Como escolher o seu calçado de ténis de adulto?

COM DÚVIDAS SOBRE COMO ESCOLHER O SEU CALÇADO DE TÉNIS? PARECEM-LHE TODOS IGUAIS? SERÁ QUE PODE USAR O SEU CALÇADO DE PISO RÁPIDO PARA SE IR SUJAR DE LARANJA PARA A TERRA BATIDA? VAMOS RESPONDER ÀS SUAS DÚVIDAS ABAIXO.

TS990 Coral

A escolha do calçado de ténis é feita em função de vários elementos: o nível de prática, os diferentes tipos de terreno mas também a tecnicidade dos produtos. 

O MEU JOGO BASEIA-SE NO MEU JOGO DE PÉS. SE ME MOVIMENTAR BEM, JOGO BEM
- ROGER FEDERER

O nível de prática

TS130

Para uma utilização de nível principiante

Se está agora a começar a descobrir o fantástico mundo do ténis, é possível que queira focar-se mais nas pancadas e na sua respetiva técnica do que em fazer grandes deslocações pelo court.
Tendo em conta esses aspetos recomendamos que considere escolher um dos modelos da nossa gama 100 (TS100, TS110, TS130, TS160).
Em alternativa, as Asics Court Break, ou as Adidas  Courtsmash são também boas escolhas para este nível de utilização.

artengo experiente

Para uma utilização de nível intermédio

Se já dominou a técnica, é hora de começar a explorar todos os metros do court, o que o vai obrigar a maiores e rápidas deslocações, pelo o que vai querer uma sapatilha que ofereça mais conforto, estabilidade, resistência à abrasão e tração ao piso.
A nossa gama 500 (TS500, TS560 e TS590) será a escolha ideal para este nível.
As Asics Gel Game 8 e as Adidas CourtJam Bounce são também alternativas válidas

Artengo intermédio

Para uma utilização de nível experiente

Se procura levar o seu talento para fora do seu clube e começar a competir, precisará de calçado que aguente com a intensidade dos jogos, por isso deve procurar calçado que tenha o máximo de resistência à abrasão, amortecimento e estabilidade, mas ao mesmo tempo mantendo a leveza.
A gama 900 (TS960, TS990) é a escolha certa para o nível experiente.
As Asics Gel Resolution 8 ou as Asics Gel Solution Speed FF também são excelentes escolhas.

Os diferentes tipos de superfície

A escolha do seu calçado é feita igualmente em função do tipo de superfície no qual joga.
A diferença está essencialmente ao nível da sola.

- Escolha um calçado com uma boa tração (composta com "chevrons") se joga em terra batida.
- Para os terrenos duros, prefira uma boa resistência e uma sola resistente. Especialmente se já tiver um nivel avançado, quer uma sola que lhe permita deslizar em piso rápido e fazer outras deslocações agressivas para o calçado sem ficar sem tração ao fim de um mês de uso.
- Se procura calçado que possa utilizar em todos os courts, não hesite em escolher um calçado para  "todas as superfícies" que lhe permitem explorar todas as superfícies de courts de ténis com total confiança.

Na Decathlon, dividimos a nossa oferta em Calçado de Ténis Multipisos e Calçado de Ténis de Terra Batida.

Como escolher o calçado de ténis?

Calçado de ténis multipisos

Tal como o nome indica, este tipo de sola é indicada para vários tipos de court. Em grande parte tem a construção típica duma sola de Calçado para Piso Rápido, mas deixámos uma parte reservada à introdução de "chevrons" na sola para uma tração extra. Desta forma (principalmente nos primeiros meses de uso), pode jogar em qualquer piso com toda a confiança na sua passada, porque a sola vai acompanhá-lo.

Como escolher o calçado de ténis?

Calçado de ténis de terra batida

Estas duas imagens são ambas do nosso modelo TS990, mas apenas com a diferença do respetivo piso. A diferença no padrão do Calçado de Terra Batida salta logo à vista, com o padrão integral em "Chevrons". Este padrão favorece bastante a tração, aspeto esse super importante num piso bastante escorregadio como é a Terra Batida.
Se quiser usar em Piso Rápido também é possivel. No entanto, irá sentir quase tração a mais enquanto a sola estiver nova, efeito esse que se vai perder com o uso.
Este tipo de sola é também indicada para a prática de Padel.

O amortecimento

O amortecimento é essencial para todos os jogadores de ténis, qualquer que seja o seu nível. O ténis é um desporto com apoios muito acentuados que podem tornar-se rapidamente dolorosos para as suas articulações. Por isso pense em escolher um calçado com um bom amortecimento para prevenir eventuais lesões. 

amortecimento calçado

O conforto

O conforto é um trunfo inegável para os jogadores de ténis. O conforto vai depender da forma do calçado, a que chamamos "cano". A palmilha interior assim como o amortecimento no calcanhar ocupam um lugar importante no conforto do calçado. O conforto é um dos elementos mais desenvolvidos no Centro de Investigação e de Desenvolvimento da Décathlon. 

conforto calçado

Em suma, o jogo de ténis é cada vez mais um jogo rápido e muito físico. O jogo de pés é parte fulcral para se ter sucesso, qualquer que seja o nível a que jogue, portanto torna-se mandatório escolher um calçado que o acompanhe e o proteja nesta aventura e montanha russa de emoções que é um jogo de ténis.
Esperamos encontrá-lo num court por esse país fora!
Bons jogos!