Testado pelas crianças, aprovado pelos profissionais
"Para comprovarmos a eficácia do conjunto de equilíbrio, realizámos testes cruzados junto de 18 crianças.
9 delas utilizaram o conjunto de equilíbrio 2 vezes 20 minutos por semana durante 2 meses, e as outras 9 não o utilizaram. O resultado foi inequívoco: a medição das aptidões das crianças, em termos de equilíbrio, demonstrou que todas as crianças que haviam utilizado o produto durante várias semanas desenvolveram mais o equilíbrio dos que as restantes."
Imaginar o seu próprio percurso
"Com o conjunto de equilíbrio, o teu filho poderá dar asas à imaginação, construindo o seu próprio percurso, e desenvolver o seu imaginário, inventando as suas próprias histórias. Poderá começar com as traves planas junto ao chão, para se sentir seguro. Depois, colocá-las mais acima ou utilizar o seu lado arqueado para aumentar a instabilidade. Os pequenos animais permitem-lhe criar a sua própria história: animais para transpor, apanhar." Annabel, engenheira de produto de Ginástica para Bebés.
Informações técnicas
Comprimento de uma trave: 700mm
Dimensões de uma base: 270x270mm
Dimensões globais com disposição em quadrado: 1200 x 1200 mm
As etapas de aquisição do equilíbrio dinâmico
Antes dos 4 anos, a criança deve aprender a dirigir o seu corpo numa dada direção, para melhorar pouco a pouco avançando com os 2 pés lado a lado.
Aos 4 anos uma criança pode caminhar com um pé à frente do outro, alternando-os num suporte com a largura mínima de um pé e meio.
Aos 6 anos, a criança é capaz de caminhar encostando o calcanhar de um pé à biqueira do outro num suporte com a largura mínima do seu pé.
O desenvolvimento psicomotor:
O desenvolvimento psicomotor da criança está suportado por bases genéticas, motoras e psicológicas.
Se intervier no domínio motor, um produto pode influenciar o desenvolvimento psicomotor da criança.
Este domínio motor tem vários grandes componentes: o esquema corporal, as coordenações dinâmicas, o equilíbrio, as coordenações olho-mão, a motricidade fina e a estruturação temporal e espacial.
Esquema corporal
O esquema corporal é a representação que a criança tem do seu corpo, permitindo-lhe um controlo mais fino dos seus gestos, uma perceção do seu corpo e, mais globalmente, uma consciência de si.
Constrói-se antes de mais a partir de sensações e de ações ("corpo que sente é corpo que atua"), antes de poder ser representado e falado ("corpo representado", desenho do boneco).
Quanto mais a criança agir, mais irá melhorar o seu esquema corporal e, assim, interagir melhor.
Coordenação oculomotora
As coordenações olho-mão agrupam as ações que permitem apontar com todo ou parte do
seu corpo: no caso das crianças mais novas, seguir uma trajetória, depois visar primeiro grandes objetos e
grandes alvos com as mãos, os pés, depois objetos e alvos cada vez mais pequenos até ao domínio fino das
dissociações digitais: tocar piano, enfiar contas, escrever.
Estruturação têmporo-espacial
A estruturação têmporo-espacial inclui tudo o que se refere à sinalização da criança quanto ao tempo
(antes/depois, atividade rítmica, dia/noite, estação, etc.) e ao espaço (à frente/atrás, por cima/por baixo,
direita/esquerda, etc.)
Informações de utilização
Não guardar diretamente no chão, mas usar um tapete de proteção para não danificar o pavimento e proteger os teus pequenotes de eventuais acrobacias.