O que é a temperatura de conforto?
Indicamos em todos os nossos sacos-cama as temperaturas de conforto testadas por um laboratório independente (AITEX) em conformidade com a norma europeia ISO 23537-1 de 21/01/2017. A temperatura de conforto é o limite inferior de conforto em que o utilizador, em postura relaxada, apresenta um equilíbrio térmico geral e não sente nem frio nem calor (determinado para uma mulher standard e em condições normais de utilização). Escolhe o saco-cama em função desta temperatura.
O que é a temperatura limite de conforto?
A temperatura limite de conforto é a temperatura de limite em que o utilizador do saco-cama, em posição enrolada, apresenta um equilíbrio térmico geral e não sente frio nem calor (determinada para um homem e em condições normais de utilização). Aconselhamos a utilizar um colchão isolante para otimizar o conforto térmico.
Precisão importante relativamente à norma ISO 23537-1
Ao abrigo desta norma, o protocolo de medição da termicidade de um saco-cama utiliza um colchão com uma resistência térmica equivalente a um R-value de 4,8.
Isto significa que, se se utilizar um colchão menos isolante, o desempenho térmico do saco-cama será inferior.
Aconselhamos, por isso, a utilizar um colchão isolante para otimizar o conforto térmico.
Pequenas dicas antes de utilizar o saco-cama
Veste-te de forma simples (apenas 1 camada de roupa é suficiente). Aquece as extremidades do corpo com: gorros, luvas, meias, bolsas térmicas, fricções, etc. Um cantil de água quente pode servir de botija (se não houver risco de abertura inesperada!). Contrai os músculos (70% da energia consumida é transformada em calor), mas sem movimentos que possam provocar correntes de ar frio. Utiliza um lençol de saco-cama de forma a otimizar o calor e evitar lavar excessivamente o saco-cama.
Formato
Corte sarcófago para otimizar o isolamento térmico (sem perdas de calor graças à circulação e entrada de ar limitadas) e a compacidade, implicando uma liberdade de movimentos reduzida.
Largura nos ombros 72 cm, altura nos pés 26 cm no tamanho L.
Peso e dimensões
Tamanho S: 750 g, utilizador até 1,60m. Dimensões da bolsa: Ø 15 x 34 cm. Volume 6,1 litros.
380g de penas/penugem.
Tamanho M: 850 g, utilizador entre 1,60m e 1,70m. Dimensões da bolsa: Ø 16 x 34 cm. Volume 6,9 litros.
440g de penas/penugem.
Tamanho L: 950 g, utilizador entre 1,70m e 1,85m. Dimensões da bolsa: Ø 17 x 34 cm. Volume 7,8 litros.
500g de penas/penugem.
Tamanho XL: 1050 g, utilizador entre 1,85m e 2m. Dimensões da bolsa: Ø 18 x 34 cm. Volume 8,7 litros.
560g de penas/penugem.
Funcionalidades
Capuz ergonómico muito envolvente, ajustável por cordão de aperto.
Aba de proteção contra o frio ao longo dos fechos para evitar toda a perda de calor.
Fechos de correr de cursor duplo que garantem uma excelente ventilação.
Estrutura com caixas em H para limitar os pontos térmicos.
As vantagens de um enchimento com penas e penugem de patos
A capacidade de enchimento das penas garante 3 características para os desportos de montanha:
- Isolamento térmico graças ao ar retido nas penas e na penugem
- Extrema leveza: com o mesmo calor, as penas são mais leves do que um enchimento sintético. Isto permite ter menos peso na mochila
- Extrema compressibilidade
Como medir a capacidade de enchimento das penas?
A capacidade de enchimento representa a capacidade de isolamento térmico do enchimento de penas, através da «retenção» de um certo volume de ar. Exprime-se em CUIN.
Assim, quanto maior a capacidade de enchimento das penas (+ elevado for o número de CUIN), mais espaço ocupam, mais ar retêm e, por conseguinte, melhor é o isolamento. Para este saco-cama com enchimento de 90% penugem / 10% penas, a capacidade de enchimento é garantidamente igual ou superior a 800 CUIN (norma internacional IDFB).
O que é a certificação RDS?
RDS ou “Responsible Down Standard” é uma certificação mundial emitida por um organismo independente a marcas voluntárias.
Esta norma permite-nos garantir a proveniência das penas de acordo com o nosso compromisso de uso de materiais responsáveis. Os nossos fornecedores comprometem-se a utilizar apenas penas de patos e gansos criados por causa da carne e depenados após serem abatidos.
Para saber mais: https://www.forclaz.fr/quest-ce-que-la-certification-rds
INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES SOBRE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Escolhemos utilizar para o tecido interior (de cor cinzenta) deste saco-cama um fio chamado "bitom".
O tingimento dos tecidos requer muita água e descarta também águas usadas provenientes dos banhos de tinta. Para reduzir este impacto no ambiente, utilizamos um único fio tingido na massa em dois e reduzimos assim o nosso consumo e impacto na água.
Como se lava um saco-cama de penas?
Mesmo que utilizes regularmente um lençol de saco-cama, é necessário lavar o saco de penas de vez em quando. Segue os nossos conselhos, copiando a seguinte hiperligação:
https://www.forclaz.fr/comment-entretenir-et-reparer-une-doudoune-en-plumes
Em suma:
1/ lavagem na máquina, a 30°, com 2 ou 3 bolas de ténis. Centrifugação suave.
Utilizar um detergente especial para penas (ref: 8609821)
2/ secagem na máquina de secar, com 2 ou 3 bolas de ténis, repetir 2 ou 3 vezes até secagem completa.
Como reparar o saco-cama?
Durante o trekking, pode acontecer que o saco-cama se rasgue! A boa notícia é que se pode reparar para evitar que o rasgo se alargue e que as penas escapem.
Recomendamos para isso a utilização de adesivos de reparação (ref: 8584596) ou pedir a um dos nossos técnicos para realizar esta operação no serviço pós-venda de uma loja Decathlon.
Mais informações:https://www.forclaz.fr/comment-entretenir-et-reparer-un-sac-de-couchage-en-plumes
Garantia
Este saco-cama tem uma garantia de 5 anos a contar da data de venda indicada no talão de compra. O produto coberto pela garantia será reparado ou trocado gratuitamente. A garantia cobre os defeitos do colchão, exceto se estes forem resultantes do desgaste normal ou de uma utilização indevida. Só é possível usufruir desta garantia especial de 5 anos mediante a apresentação do produto e do talão de compra.