Encher o pneu.
Encha o pneu com precaução. A pressão recomendada está indicada no flanco do pneu em PSI ou em bar (1 bar = 14,51 PSI).
Um pneu de BTT poderá por exemplo apresentar: Pressão = Mín 2,5 bar / 35 PSI - Máx 4,5 bar / 65 PSI.
Os valores variam em função do pneu e da sua secção (largura).
O conselho do PRO.
Quando encher o pneu, coloque a pressão adequada em função do piso onde irá rolar e das condições meteorológicas.
Com tempo de chuva, reduza a pressão do pneu para ganhar aderência. Com tempo seco, poderá aumentar colocar mais pressão no pneu.
Medir o desgaste do pneu.
Para medir o desgaste dos pneus e saber quando devem ser substituídos, verifique o estado da banda de rolamento. É esta que irá determinar a eficácia do pneu, visto que é a parte que está em contacto direto com o piso.
O pneu deverá ser substituído quando os tacos da banda de rolamento estiverem gastos ao ponto de estarem ao nível dos tacos laterais. A perda de aderência do pneu será um bom indicador deste desgaste.
Desmontar o pneu.
Para desmontar o pneu, esvazie primeiro a câmara de ar até sair todo o ar. Em seguida, utilize desmonta-pneus para retirá-lo da jante.
Montar o pneu.
Para montar o pneu, coloque um dos lados do pneu (talão = borda interior rígida ou flexível, conforme o modelo do pneu) dentro da jante.
A seguir, encha a câmara de ar a cerca de 30% antes de a inserir na jante (o enchimento limita o risco de trilhar a câmara de ar).
Coloque em seguida o segundo bordo do pneu na jante, começando pela zona oposta à válvula.
Só falta agora encher o pneu