Como escolher o tamanho da prancha de bodyboard?
O tamanho da prancha influencia diretamente a estabilidade e manobrabilidade. Deve ser adaptada à estatura do seu utilizador. Esta prancha foi concebida para crianças com peso entre 25 e 40 kg, com altura entre 120 e 145cm, ou seja entre os 6 e 12 anos.
Uma prancha muito pequena não flutuará o suficiente e, por isso, não vais conseguir apanhar ondas. Uma prancha muito grande será difícil de manobrar.
Consultar o quadro de ajuda na escolha do tamanho online ou na loja.
Na RADBUG concebemos produtos para 4 níveis de prática: Descoberta, Principiante, Intermédio e Experiente
- Descoberta: Água até ao umbigo, sem pés de pato, espuma <50cm, impulsão empurrando os pés no chão, apanhar a onda até à borda. Prioridade dada ao prazer e às primeiras sensações (Bodyboard com pegas).
- Principiante: Curvas ligeiras nas ondas <1m, impulsão com pés de pato. Prioridade à aprendizagem do desporto.
- Intermédio: Ondas até 1,50m, mais velocidade e realização de figuras (360°, El Rollo...).
- Experiente: Todo o tipo de ondas, domínio das figuras, até aéreas: ARS, 360°, tubo...
Construção adaptada às estaturas e condições de utilização previstas: Nível Descoberta/principiante.
Se esta prancha for utilizada em ondas ou espumas superiores a 50cm e/ou por crianças com mais de 40kg, a prancha pode danificar-se: quebra, fenda... Uma vez que esta prancha de bodyboard não possui uma parte inferior de plástico denso, esta não é adaptada para superfícies com pedras ou conchas, pois podem danificar a superfície de deslize. Assim, dá preferência a uma prancha com placa de plástico de alta densidade, como as pranchas de bodyboard 100.
Posicionar-se corretamente na prancha de bodyboard
A dianteira da prancha de bodyboard é pré-formada para permitir o correto posicionamento das mãos.
Ao apanhar a onda, as 2 mãos são colocadas na dianteira.
Para virar à esquerda, mantém a mão esquerda à frente (mão, cotovelo e ombro devem estar alinhados, braço a 90° com o antebraço) e desloca a mão direita sobre o rail direito até ao meio da prancha. Posiciona a perna esquerda no alinhamento do rail esquerdo para manter a direção.
Procede da forma inversa para virar à direita.
Conselhos para evitar irritações e para uma boa aderência à prancha.
Na fase de deslize, esta prancha de bodyboard utiliza-se em posição deitada. É importante usar uma licra solar de manga comprida ou um fato de neoprene para evitar as irritações na barriga e nos braços.
Para uma boa aderência à prancha de bodyboard, recomendamos a aplicação de wax (pode ser comprado à parte na secção de surf) na parte de cima, em especial na dianteira da prancha, ao nível das mãos, nos lados e na zona da barriga. Repetir a operação em cada sessão.
Conselhos de utilização com ou sem pés de pato.
Esta prancha de bodyboard pode ser utilizada com ou sem pés de pato.
Sem pés de pato, o nível da água não poderá exceder a altura da cintura. Nesse caso, deves impulsionar-te em direção à praia apoiando-se no solo quando a onda ou rebentação passar (<50cm).
Com pés de pato, o nível da água ficará acima da cintura. Nada energicamente para a praia quando a onda ou rebentação passar (<50cm).).
Regras de segurança e comportamento na água - Parte 1.
O bodyboard é um desporto fantástico que obriga a respeitar determinadas regras fundamentais para satisfação e segurança de todos.
1- Informa-te e observa as características do spot: corrente, rochas, influência da maré, dimensão das ondas, número de pessoas na água...
2- Não sobrestimes o teu nível e dá preferência a um spot mais fácil se as condições ultrapassarem as tuas capacidades.
3- Pratique com o equipamento adequado: Leash, pés de pato e prancha em bom estado, fato de neoprene adaptado
Regras de segurança e comportamento na água - Parte 2.
4 - Respeita as regras de prioridade nas ondas: Prioridade para quem está mais próximo da rebentação.
5- Contorna a zona da rebentação quando subires novamente até à crista para evitar cortar a trajetória de um outro praticante.
6- Utiliza os pés de pato se o nível da água ficar acima das ancas.
7- Se não estiveres a usar pés de pato, aconselhamos a praticar na zona de banhos protegida, informa-te junto dos nadadores-salvadores no local.
8- Pratica com outras pessoas.
Não deixar exposta ao calor.
Quando não estiver a ser usada, certifica-te de que a prancha de bodyboard não está exposta ao sol ou a temperaturas >30°C.
Consequentemente, protege a bodyboard numa capa, debaixo de um guarda-sol, à sombra, sob uma toalha clara, para que a temperatura não suba.
Evita deixá-la dentro de um carro diretamente exposta ao sol.
Em caso de exposição a um calor muito forte, a consequência poderá ser a formação de bolhas na prancha ou mesmo a sua deformação.
Dimensões
89 cm x 45 cm x 5,5 cm
RADBUG
A RADBUG é a marca da Decathlon dedicada ao bodyboard e ao bodysurf.
A nossa razão de ser é dar a conhecer ao maior número as sensações incríveis que proporcionam as práticas do bodyboard e do bodysurf.
Esta sensação de deslize no contacto com a onda é pura, embriagante e viciante.
A missão que temos é permitir que cada um se inicie e evolua, propondo produtos fáceis e audaciosos para proporcionar cada vez mais prazer.