Características técnicas
As bolas não são todas fabricadas com o mesmo processo. Os painéis da bola podem ser cosidos de diversas formas: cosidos à máquina ou à mão para uma maior resistência ao desgaste, melhor manutenção da forma e um melhor desempenho.
O grip de uma bola é o que permite à bola ter aderência nos passes e receções de bola.
Grip alta qualidade
A aderência da nossa bola 500 é o resultado de vários anos de trabalho com o nosso parceiro técnico Jean Marc Doussain, as equipas do Sport Lab da Decathlon e os clubes LMRCV e OMR.
Uma bola para uma prática regular e jogos
Se treinares ou jogares regularmente, opta por uma bola resistente que assegure um enchimento resistente e um conforto tanto para o jogo à mão como ao pé: Consulta a nossa gama 500.
Para mulheres e crianças dos 10 aos 14 anos, opta por uma bola de tamanho 4.
Jogo de pés
Com a forma ovoide, esta bola proporciona uma superfície de contacto mais larga com o pé e, por conseguinte, mais confortável ao chutar com o pé
A norma World Rugby
Todas as nossas bolas cumprem as normas do World Rugby para uma utilização em jogos.
Para o tamanho 5:
Forma: a bola deve ser oval, composta por 4 painéis.
Dimensões: comprimento no eixo maior de 280 a 300 mm, circunferência de 740 a 770 mm, perímetro mais pequeno de 580 a 620 mm
Dimensões idênticas para modelos em couro ou em materiais sintéticos.
Peso: 410 a 460 gramas.
Pressão de ar no início do jogo: de 65,71 a 68,75 kPa ou de 0,67 a 0,70 kg/cm²
Escolhe o tamanho certo
Existem diferentes tamanhos de bola.
Para os mais pequenos (categorias 5 - 9 anos) , escolhe uma bola tamanho 3: mais leve e manuseável para os mais novos.
Para crianças dos 10 aos 14 anos, opta por uma bola de tamanho 4.
Para maiores de 14 anos, opta por uma bola de tamanho 5.
Para te ajudar, o tamanho está inscrito na bola.
Coconceção
As nossas bolas foram concebidas em colaboração com os parceiros técnicos Jean Marc Doussain e Jonathan Wisniewski, jogadores profissionais no TOP14.
Ajudam-nos a melhorar as nossas bolas participando em todas as etapas de conceção e validando-as durante os testes que reproduzem todas as situações e condições de jogo.