Mais de 1500 pontos de recolha | Trocas e devoluções grátis e durante 2 anos
Escolher a minha loja

Saiba que produtos estão disponíveis na loja mais perto de si.

Escolher

O que é
oecodesignpara
a Decathlon?

Na Decathlon, não só projectamos produtos desportivos de alta performance, assim como as nossas equipas estão comprometidas em criá-los e produzi-los de forma o mais ecologicamente possível. Esta abordagem chama-se "ecodesign".

Na Decathlon, não só projectamos produtos desportivos de alta performance, assim como as nossas equipas estão comprometidas em criá-los e produzi-los de forma o mais ecologicamente possível. Esta abordagem chama-se "ecodesign".

O que é
o EcoDesign?

O ecodesign consiste em incorporar o impacto ambiental de um produto no seu design desde o início, levando em consideração todo o ciclo de vida do produto.

Incorporar o impacto ambiental signifca minimizar o impacto dos nossos produtos no meio ambiente começando com seu design.

Um produto que é projetado (ou redesenhado) dentro de uma estrutura ambientalmente consciente é um produto que executa as mesmas funções e, ao mesmo tempo, fornece benefícios ambientais.

Matérias-primas

Extração e processamento

Produção

Técnicas de fabricação

Transporte

De onde é feito para onde é vendido

Distribuição

Local e método de venda

Uso

Como é usado, limpo e mantido

Fim de vida

Reparação, reciclagem, destruição.

O ciclo de vida de um produto

ECO-DESIGN NA DECATHLON

Etiquetagem 
ambiental

Como se relaciona com o ecodesign?

Para ajudá-lo a fazer escolhas responsáveis, além de adotar uma abordagem de ecodesign,começámosa atribuir uma classificação ambiental a alguns de nossos produtos.

Estas classificações ambientais permitem comparar o impacto ambiental de produtos dentro da mesma família (por exemplo, a família de t-shirts de manga curta).

Uma classificação ambiental (A a E) é exibida nos produtos avaliados. Este sistema de classificação, usado anteriormente em eletrodomésticos, está a ser expandido para outros produtos com base em cálculos dos nossos engenheiros de produto, para permitir que possa comparar o seu impacto ambiental. Esta classificação é calculada com base em todo o ciclo de vida do produto. Atualmente, está disponível em 48% de nossos produtos.

Saiba mais sobre a nossa etiquetagem ambiental

Em
termos práticos?

Os princípios do ecodesign podem ser aplicados a vários aspectos de um produto. Esses princípios foram criados para reduzir o impacto ambiental do produto. A seguir estão alguns exemplos:

  • Algodão orgânico:

    O algodão orgânico é cultivado sem o uso de produtos químicos. Os métodos de cultivo orgânico foram projetados especificamente para reduzir o impacto no meio ambiente. Ajuda a preservar a biodiversidade e a fertilidade do solo e reduz o risco de poluir os lençóis freáticos.

  • Tingimento por solução:

    O tingimento têxtil é um processo que requer muita água e também gera desperdício de água a partir de tanques de tingimento. Para reduzir esse impacto ambiental, escolhemos o tingimento por solução, que integra os pigmentos de cor na fibra, ao fabricar o próprio fio, em vez de ser aplicado posteriormente pelos processos tradicionais de tingimento.

  • Poliéster reciclado:

    Ao reciclar garrafas de plástico ou tecidos para produzir o nosso poliéster, reduzimos o uso de recursos à base de petróleo, preservando as qualidades respiráveis do tecido.

  • Fio:

    Para reduzir o impacto ambiental do consumo de água e das águas residuais no processo de fabricação, usamos apenas um em cada dois fios tingidos em solução, reduzindo o uso de água e seu impacto.

Não paramos por aqui!

A nossa missão é tornar o prazer e os benefícios do desporto acessíveis ao maior número possível de pessoas, de forma sustentável. É por isso que a Decathlon comprometeu-se a criar produtos usando uma abordagem de ecodesign. Atualmente, mais de 400 produtos ecodesenhados estão disponíveis nas nossas lojas e no nosso site decathlon.pt. No entanto, representam ainda apenas uma pequena fração do nosso catálogo total de produtos. O objetivo é desenhar 100% dos nossos novos produtos usando uma abordagem de ecodessign até 2021, reduzindo assim o nosso impacto no meio ambiente.

CEntendemos que ainda há muito po fazer para reduzir o nosso impacto ambiental e estamos determinados a avançar rumo a mudanças sustentáveis. Se quiser saber mais sobre o nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável, visite nosso site: