualquer bagagem da gama ELOPS.
O quadro está equipado com espaços para colocar um cadeado de segmentos e um cadeado de quadro fixo do tipo RINGLOCK (cadeado de quadro da roda traseira para bloquear a roda traseira do quadro quando estacionada).
O guiador é compatível com o nosso cesto dianteiro 500 12L.
Esta bicicleta não foi testada nem aprovada para utilização com atrelado.
Como funciona uma bicicleta elétrica?
Uma bicicleta elétrica ajuda-te na pedalagem, sem teres de parar devido ao cansaço. Além disso, para que o motor funcione, é indispensável pedalar.
O motor ligado acompanha-te a uma velocidade máxima de 25km/h e para assim que parares de pedalar.
Se não pretenderes utilizar a assistência, esta pode ser desligada em qualquer altura, para pedalares como numa bicicleta clássica.
A tua bicicleta elétrica também foi testada para utilização com chuva.
Que tamanho de bicicleta escolher?
2 tamanhos disponíveis, 2 formas de quadro: alto ou baixo.
Tamanho S/M: de 1,55 m a 1,75 m
Tamanho L/XL: de 1,75 m a 1,95 m
Se estiveres indeciso(a) entre dois tamanhos, o tamanho maior proporciona uma posição elevada mais confortável.
Peso da bicicleta
(Pedais e bateria incluídos):
no tamanho M: 26,08 kg (quadro baixo) e 25,2 kg (quadro alto)
no tamanho L: 26,58 kg (quadro baixo) e 25,88 kg (quadro alto)
Peso máximo de utilização
Esta bicicleta com assistência elétrica (BAE) foi testada de acordo com a norma EN 15194 para um peso máximo de 150 kg (bicicleta + utilizador + carga transportada).
Como recarregar uma bicicleta elétrica?
A bateria amovível e protegida por chave pode ser recarregada numa tomada, deixando a bateria na bicicleta ou retirando-a. É fornecido um carregador com a bicicleta para este fim.
A carga completa depois de descarregar totalmente demora 5 horas.
Manutenção/Armazenamento
Idealmente, uma bateria de iões de lítio deve ser carregada regularmente, sem esperar até estar completamente descarregada.
Uma bateria que não é utilizada durante um longo período de tempo deve, idealmente, ser guardada no modo de "hibernação" com uma carga de 80%. Caso contrário, recomenda-se o carregamento a cada 3 meses, no máximo.
Idealmente, a bateria deve ser guardada num local seco e temperado (25 °C) para um funcionamento e armazenamento ótimos.
Disponibilidade de peças no SPV
10 anos de disponibilidade das peças elétricas (motor, bateria, elementos elétricos) ou garantia de retrocompatibilidade em caso de modificação.
Conselhos de manutenção
1) Antes de qualquer intervenção na tua bicicleta com assistência elétrica (manutenção elétrica ou mecânica), deverás sempre desligar qualquer cabo de alimentação e retirar a bateria.
2) Manutenção pontual da transmissão (limpar e lubrificar a corrente)
3) Não limpar com jato de alta pressão.
Conselhos de armazenamento
Recomendamos guardar a bicicleta num local ao abrigo do exterior ou protegida com uma lona.
Recomendamos também que retires a bateria da bicicleta e a guardes num local temperado quando não utilizares a bateria durante um longo período de tempo, conforme indicado no manual de instruções.
Restrições
Sendo o ambiente marinho ou húmido (o ar, a maresia) extremamente corrosivo para as partes mecânicas e metálicas, aconselha-se vivamente que lubrifiques regularmente toda a transmissão da bicicleta e que, de vez em quando, passes um pano húmido nos elementos de posição (guiador, espigão de selim, etc.) para limpar as partículas de sal ou vestígios de humidade que ali se depositam.
Restrições do porta-bagagem
O porta-bagagem desta bicicleta foi homologado para o transporte de cargas com um peso não superior a 27 kg.
Está, assim, proibido, o transporte de um adulto sentado.
Conceção
Desenvolvida em Lille por uma equipa de engenheiros e designers e montada em Portugal.
A declaração da equipa
"Esta primeira bicicleta Decathlon conectada é, antes de mais, uma resposta eficaz contra o furto de bicicletas e torna a bicicleta elétrica uma alternativa real e permanente aos veículos com motor térmico. Esta solução técnica permite beneficiar de novos serviços que não estão disponíveis com uma bicicleta NÃO conectada. São bicicletas "avançadas", inteligentes e evolutivas que contribuem para tornar a experiência de bicicleta mais agradável, mais segura e prática no dia a dia".