Mulher a andar de bicicleta elétrica na cidade

Como escolher uma bicicleta elétrica

Escolher uma bicicleta elétrica pode parecer uma tarefa difícil, mas com as informações corretas, podes encontrar a bicicleta elétrica perfeita para as tuas necessidades. Segue agora as nossas dicas:

Tem sido hábito desde há muito tempo vermos a utilização da bicicleta como meio de transporte. E é cada vez mais frequente vermos o uso da bicicleta elétrica para o transporte diário. São sinais dos tempos, que nos indicam que os hábitos mudaram definitivamente e neste caso, o ambiente ficou a ganhar.

Como funciona uma bicicleta elétrica

Mas não é apenas o ambiente que fica a ganhar, o utilizador também e já vamos ver porquê. Afinal, como funciona uma bicicleta elétrica? Este tipo de bicicleta tem um motor elétrico, daí chamar-se “bicicleta elétrica” e bateria. Têm como função auxiliar o utilizador quando pedala. Esta é uma grande vantagem! Apesar da bicicleta ter uma bateria e o esforço ser diminuído durante o uso, não deixa de ser bom para a saúde uma vez que não vais deixar de pedalar. O motor elétrico ajuda o utilizador em algumas situações, como por exemplo subidas mais exigentes. Nesses momentos, o motor entra em ação e vai auxiliar na subida.

Quais os tipos de motor 

Quando adquires uma bicicleta elétrica, deves ter em atenção vários pormenores. Um deles é o tipo de motor. Existem duas zonas onde eles se encontram. 
Se estiver no eixo pedaleiro é o chamado motor central. Também podes encontrar os motores nos cubos das rodas, traseira ou dianteira.

Homem a andar de bicicleta elétrica com motor no eixo central na natureza

Motor na central 

O motor central é montado no centro da bicicleta, junto ao eixo pedaleiro. Este transfere a força diretamente para a corrente da bicicleta, o que oferece uma sensação de condução mais natural e eficiente. O motor central é ideal para quem procura uma experiência mais próxima à de uma bicicleta convencional.

Bicicleta elétrica na cidade, parte de trás da bicicleta - motor

Motor na roda de trás 

Este motor é encontrado nas bicicletas elétricas mais económicas e é designado de motor de cubo. As bicicletas elétricas com motores atrás são mais usuais do que no eixo central ou na roda da frente. Estes motores são geralmente silenciosos e auxiliam na travagem. 
Uma desvantagem em comparação com a bateria no eixo central é a má distribuição do peso, o que pode gerar alguma dificuldade durante a utilização e exigir mais esforço.

Motor na roda da frente

O motor na roda da frente também origina algum desequilíbrio da bicicleta, uma vez que o peso da bateria é concentrado à frente.
Este motor é igualmente mais económico do que o motor no eixo central.

Baterias e carregamentos 

Outro fator importante numa bicicleta elétrica são as baterias. No fundo, é pela bateria que se vê qual a distância que uma bicicleta pode percorrer. Há uma regra de ouro. Quanto maior for o valor de watts por hora da bateria, maior é a sua capacidade. 
Hoje em dia a maior parte é feita de iões de lítio, mas ainda existem de chumbo – mais pesadas, mas mais baratas. As baterias de iões de lítio são mais leves, duram bastante mais e não viciam. Quanto a carregamentos, podem levar de 3 a 4 horas. As baterias de lítio podem durar 1000 recargas, já as baterias de chumbo não vão além das 400 recargas.

Aluga uma bicicleta elétrica na decathlon 

Ainda tens dúvidas? Testa os vários modelos de bicicleta elétrica durante os dias que quiseres, ou aluga uma para o teu dia-a-dia. Descobre as bicicletas elétricas disponíveis para alugar e escolhe a tua! Muito fácil e rápido.

Aventura-te com a tua bicicleta elétrica e desfruta da natureza ou utiliza-a no teu dia-a-dia, sem grande esforço físico. A bicicleta elétrica vai ajudar principalmente nos momentos onde precisas de fazer mais esforço, como são os casos de subidas acentuadas. Partilha com os teus familiares e amigos e descubram juntos as bicicletas elétricas.