• Trocas e devoluções gratuitas até 2 anos*
  • Entrega ao domicílio grátis a partir de 29€*
  • 3 anos de garantia*

Stick de Hóquei em Campo de Criança em Madeira Megatec C15 Rosa

30,00€
8733128

Concebido para crianças pequenas ou mais velhas principiantes na prática de hóquei, que procuram controlo e suavidade

Stick de hóquei em campo Dita para criança, ideal para se iniciar no hóquei.

Cor: Rosa claro fluorescente / PRETO
Tamanho: Que tamanho escolher?

Benefícios do produto

Controlo

Composição 100% madeira para máximo domínio.

Potência

A presença de reforços em fibra de vidro confere um pouco mais de potência

Toque de bola

Stick flexível que permite sentir a bola na extremidade do stick

Maneabilidade

A curvatura standard é adaptada à aprendizagem dos primeiros gestos.

Redução das vibrações

A madeira absorve melhor as vibrações.

Preensão ergonómica

Grip clássico, superfície com alguns relevos, perfil mais fino nas extremidades

Durabilidade

A fraca resistência da madeira é, em parte, compensada pela fibra de vidro

Informações Técnicas

Composição

Madeira, reforços em fibra de vidro

Curvatura e peso

Curvatura standard; peso no tamanho 27": 337 g

Descrição detalhada do produto

Grip clássico, superfície com alguns relevos, perfil mais fino nas extremidades.

De que materiais é feito um stick?

Historicamente concebidos em madeira (freixo, amoreira), a maioria dos sticks (nomeadamente os mais técnicos) são atualmente feitos com materiais compósitos (fibra de vidro, fibra de carbono e fibra de aramida; Nota: o Kevlar é a marca comercial de um tipo de aramida).

De que materiais é feito um stick? (continuação)

Existem sticks 100% em madeira, em madeira com reforços em fibra de vidro e por vezes em carbono, 100% fibra de vidro, em fibra de vidro com uma % de carbono cada vez mais elevada (muitas vezes com 5-10% de aramida quando a % de carbono é muito elevada).

Para que qualidades de uso?

A fibra de vidro é mais rígida, leve e resistente à abrasão da madeira. Tem-se mais potência, mas menos controlo, uma sensação de maior dureza. O carbono é ainda mais leve e rígido, confere ainda mais potência e menor controlo se o nível de controlo técnico não for suficiente. A aramida é utilizada em complemento do carbono, na vareta para amortecer as vibrações e/ou na base pela sua alta resistência à abrasão.

Como é feito um stick em materiais compósitos?

Um stick em materiais compósitos é formado por várias camadas de fibra enroladas em volta de um centro vazio, constituído por uma ou várias cavidades longitudinais. A mistura de componentes, o número de camadas de fibra e a estrutura do centro vazio variam nas diferentes partes do stick e de um stick para outro. A simples indicação da % de carbono fornece poucas informações sobre as qualidades de utilização do stick.

Que composição escolher?

As crianças principiantes privilegiam a madeira. À medida que vão aprendendo, as crianças passam para a fibra de vidro e depois para uma % razoável de carbono. Os adultos principiantes podem começar diretamente com a fibra de vidro. Os adultos de nível intermédio e experiente escolhem o nível de carbono adaptado ao seu tipo de jogo (equilíbrio desejado com controlo e potência).

O que é a curvatura de um stick?

Um stick de hóquei não é direito, mas apresenta uma curvatura ("bow" em inglês). A curvatura caracteriza-se pela sua altura máxima (o espaço vertical máximo entre um stick pausado numa superfície plana e esta superfície) e pelo ponto em que esta altura é máxima, medida a partir da extremidade da cabeça do stick (designado ponto de curvatura máxima).Tradicionalmente um stick apresenta uma altura de curvatura máxima de 15 mm e um ponto de curvatura máxima situado a meia altura do stick

O que é a curvatura de um stick?(continuação)

Tradicionalmente um stick apresenta uma altura de curvatura máxima de 15 mm e um ponto de curvatura máxima situado a meia altura do stick.

Tipos de curvatura

Fala-se em "bow standard" (bow significa curvatura) quando a altura da curvatura máxima é de 17 a 20 mm e o ponto de curvatura máxima está situado a 300 mm. Um stick "mid bow" apresenta geralmente uma altura de curvatura máxima de 23 a 24 mm e um ponto de curvatura máxima situada a 300 mm. Para um stick "low bow", é geralmente 24 a 25 mm e 250 mm. Para um stick "extra low bow", 24 a 25 mm e 200 mm.

Norma FIH para a curvatura

De acordo com as normas FIH, o ponto de curvatura máximo de um stick de hóquei em campo deve situar-se no mínimo a 200 mm do ponto mais alto da cabeça do stick e a altura da curvatura máxima é de 25 mm.

Que curvatura escolher?

Os principiantes optarão por um stick "bow standard". Um praticante de nível intermédio ou experiente que procura essencialmente o controlo da bola, fazer um passe ou atirar, escolherá um stick "mid bow". Um praticante experiente que gosta de driblar, jogar em 3D e ter um controlo perfeito da bola nos movimentos rápidos, escolherá um stick "low bow". Para fazer "drag-flicks", escolha um stick "extra low bow".

Quanto pesa um stick?

A maioria dos sticks de adulto (tamanhos 36,5"-37,5") pesa entre 520 e 580 g. Um stick de criança tem um peso a partir dos 400 g. Note que pode existir uma diferença de 20 a 30 g nos sticks de um mesmo modelo, por causa do processo de fabrico.

Norma FIH para o peso

De acordo com as normas FIH, o peso máximo de um stick de hóquei em campo é de 737 g.

Porque é que o equilíbrio é importante?

Com peso semelhante, é a repartição da massa no stick que é determinante. O ponto de balanço é o centro de gravidade do stick medido a partir da extremidade da cabeça. Um ponto de balanço situado mais para o cabo dará uma impressão de leveza. Facilita a maneabilidade do stick. Um ponto de balanço situado mais para a cabeça (diz-se então que o peso está na cabeça) dará a impressão de haver mais matéria na mão. Aumenta a potência do stick.

Que peso/equilíbrio escolher?

Se privilegia a maneabilidade, escolha um stick leve e um ponto de balanço alto. Se procura potência, escolha um stick pesado e um ponto de balanço menor.

Que tamanho escolher?

O tamanho de um stick mede-se em polegadas ("). 1"=2,54 cm. Os tamanhos de criança começam geralmente em 24", aumentando até 35". Para uma criança, coloque o stick na vertical, cabeça no chão, à frente da criança que se mantém bem direita. Escolha um stick cuja parte do cabo chega à altura do umbigo da criança. Para um adulto, o tamanho standard é de 36,5".

Norma FIH para o tamanho

De acordo com as normas FIH, o comprimento máximo de um stick de hóquei em campo é de 41" (105 cm).

Dica geral para a escolha de um stick

O stick adequado é aquele que apresenta uma boa combinação entre tamanho, composição (e estrutura interna), curvatura, peso e ponto de balanço.

Conceção

Fundada em 1891 por Allah Dita no Paquistão. No início da modalidade, Dita esteve na origem de inúmeras inovações que moldaram o hóquei dos nossos dias. Possuidor de um conhecimento sem igual, Dita concebeu produtos que favoreceram a criatividade e o desempenho do jogo. O jogo praticado por Seve van Ass, Florent van Aubel e Martin Hâner!

Informações

As informações aqui mencionadas são aquelas que são fornecidas pelo fabricante ou evidenciadas por nós a partir das amostras provenientes do fabricante.

Segmentação

criança/principiante/madeira/standardbow

Composição / Conselhos

Composição do produto

Cabo 100% Madeira Punho 1 100% Poliuretano

CONSELHO DESPORTIVO

Elimine a areia que poderia aderir ao seu stick. Lave-o com um pano húmido. Retire o pó e limpe o seu grip se necessário.

Avaliações dos nossos clientes

Loading