Tecido impermeável
A impermeabilidade de um tecido, garantida por um revestimento ou uma membrana, mede-se em Schmerber ou em mm H²0 (pressão exercida por uma coluna de água). Quanto maior este número, maior a impermeabilidade do tecido.
Este casaco é composto por um material impermeável revestido (norma JIS 1092): este material resistente a 5 000 mm H²0 (Schmerber) antes da lavagem (ou seja, a pressão exercida por uma coluna de água de 5 metros).
Respirabilidade do tecido
O tecido do nosso produto é muito respirável - 12 RET
A respirabilidade de um material mede-se pela sua “Resistência Evaporativa Térmica”.
Trata-se da sua capacidade de deixar escapar o vapor de água gerado pelo corpo durante o esforço. Quanto mais baixo for o coeficiente de Resistência Evaporativa Térmica (RET), mais respirável será o tecido.
RET < 9: tecido extremamente respirável.
RET <12:
tecido muito respirável
RET < 20: tecido respirável
RET > 20: tecido pouco ou nada respirável.
O NOSSO COMPROMISSO DE CONSUMO DE MENOS QUANTIDADES DE ÁGUA COM ESTE PRODUTO
O tingimento dos tecidos requer muita água e rejeita também águas usadas provenientes dos banhos de tinta. Para reduzir o nosso impacto no ambiente, optámos por este processo de tingimento na massa que integra os pigmentos das cores desde o fabrico do fio.
Estamos orgulhosos de poder propor este ano todas as nossas cores em Dope Dyed (100, 8300326, 83003258646291). As referências anteriores foram interrompidas para diminuirmos o nosso impacto ambiental (8731524, 8731527)
Porquê o poliéster reciclado?
Ao reciclar garrafas de plástico ou tecidos usados para produzir o nosso poliéster, diminuímos a utilização de recursos provenientes do petróleo e preservamos as qualidades e desempenhos do material durante a prática.
Utilizamos fibras de poliéster recicladas na cor preta (código 8300326).
A saúde no centro da nossa conceção
Alterámos também a composição dos nossos tratamentos de resistência à água para utilizar tecnologias sem PFC (perfluorocarbonetos).
O PFC é utilizado para tornar um têxtil resistente à água, mas é muito tóxico para o ambiente e para as pessoas. Substituindo o PFC por outras tecnologias que desenvolvemos para permitir o mesmo nível de desempenho, ajudamos a reduzir este impacto ambiental.
COMO PROLONGAR A IMPERMEABILIDADE DO CASACO?
Para uma resistência à água prolongada do tecido, aconselhamos a reativá-la periodicamente. Pode ser feito a cada 3 lavagens (é essencial enxaguar abundantemente) ou após uma dezena de utilizações à chuva.
A resistência à água a quente pode ser facilmente reativada a quente: - com a sua máquina de secar roupa durante 15 minutos (programa sintético);
- com um secador de cabelo à distância de 20 cm, fazendo 2 viagens de ida e volta;
- ou 2 passagens com o ferro, ajustadas a delicada função sem vapor.
Escolher o casaco impermeável em função do tipo de esforço
Este casaco corta-chuva foi concebido para uma caminhada de 2h a um ritmo máximo de 5km/h, sem inclinação.
Durante a prática de desporto, transpiramos em função da intensidade e da duração do esforço. Se a respirabilidade do tecido não for adaptada ao esforço, o vapor da transpiração condensa no interior do casaco. Ficamos molhados por dentro: não é a chuva que penetra, mas sim a transpiração que se condensa. Desta forma, é necessário escolher um casaco de chuva em função do tipo de esforço.
Produto complementar recomendado
Para proteger também a parte inferior do corpo e ter um conjunto completo muito eficiente na proteção contra o vento e a chuva, recomendamos as sobrecalças NH500 Homem. Estas sobrecalças também são ecodesenhadas: em função das cores, utilizamos fibras recicladas ou processos de tingimento na massa que reduzem o consumo de água.