Impermeabilidade do tecido
O tecido destas sobrecalças tem uma impermeabilidade de 2000 mm
Esta peça foi validada num teste de chuveiro com 60 litros de água/m²/hora durante 2h. Este teste reproduz as condições médias de um aguaceiro. O tecido é resistente à água: deixa deslizar a água na superfície sem a absorver. O tecido não fica embebido de água e mantém-se leve e respirável. A resistência à água obtém-se através do tratamento aplicado no exterior do tecido. Garantimos ainda que as costuras fossem 100% estanques.
Respirabilidade do tecido
Para saber se um tecido é respirável, medimos a sua Resistência de Evaporação Térmica (RET) num teste baseado na norma ISO 11092. Quanto menor for a resistência, maior será a respirabilidade e a capacidade do tecido para extrair o vapor de água gerado pelo corpo durante a atividade.
- RET < 9 = tecido extremamente respirável
- 9 < RET < 12 = tecido muito respirável
- 12 < RET < 20 = tecido respirável
- RET > 20 = tecido pouco ou não respirável
O NOSSO COMPROMISSO PARA REDUZIR O CONSUMO DE ÁGUA COM ESTE PRODUTO
O tingimento dos tecidos requer muita água e descarta também águas residuais provenientes dos banhos de tinta. Para reduzir este impacto no ambiente, optámos por um tingimento na massa que integra os pigmentos das cores desde o fabrico do fio: um tingimento designado "Dope dyed".
Utilizamos este processo na cor azul (código 8732807).
PORQUÊ O POLIÉSTER RECICLADO?
Ao reciclar garrafas de plástico ou tecidos usados para produzir o nosso poliéster, diminuímos a utilização de recursos provenientes do petróleo e preservamos as qualidades e desempenhos do material durante as caminhadas.
Utilizamos fibras de poliéster recicladas na cor preta (código 8382416).
A saúde no centro da nossa conceção
O tecido deste casaco é resistente à água: deixa deslizar a água na superfície sem a absorver. O tecido não fica embebido de água e mantém-se leve e respirável. A resistência à água obtém-se através do tratamento aplicado no exterior do tecido. Encetámos uma abordagem ao tratamento de resistência à água sem perfluorocarbonetos. Assim, no final de 2022, este modelo será colocado à venda com um tratamento de resistência à água mais ecológico.
Como prolongar a impermeabilidade das sobrecalças?
Para uma resistência à água prolongada do tecido, aconselhamos a reativá-la periodicamente. Pode ser feito a cada três lavagens (é essencial enxaguar abundantemente) ou após uma dezena de utilizações à chuva.
A resistência à água a quente pode ser facilmente reativada a quente:
- na máquina de secar durante 15 minutos (programa sintéticos) - com um secador de cabelo a 20 cm de distância, virando do avesso 2 vezes
- ou 2 passagens a ferro, configurado para delicados e sem ativar o vapor.
Escolher as sobrecalças impermeáveis em função do tipo de esforço
Durante a prática de desporto, transpiramos em função da intensidade e da duração do esforço. Se a respirabilidade do tecido não for adaptada ao esforço, o vapor da transpiração condensa no interior das sobrecalças. Ficamos molhados por dentro: não é a chuva que penetra, mas sim a transpiração que se condensa. É preciso escolher umas sobrecalças em função do tipo de esforço. Este produto foi concebido para uma caminhada de duas horas a um ritmo máximo de 5km/h.
Produto complementar aconselhado
Para proteger também a parte inferior do corpo, assim como para ter um conjunto completo muito eficiente na proteção contra o vento e a chuva, recomendamos os casacos Raincut 1/2 fecho ou fecho integral para homem. Estes casacos também foram ecodesenhados (dependendo das cores, tingimento na massa que reduz o consumo de água ou compostos por fibras recicladas).