
A tua loja online de Trail Running!
As nossas categorias
TRAIL RUNNING - O que é?
Trail Running: definição
Trail running é correr na natureza, uma atividade física ao ar livre em terrenos montanhosos, colinas e estradas de terra, com percurso ditado por encostas e depressões naturais. O ambiente desempenha um papel importante, proporcionando uma experiência única, onde ritmo, estilo e dificuldade mudam com o percurso.
As diferenças entre Trail Running e corrida
O trail running difere da corrida de estrada pelo terreno. A trilha acontece na natureza, enquanto a corrida de asfalto é urbana. Correr no asfalto requer apenas sapatilhas e roupas de corrida adequadas. A trilha exige equipamentos adicionais como água, alimentos, bastões, iluminação e mapas, para longos percursos sem pontos de apoio. O treino e a técnica também diferem, o terreno técnico da trilha exige treino para descidas, subidas e caminhos instáveis.
O terreno e o percurso no Trail Running
O trail running ocorre em terrenos variáveis e irregulares: montanhas, serras, matas e estradas de terra batida. Encontrarás solos lamacentos, arenosos, terrenos técnicos com gravilha, pedras, rochas e raízes. O percurso é acidentado, seguindo inclinações naturais, com subidas, descidas, slaloms e desvios acentuados. Pelo menos 80% do percurso total deve ser em estrada de terra e caminhos naturais. Percursos mistos com maior percentual de asfalto são chamados de City Trail, explorando desníveis urbanos.
A técnica e o ritmo da corrida no Trail Running
A técnica de corrida é essencial no trail running, diferente da corrida em estrada devido ao terreno acidentado e inclinações variáveis. O ritmo é mais lento, em média 30 a 90 segundos por quilómetro.
Técnicas para subidas: mãos nos joelhos, tronco inclinado para frente, braços atrás das costas para expandir a caixa torácica. Bastões de trekking auxiliam no impulso e economia de energia em trilhas longas.
Técnicas para descidas: centro de gravidade baixo, joelhos flexionados, passos curtos para manter contato com o solo. Braços abertos para equilíbrio em trilhas íngremes. Bastões de trekking ajudam a desacelerar e a evitar obstáculos.
Nos últimos anos, o número de provas e atletas de trail running tem crescido exponencialmente em Portugal e no resto do mundo.