Como é calculada a frequência e a intensidade da utilização ocasional da bota de caminhada MH100 MID WP?
Classificámos os nossos produtos de acordo com a sua eficácia e as funcionalidades para se adequarem a 3 níveis de prática de Caminhada na Montanha:
- Ocasional: uma dezena de caminhadas por ano com duração de cerca de 3 a 4 horas, menos de 10km e menos de 700m de desnível;
- Regular: cerca de vinte saídas por ano. 4 a 6 horas, 10 a 20 km, 700 a 1200m de desnível por saída;
- Intensiva: mais de 20 saídas por ano. Mais de 6 horas, mais de 20 km, 1200 a 2000m de desnível por saída.
O que é a palmilha Outdoor Contact utilizada na bota de caminhada MH100 MID WP?
Nova sola com bom desempenho, composta pela mistura de borracha exclusiva desenvolvida pelos nossos especialistas. Mais aderente, mais resistente. O desenho da sola foi feito para mais tração graças a simulações em 3D e foi depois testada em laboratório para avaliar o coeficiente de aderência em diferentes superfícies e condições. Os testes no terreno montanhoso permitiram-nos fazer a validação final com um painel de avaliadores.
De que forma é testada a impermeabilidade da bota de caminhada MH100 MID WP?
No laboratório, as botas são colocadas na água até meio do cano num braço mecânico que gera flexões no calçado para simular um número de passos. Graças a este teste, podemos determinar um número de km (X passos) que as botas podem fazer mantendo-se secas. Validamos depois as promessas das botas em utilização no terreno e sob a chuva.
Prolongar a impermeabilidade
Para manter os pés secos durante mais tempo, aconselhamos a utilização de polainas ou mini polainas para proteger a parte de cima das botas da entrada de água, mas também de pedras, areia...
Aconselhamos a utilização, duas vezes por ano, de um spray impermeabilizante (procurar 'impermeabilizante' no nosso site Decathlon), que permitirá recuperar a resistência à água original e combater as manchas exteriores.
Que tamanho escolher?
Algumas lojas Decathlon estão equipadas com um percurso teste.
1. Experimenta os dois pés com o par de meias que irás usar durante a prática de caminhada e levanta-te. 2. Aperta os atacadores repartindo bem o aperto.
3. Verifica dois pontos:
- se o calcanhar não descola antes da bota em subidas.
- se o pé não desliza e os dedos não tocam na frente da bota na descida.
4. Experimenta vários modelos, de diferentes tamanhos.
Utiliza-os progressivamente para que se adaptem ao teu pé.
Como evitar a formação de bolhas?
As bolhas geralmente surgem quando a nossa pele está fragilizada devido às fricções. Para limitar o surgimento de bolhas, aconselhamos a: - Escolher um calçado do teu tamanho.
- Usar meias adaptadas.
- Apertar as botas de forma adequada.
- Não hesitar em reajustar o aperto dos atacadores durante a prática, designadamente antes de iniciar uma subida ou descida.
- Experimentar o calçado numa saída curta na primeira utilização.
Que meias usar?
Umas botas impermeáveis serão menos respiráveis que umas botas não impermeáveis. As meias MH500, MH520 e MH900 de cano médio devem ser privilegiadas para ajudar a eliminar a transpiração e para limitar as fricções.
Substitui as palmilhas para otimizar as capacidades do teu calçado
A palmilha de origem do calçado é concebida para se adaptar ao maior número possível de pés. A substituição da palmilha pode proporcionar:
1. Um melhor suporte: determinadas solas são pré-formadas ou reforçadas para manter mais o arco do pé. 2. Maior conforto: as palmilhas podem proporcionar igualmente calor e/ou amortecimento.
3. Maior durabilidade: recupera o suporte e o conforto do calçado substituindo a palmilha em cada estação.
Como cuidar do calçado?
Para cuidares bem das tuas botas de caminhada, recomendamos:
- Deixar secar ao ar;
- Retirar a lama seca com uma escova rija;
- Para as nódoas, limpar com uma escova e um pouco de água morna;
- Deixar secar;
- Pulverizar com um spray reimpermeabilizante para reativar a resistência à água no cano.