
Como escolher uma corda de canyoning?
Qual diâmetro? Qual o comprimento? É necessário ser perito para comprar uma corda de canyoning?
Descobre todos os critérios a ter em conta no momento de equipares-te.

A escolha de uma corda de canyoning faz-se em função de 2 critérios principais: o comprimento da corda e o nível/destreza do praticante de canyoning.
O que é uma corda de canyoning?
Em canyoning, as cordas utilizadas são semi-estáticas. Diferentes das cordas dinâmicas utilizadas em escalada ou alpinismo, apenas se utilizam para descer em rappel ou efetuar a subida em corda.
São cordas que possuem um fraco alongamento mas igualmente um poder dinâmico reduzido. Dito de outra forma, estas cordas não são concebidas para absorver uma queda e não serão utilizadas nem em escalada, nem em alpinismo. Este tipo de corda é perfeito para a espeleologia, o canyoning , onde a corda esteja sempre esticada (descida em rappel, subida em corda).
Trata-se de cordas que permitem a descida em rappel conservando o controlo, devido à falta de elasticidade. São, na maioria das vezes, chamadas erradamente por cordas estáticas.
O comprimento
O primeiro critério a ter em conta quando se escolhe uma corda de canyoning é o comprimento desta última. Existem diversos comprimentos de corda pré-cortadas (40m, 60m...), mas é igualmente possível pedir para que a corda seja cortada em função da sua necessidade (corda vendida a metro)...
O comprimento da corda depende da altura das cascatas a descer em rappel.
Regra de segurança: É recomendado ficar com 2 vezes o comprimento da maior cascata a descer no canyon e ter uma corda auxiliar. ExemploExemplo: Se o maior rappel faz 40 metros, preveja então 80 metros de cordas.
Evidentemente, pode ser difícil ter uma corda de 80 metros à mão... pode ser então necessário juntar duas cordas, a descida em rappel efetuando-se num lado (assegurar-se devidamente que as cordas têm o mesmo diâmetro).
Sabias que: A retratação à água de uma corda: após várias descidas de canyoning e vários ciclos de secagem, uma corda perde naturalmente do seu comprimento. É interessante comprar uma corda ligeiramente maior
Truque: Se já tem uma corda, pode ser interessante escolher uma corda de cor diferente.
O nível de prática
Para caraterizar o nível do praticante de canyoning, consideramos dois indicadores-chave:
— a facilidade aquando da descida em rappel
— a facilidade aquando do manuseamento da corda
- ACOMPANHADO / EM FORMAÇÃO
O praticante de canyoning não está 100 % familiarizado com a técnica de descida em rappel.
Que corda escolher?
Uma corda de maior diâmetro terá mais atrito contra o sistema de descida, isto permitirá regular a sua velocidade de descida. Uma corda com um diâmetro de 10 mm ou mais será adaptada.
- FORMADO / AUTÓNOMO
O praticante de canyoning domina as técnicas de descida e procura um meio-termo entre facilidade de manuseamento, controlo da sua velocidade e peso da corda. Antes de mais, procura a segurança e o conforto no manuseamento das cordas.
Que corda?
Uma corda de diâmetro intermédio será então o meio-termo correto para permitir ao utilizador ter um bom controlo da sua velocidade de descida reduzindo o peso da corda e facilitando o manuseamento da corda. Privilegie assim uma corda entre 9 e 10 mm de diâmetro.
- AUTÓNOMO / EFICIENTE
O praticante de canyoning é perito em técnicas de descida. Não quer ficar incomodado com o peso, ser rápido no manuseamento da corda para ganhar eficácia na evolução no canyon.
Que corda?
É então uma corda fina onde a passagem pelo sistema de descida será mais rápido devido ao baixo atrito. Orienta-te para uma corda de 9 mm de diâmetro.
/! Ponto de vigilância: O peso /!
Um critério interessante a ter em conta é o peso de uma corda.
Por ser astucioso levar uma corda adaptada ao comprimento das descidas em rappel, sem excesso de comprimento, pois todo o comprimento adicional é um peso suplementar a carregar na mochila, podendo ser constrangedor em saídas longas.
Encontra a tua corda
A escolha de uma corda de canyoning faz-se em função de 2 critérios principais: o comprimento da corda e o nível/destreza do praticante de canyoning.