IMPERMEABILIDADE DAS SOBRECALÇAS
A resistência de um tecido é medida a uma pressão de água expressa em mm de coluna de água (teste baseado na norma ISO 811). Quanto mais elevada for a pressão, mais impermeável é o tecido. Valores de impermeabilidade:
Material resistente a pressão de água de 5 000 mm antes e após envelhecimento (5 lavagens). Isto equivale a 5 000 Schmerber - pressão média exercida pela água durante um aguaceiro.
A impermeabilidade das calças foi testada sob uma chuva de 60 litros de água / m² / hora durante 2h.
Manutenção das sobrecalças
- Enxaguar com água limpa após a sua utilização
- Guardar num local seco
- Para conservar o tratamento de resistência à água, lavar poucas vezes
- Lavar o produto do avesso e fechado. Programa de sintéticos a 30°ou 40°C com detergente clássico. Não utilizar amaciador.
Limitar a carga da máquina. Efetuar um enxaguamento duplo.
- Secar ao ar livre no estendal.
- Para reativar a resistência à água: colocar na máquina de secar, programa de sintéticos num tempo curto (10 a 15 min) e do avesso.
MEDIÇÃO DA IMPERMEABILIDADE EXPRESSA EM MM OU SCHMERBER
A resistência de um tecido é medida a uma pressão de água expressa em mm de coluna de água (teste baseado na norma JIS). Quanto mais elevada for a pressão, mais impermeável é o tecido. Um material com uma impermeabilidade de 5000 mm resiste assim à pressão exercida por 5000 mm de água.
RESPIRABILIDADE DAS SOBRECALÇAS
RESPIRABILIDADE DO MATERIAL
Para saber se um tecido é respirável, mede-se o seu coeficiente de Resistência Evaporativa Térmica (RET) num teste baseado na norma ISO 11092. Quanto mais fraca é a resistência, mais o tecido liberta o vapor de água gerado pelo corpo em atividade e é respirável.
- RET < 9 = tecido extremamente respirável
- 9 < RET < 12 = tecido muito respirável
- 12 < RET < 20 = tecido respirável
- RET > 20 = tecido pouco ou nada respirável