Como escolher o fato adequado? (Parte 1)
O primeiro critério para a escolha de um fato de surf é a temperatura da água. A temperatura da água varia consoante os locais e o período do ano. Certifique-se assim de forma sistemática que a temperatura da água no spot corresponde ao intervalo de temperaturas preconizado:Águas superiores a 21°C.Águas entre 17 e 22°C. Águas entre 12 e 17°C. Águas entre 7 e 12°C. Consultar o site seatemperature.org para saber a temperatura do spot.
Como escolher o fato adequado? (Parte 2)
O 2.º critério a ter em conta é a duração das sessões. Se as tuas sessões duram menos de uma hora, os modelos 100 são indicados. Até 2 horas, opta pelos modelos 500 e até 3 horas pelos modelos 900. Em comparação com os modelos 100, os modelos 500 limitam a fadiga (mais liberdade de movimentos) e diminuem mais eficazmente as irritações. O mesmo vale para os modelos 900 em comparação com os modelos 500.
Nota: os modelos 900 são mais difíceis de vestir.
Escolher o tamanho adequado
Para aproveitar plenamente as funcionalidades do fato, deves escolher o tamanho adequado. Um fato de surf deve usar-se muito justo e sem quaisquer pregas visíveis. É normal que com o fato seco te sintas muito apertado mas este desconforto desaparece assim que molhares o fato. Se escolheres um fato demasiado grande, formar-se-ão vincos e surgirão irritações.
Materiais
Este fato OLAIAN 500 4/3 mm é feito em neoprene verdadeiro para garantir um melhor conforto na prática.
O neoprene está forrado a tecido sintético para maior resistência à abrasão.
Espessura do neoprene: 4 mm e 3 mm.
O neoprene é composto por uma espuma elastomérica com propriedades isolantes.
Testamos e garantimos a qualidade dos nossos materiais em neoprene.
Gola
O acabamento da gola foi estudado para reduzir as irritações. Em função da sensibilidade de cada um, é possível usar uma licra solar por baixo do fato para reduzir o risco de irritações. Recomenda-se igualmente a aplicação de um creme gordo (ex. vaselina) nas zonas de fricção (pescoço, axilas) em caso de utilização prolongada. Posiciona corretamente a aba no interior do fato para limitar qualquer risco de irritação causada pelo fecho e a gola.
Fecho
Os nossos fechos são testados em laboratório para garantir a sua resistência à água salgada. O fecho é posicionado nas costas do fato para mais conforto durante a prática de desportos de deslize (posição deitada para remar).Além disso, o 4/3 500 dispõe de uma barreira contra a água debaixo do fecho dorsal que reduz a entrada de água!
Montagem estanque
As costuras são cosidas e coladas para garantir estanqueidade.
A costura é chamada de "cega", ou seja, o fio não atravessa completamente o neoprene, o que impede a água de passar.
A ausência de fios no interior permite evitar as irritações. Existem aplicações interiores de conforto e reforço nos pontos sensíveis.
Bolso para chave
Bolso para chave por baixo da aba do fecho de correr.
Corte anti-irritação
Concebemos este produto com faixas sem costuras sob os braços para limitar as irritações associadas aos movimentos de remar nos desportos de deslize.
Mantém-te quente durante mais tempo graças aos acessórios térmicos!
Uma gama para cada intervalo de temperatura...
Quando estamos na água, é através das extremidades do corpo (pés, mãos, cabeça) que perdemos mais de metade do calor corporal. Assim, são estes os acessórios recomendados: - em águas >17°C => botins de neoprene.
- em águas 12 - 17°C: Botins altos e luvas.
- em águas 7 - 12°C: Botins altos, luvas, balaclava e proteção de balaclava.
Fatos para vários desportos aquáticos
Os nossos fatos de surf são concebidos para ir ao encontro dos praticantes de surf mais exigentes. A escolha de conceção torna-os também compatíveis com outros desportos náuticos como kitesurf, windsurf, wakeboard, ski aquático, marcha ativa no mar (caminhada aquática) ou SUP (stand up paddle).
Em que consiste a marca OLAIAN?
OLAIAN, A MARCA DE SURF DA DECATHLON
Sediada em Hendaia, no sudoeste de França, a OLAIAN é a marca de surf da Decathlon. Nos nossos escritórios "à beira da água" podemos num só dia conceber um fato de surf e testá-lo diretamente em condições reais de prática.