Design & conceção:
A conceção desta cabeçada foi pensada para responder às necessidades anatómicas do cavalo, procurando também refletir a dinâmica de movimento e ação do animal. Assim, encontrará linhas alongadas e elegantes, sublinhadas por pespontos em contraste branco. Este pioneiro modelo da cabeçada 900 anatómica está disponível em couro castanho claro com forro azul marinho, e em castanho escuro com forro da mesma cor.
Conceção anatómica através de testeira em ponte:
A nuca é geralmente uma zona sujeita a pressões exercidas pela testeira ou pelo contacto da mão do cavaleiro repercutido nos montantes da cabeceira que se fixam na testeira. Para evitá-lo, trabalhámos numa forma de testeira que alivia a região occipital e as vértebras cervicais, graças a uma conceção em ponte sobre um acolchoamento em espuma macia de cada lado da nuca.
Conceção anatómica testeira e frontal:
A parte inferior da testeira é pré-formada para reduzir a pressão na nuca, zona muito nervosa e, por isso, fundamental para a descontração da boca do cavalo. Na mesma ótica, trabalhámos um frontal cuja fixação na parte baixa da testeira é fina e alta, para evitar pressionar as terminações nervosas sob o olhal e a têmpora.
Conceção anatómica dos montantes:
Os dois montantes da cabeçada e da focinheira são ajustados por uma presilha lateral que permite repartir a pressão exercida pelo contacto com a mão entre o bridão, a nuca e a focinheira, e não apenas entre o bridão e a nuca.
Conceção anatómica da focinheira:
A focinheira está equipada com duas argolas em forma de D que permitem que o pad largo e macio da focinheira se posicione corretamente em função da morfologia do cavalo.
Conceção da fixação sob a ganacha:
No lugar de uma cisgola normal, procurámos criar uma fixação sob a ganacha que permitisse ajustar o posicionamento dos montantes da cabeçada e da focinheira à cabeça do cavalo. A mesma necessita de um ligeiro aperto e ajuda a afastar os montantes do bridão e da cabeçada dos olhos do cavalo.
Limitação das irritações:
As zonas mais sujeitas a pressão são forradas com um pad em espuma macia, para aumentar o conforto do cavalo. Este fino acolchoamento da testeira (sobretudo cuidado ao nível da nuca), na parte da frente e de trás da focinheira e no frontal.Todas as fivelas sujeitas a pressão são, também elas, forradas com uma espuma para limitar as irritações provocadas por fricção.
Combinação com rédeas:
Esta cabeçada é vendida sem rédeas. As rédeas 900 Grip, especialmente desenvolvidas com esta cabeçada, estão disponíveis nas nossas lojas ou na Internet. Estas rédeas possuem os mesmos detalhes, acabamentos e a mesma cor de couro.
Tamanho:
As cabeçadas 900 estão disponíveis em dois tamanhos: Cob (CS) e cavalo (FS). O tamanho CS destina-se a cavalos com cabeça pequena e a póneis D com cabeça mais larga e comprida. O tamanho FS adequa-se à maioria dos cavalos de sela. O modelo é alongado graças às inúmeras possibilidades de ajuste, adequadas a cavalos de tamanho grande e médio.
Como verificar se a cabeçada está bem ajustada?
Alguns gestos simples permitem verificar a regulação da tua cabeçada. Passa 1 dedo entre o chanfro e o frontal para evitar que este fique demasiado apertado e exerça pressão nas zonas nervosas indicadas acima. Em seguida, passa 1 dedo entre a testeira e a nuca para verificar se a primeira não está demasiado apertada na zona das orelhas. Nas primeiras utilizações, verifica se aparece alguma irritação na cabeça do teu cavalo.
Uma focinheira bem ajustada:
O ajuste da focinheira tem grande influência na descontração do teu cavalo. Recomendamos que verifiques se consegues passar 1 dedo entre o chanfro e a focinheira e 2 dedos entre esta e a apófise. Se tiveres alguma dúvida sobre o seu ajuste, não hesites em pedir a opinião de um profissional.
Conselhos de manutenção:
Para preservar a cabeçada, recomendamos que a limpe regularmente com sabão de glicerina aplicado com uma esponja molhada com água morna. Em seguida, poderás hidratar o couro com um bálsamo próprio, aplicado com um pano ou com um produto especial para couro. Se achar que o couro está ressequido, poderá completar estes cuidados de manutenção com um leite hidratante, para nutrir o couro em profundidade.