Como medir o desgaste de um pneu boyau?
Para medir o desgaste dos pneus boyau de estrada e assim saber quando devem ser substituídos, verifique o estado da banda de rolamento. Alguns sinais de desgaste podem ser:
- a banda de rolamento começa a desfiar,
- presença de microfissuras,
- a banda de rolamento começa a achatar,
- a carcaça começa a ser visível.
Nestes casos, é necessário substituir o boyau para garantir a sua segurança.
Como desmontar um boyau?
Para desmontar um boyau, esvazia-o primeiro até sair todo o ar.
Poderás, em seguida, descolá-lo da jante exercendo pressões na horizontal. Se o boyau estiver demasiado colado e não conseguires removê-lo, utiliza uma chave de fendas e introduz entre o boyau e a jante fazendo efeito de alavanca para o descolares sem o danificar.
Como limpar a jante antes de colar o boyau?
Esfrega o fundo da jante com um pano e diluente para remover a cola.
Passa em seguida um pano para secar totalmente a jante.
Quando a jante estiver limpa poderás passar à fase de colagem
Como colar um pneu boyau?
Aplica uma camada de cola lisa e uniforme com um pincel.
Deixa secar durante 24h e aplica uma segunda camada.
Enche o boyau a 2 bar e aplica uma ligeira camada de cola no boyau com um pincel. Deixa secar durante cerca de 10 minutos.
Insere a válvula na jante, coloca o boyau na jante progressivamente mantendo uma ligeira pressão. Uma vez posicionado, verifica se o boyau está centrado. Para recentrar o boyau, pressiona-o e empurra-o com os dedos para o lado pretendido.
Como encher corretamente um boyau?
Para desmontar um boyau, esvazia-o primeiro até sair todo o ar.
Poderás, em seguida, descolá-lo da jante exercendo pressões na horizontal. Se o boyau estiver demasiado colado e não conseguires removê-lo, utiliza uma chave de fendas e introduz a chave entre o boyau e a jante fazendo efeito de alavanca para o descolar sem o danificar.
O conselho do profissional
Quando encheres o boyau, coloca a pressão adequada em função do piso onde irá rolar e, sobretudo, das condições meteorológicas.
Com tempo de chuva, reduz a pressão do pneu para ganhar aderência.
Com tempo seco, poderás aumentar colocar mais pressão no pneu.