UMA CANA COM TAMANHO
Tamanho 3,90 m: os comprimentos das canas para carpa situados em 11 e 13 PÉS são mais adaptados para a pesca da carpa a partir da margem.
Estes comprimentos de canas possuem uma potência maior para atingirem zonas de pesca mais afastadas.
O volume da cana não montada é de 2,03 m. Número de secções: 2
PESO: 450 g
UMA CANA DE PONTA
Designada por «ação rápida». A ação de ponta da cana X'trem 9 SLIM 390 permite-lhe curvar-se na extremidade do último terço da cana até à ponteira. A ação da cana é reduzida, trata-se de canas que possuem um corpo rígido.
Consequentemente, a ação da cana é reduzida, o que implica que a cana se curva pouco quando sob tensão provocada pelo peso dos peixes. A vantagem é que esta rigidez permite realizar lançamentos em longa distância.
TAMANHO DOS PASSADORES
Passadores SEAGUIDE início 50 mm, 30 mm, 20 mm, 16 mm, 12 mm e 12 mm em ponta.
Leve e resistente ao multifilamento. Poderá utilizar o multifilamento nos seus carretos sem risco de danificar os seus passadores. Deverá ser um dos critérios na sua escolha se utiliza regularmente o multifilamento.
FIXAÇÃO DOS PASSADORES: os passadores são fixados com três patilhas. Estas «três patilhas» são mais sólidas e resistem melhor aos lançamentos mais potentes.
COM TODA A POTÊNCIA
A potência da sua cana de pesca é visível de 2 formas diferentes mas complementares:
- A capacidade de resistir a uma força de tensão como o combate com o peixe.
-A capacidade de a sua cana lançar um peso a uma determinada distância.
A potência de 3,5 lbs permite lançar até 130 g acima dos 140m e permite combater facilmente os peixes de maior envergadura.
PONTOS FORTES
1. INOVAÇÃO: Uma melhor visibilidade durante a noite. A ponta da ponteira MOON CONCEPT ilumina-se quando em contacto com raios UV (aconselha-se a utilização com lâmpada frontal MOON CONCEPT)
2. PORTA-CARRETO: o porta carreto metálico é ajustável. Permite equilibrar eficazmente o seu conjunto para poder realizar o lançamento nas melhores condições
MANUTENÇÃO
A manutenção diária é simples: para tal basta passar as suas canas por água tépida e sabão, antes de as lavar e secar cuidadosamente, nomeadamente ao nível dos encaixes.
Esta etapa é muito importante, permite-lhe eliminar os grãos de areia que podem danificar as suas canas.
ESCOLHER A SUA CANA EM FUNÇÃO DA SUA ALTURA
De um modo geral, diz-se que o comprimento de uma cana à carpa permite lançar mais longe.
Acima de tudo, é a sua morfologia (e o seu centro de gravidade) que irá influenciar substancialmente a distância dos seus lançamentos.
Por exemplo, se medir menos de 1,70m, sentir-se-á menos confortável com uma cana de 13 PÉS do que com uma de 12 PÉS. A cana irá passar o seu centro de gravidade para a zona superior do seu corpo.
Terá assim de realizar mais esforços para utilizá-la e efetuar os lançamentos.
O equilíbrio perfeito para lançar longe (Parte 1)
Para poder lançar longe existem dois aspetos: o material e a técnica. No que diz respeito ao material, esta é a combinação vencedora:
1. Uma cana com potência entre 3,25 e 3,75 lbs
2. Carreto: é indispensável escolher um carreto com uma bobina de linga distância para facilitar a saída do fio e ganhar metros suplementares.
O equilíbrio perfeito para lançar longe (Parte 2)
3. A escolha entre colocar fio ou multifilamento depende de si e das suas preferências. Seja qual for a escolha, será necessário utilizar um fio ou um multifilamento de pequeno diâmetro, como o 28 centésimo de forma a ganhar distância nos lançamentos.
4. Quando tiver autorizada, pode colocar 3 m de cabeça de linha de 30 centésimo no multifilamento. Como não existe elasticidade no multifilamento, a velocidade durante o movimento repercute-se na cana.
ATENÇÃO!
Verifique o encaixe da cana antes de realizar um lançamento. Um spigot mal encaixado é a principal causa de uma quebra na cana.
Lançar com uma cabeça de linha seca aumenta o risco de quebra da sua linha. Para evitar este tipo de danos poderá humidificar o seu corpo de linha antes de o lançar.