Tecido impermeável
A impermeabilidade de um tecido, garantida por um revestimento ou uma membrana, mede-se em Schmerber ou em mm H²0 (pressão exercida por uma coluna de água). Quanto maior este número, maior a impermeabilidade do tecido.
Este casaco é composto por um material impermeável revestido (norma JIS 1092): este material resistente a 5 000 mm H²0 (Schmerber) antes da lavagem (ou seja, a pressão exercida por uma coluna de água de 5 metros).
Resistência à água do tecido
O tecido deste casaco é resistente à água, ou seja, deixa a água deslizar sobre a superfície sem a absorver. O tecido não fica embebido de água e mantém-se leve e respirável. A resistência à água obtém-se através do tratamento aplicado no exterior do tecido.
Além disso, tornámos estanques as costuras principais mais expostas à chuva.
Respirabilidade do tecido
O tecido do nosso produto é muito respirável - 12 RET
A respirabilidade de um material mede-se pela sua “Resistência Evaporativa Térmica”.
Trata-se da sua capacidade de deixar escapar o vapor de água gerado pelo corpo durante o esforço. Quanto mais fraco for o coeficiente de Resistência Evaporativa Térmica, mais respirável o tecido:
RET < 9 = tecido extremamente respirável
RET < 12 = tecido muito respirável
RET < 20 = tecido respirável
RET > 20 = tecido pouco ou nada respirável.
Como conservar a impermeabilidade do casaco?
Para uma resistência à água prolongada do tecido, aconselhamos a reativá-la periodicamente. Pode ser feito a cada três lavagens (é essencial enxaguar abundantemente) ou após uma dezena de utilizações à chuva.
A resistência à água a quente pode ser facilmente reativada a quente:
- na máquina de secar durante 15 minutos (programa sintéticos) - com um secador de cabelo a 20 cm de distância, virando do avesso 2 vezes
- ou 2 passagens a ferro, configurado para delicados e sem ativar o vapor.
Escolher o casaco impermeável em função do tipo de esforço
Durante a prática de desporto, transpiramos em função da intensidade e da duração do esforço. Se a respirabilidade do tecido não for adaptada ao esforço, o vapor da transpiração condensa no interior do casaco. Ficamos molhados por dentro: não é a chuva que penetra, mas sim a transpiração que se condensa. É preciso escolher um casaco em função do tipo de esforço. Este casaco foi concebido para a prática ocasional de caminhada durante o dia a um ritmo de 5km/h.
Produto complementar recomendado
Para proteger também a parte inferior do corpo, assim como para ter um conjunto completo muito eficiente na proteção contra o vento e a chuva, aconselhamos as sobrecalças NH500 Homem. Estas sobrecalças também foram ecodesenhadas (dependendo das cores, tingimento na massa que reduz o consumo de água ou fibras recicladas)