O que é o "Tubeless Ready"?
Um pneu tubeless ready permite circular sem câmara de ar, ou dito de outra forma, em tubeless. Os talões são específicos para garantir quer a estanqueidade, quer o bom suporte da jante. À semelhança das jantes tubeless ready, os flancos de um pneu tubeless ready não são estanques e é por isso que é tão importante adicionar líquido preventivo antes da montagem. O líquido tem dupla ação pois após tornar o pneu estanque, o líquido age como prevenção contra furos.
Para reduzir os furos, recomenda-se uma montagem sem câmara de ar!
Se pretendes montar este pneu numa roda tubeless ready, aconselhamos-te fortemente a optar por uma montagem sem câmara de ar, pois os pneus tubeless ready foram concebidos para uma utilização com líquido preventivo. O pneu terá assim uma dupla proteção: a banda "Hardskin" bloqueia as perfurações, o líquido preventivo tapa os pequenos furos.
E como bónus... consegues uma montagem mais leve e mais conforto!
Material necessário para a montagem Tubeless Ready.
- Uma válvula tubeless
- Um fundo de jante tubeless
- Líquido preventivo
- Uma jante compatível tubeless ready
- Uma bomba de pé ou compressor
Como montar um pneu tubeless ready?
Este vídeo explica passo a passo a montagem de um pneu tubeless ready:
Inglês: https://www.youtube.com/watch?v=EhhyFMIZtH4
Francês: https://www.youtube.com/watch?v=0K8mcR1Lymo
Como encher corretamente um pneu?
Encher o pneu com precaução. A pressão recomendada está indicada no flanco do pneu e na respetiva ficha técnica.
Além disso, antes de cada saída, deverá verificar-se se os pneus têm a pressão adequada.
O conselho do profissional
Ao encher o pneu, colocar a pressão adequada em função do piso onde irá circular e, sobretudo, das condições meteorológicas.
Com tempo de chuva, reduzir a pressão do pneu para ganhar aderência.
Com tempo seco, colocar mais pressão no pneu.
Como medir o desgaste de um pneu?
Para medir o desgaste dos pneus e, assim, saber quando devem ser substituídos, deve ser verificado o estado da banda de rodagem. Alguns sinais de desgaste:
- a banda de rodagem começa a desfiar,
- presença de microfissuras,
- a banda de rodagem começa a achatar,
- a carcaça começa a ficar visível.
Nestes casos, é necessário substituir o pneu.