Design & conceção:
Conforto, estilo e tradição combinam-se neste produto para responder na perfeição às necessidades do teu cavalo. As cabeçadas 580 são concebidas com linhas e detalhes subtis e práticos, ao serviço da anatomia do cavalo. São inteiramente fabricadas em couro, para um aspeto elegante que valoriza a cabeça do cavalo. O bridão 580 está disponível em 2 versões, de acordo com a tua preferência: uma versão em couro pespontado castanho e outra em preto com strass
Conceção anatómica: testeira e frontal
A testeira do bridão 580 é ergonómica para libertar a parte de trás das orelhas do cavalo, zonas de grande sensibilidade nervosa e que influenciam a descontração da boca do cavalo. Com essa mesma perspetiva, desenvolvemos uma parte frontal anatómica em V para evitar as pressões nas terminações nervosas acima da pálpebra e têmpora.
Limitação das irritações:
As zonas mais sujeitas a pressão são forradas com um pad em espuma macia, para aumentar o conforto do cavalo. Irás encontrar este acolchoado fino na testeira, com um acabamento especial dedicado à zona da nuca, área frontal e focinheira. Todas as fivelas sujeitas a pressão são, também elas, forradas com uma espuma para limitar as irritações provocadas por fricção.
Combinação com rédeas:
Esta cabeçada foi especificamente desenvolvida com as rédeas 580 de pesponto grosso. Nessas rédeas encontrarás os mesmos pequenos detalhes, acabamentos e com certeza a mesma cor do cabedal. Se pretenderes pespontos mais pequenos e rédeas mais finas e flexíveis, poderás optar pelas rédeas 900, que também são compatíveis com a linha de cabeçadas 580.
Tamanho:
A cabeçada 580 está disponível em dois tamanhos: Cob (CS) e cavalo (FS). O tamanho CS adequa-se a cavalos de cabeça pequena e a póneis D ou grande C. O tamanho FS adequa-se à maioria dos cavalos de sela. O modelo é alongado graças às inúmeras possibilidades de ajuste a cavalos de tamanho grande e médio. Um furador de três orifícios permitir-te-á acrescentar furos à focinheira, se considerares necessário para o teu cavalo.
Regulação:
A focinheira dispõe de fivelas com rolo para facilitar a regulação. O mosquetão sob a garganta fecha-se facilmente!
Como verificar se a cabeçada está bem ajustada?
Alguns gestos simples permitem verificar a regulação da tua cabeçada. Passa 1 dedo entre o chanfro e o frontal para evitar que este fique demasiado apertado e exerça pressão nas zonas nervosas indicadas acima. Em seguida, passa 1 dedo entre a testeira e a nuca para verificar se a primeira não está demasiado apertada na zona das orelhas. Nas primeiras utilizações, verifica se aparece alguma irritação na cabeça do teu cavalo.
Uma focinheira bem ajustada:
O ajuste da focinheira tem grande influência na descontração do teu cavalo. Recomendamos que ajustes a focinheira cruzada de forma a que a argola da mesma não caia sobre a ponta da apófise mas fique ligeiramente mais acima e atrás. Além disso, o ponto de cruzamento entre a focinheira e a parte do noseband deve situar-se no chanfro do cavalo e não demasiado em baixo e perto do focinho.
Conselhos de manutenção:
Para preservar a cabeçada, recomendamos que a limpes regularmente com sabão de glicerina aplicado com uma esponja molhada com água morna. Em seguida, poderás hidratar o couro com um bálsamo próprio, aplicado com um pano ou com um produto especial para couro. Se achares que o couro está ressequido, poderás completar estes cuidados de manutenção com um leite hidratante, para nutrir o couro em profundidade.