Calçado adaptado aos pés das jovens crianças:
Entre 1 e os 6 anos, o pé desempenha um papel importante no desenvolvimento e crescimento da criança. O nosso calçado responde às necessidades específicas dos pés das crianças ao longo das suas diferentes etapas de desenvolvimento.
Que modelo de calçado escolher para a minha criança?
De 1 aos 2 anos (tamanhos 20 a 24): início e aprendizagem da marcha. Os pés são chatos, redondos e roliços: o nosso calçado I LEARN é muito flexível para facilitar o desenvolvimento natural. Dos 3 aos 6 anos (tamanhos 25 a 30): aperfeiçoamento da marcha, da corrida e do salto. Os pés ganham músculo e ficam mais finos, o arco plantar começa a formar-se: os nossos modelos I MOVE são flexíveis e suportam o calcanhar
Características do pé da criança dos 3 aos 6 anos:
Para crianças dos 3 aos 6 anos que correm e saltam, convém ainda um calçado que proteja o pé e ofereça uma grande liberdade de movimentos; os modelos de calçado Domyos I MOVE asseguram também um maior suporte na parte posterior do pé. Efetivamente, nestas idades, as crianças crescem (aumento de tamanho, de massa) e têm maior atividade física (em intensidade e duração). Necessitam assim de maior suporte e proteção.
Escolher o tamanho correto
É muito fácil verificar o tamanho: retira a palmilha do calçado e coloca-a no chão; coloca o pé da criança em cima, com o calcanhar ao nível do limite atrás; se os dedos estiverem na zona tracejada da palmilha, o tamanho é o correto! Verifica regulamente o tamanho do pé da criança, porque é entre 1 e os 3 anos que o crescimento do seu pé é maior: consulta a rubrica "Que tamanho escolher?" no nosso site.
Arco plantar ou não?
Nos nossos primeiros anos de vida, os nossos pés são naturalmente chatos. Quando começamos a andar, o arco plantar começa a formar-se progressivamente por via nomeadamente do desenvolvimento natural dos músculos dos pés. Não é por essa razão necessário integrar um arco plantar no calçado durante o crescimento da criança (salvo opinião em contrário de um profissional de saúde)
Os benefícios da prática de uma atividade física desde muito cedo
Praticar uma atividade física regular desde muito cedo é benéfico para o desenvolvimento físico e intelectual da criança. A aprendizagem de hábitos saudáveis permite limitar os problemas de saúde ao longo da vida. Além disso, a prática de uma atividade física coletiva favorece a integração social e contribui para o desenvolvimento pessoal da criança.
Benefícios físicos e intelectuais
"Quais são os benefícios físicos?
Desenvolver a aquisição das aptidões motoras e físicas Desenvolver a força e a flexibilidade
Potenciar o crescimento
Combater a obesidade
Quais são os benefícios intelectuais?
Desenvolver a autoconfiança
Favorecer a integração num grupo
Ajudar ao sucesso escolar Contribuir para eliminar o stress e a ansiedade
A prática
Conheces a ginástica para bebés?
Acessível a crianças dos 10 meses aos 6 anos, é uma atividade gímnica e lúdica praticada sob a forma de percursos construídos com material adaptado.
A prática de ginástica para bebés
ajuda a criança a descobrir as suas capacidades motoras e a desenvolvê-las através de diferentes exercícios e ações.
É uma iniciação para todos os desportos.