cc tamanho da roupa de dança clássica

Como escolheres o equipamento de ballet

Para sentires o máximo prazer na prática e conseguir realizar os exigentes passos de ballet, o melhor é estares bem equipado/a. E usares equipamento à medida. Vê aqui bons conselhos!

Além das sapatilhas, meias-pontas e pontas, os bailarinos clássicos vestem um equipamento muito específico para o treino na barra e para as piruetas no parquê.

Maillots, collants, saias… Incontornáveis da prática, que devem ficar perfeitamente à medida para não gerar incómodos em principiantes e avançados nos seus movimentos e encadeamentos.


E assim estarás pronto(a) e perfeitamente equipado(a) para os treinos na barra e para os encadeamentos com música. E quanto a ti, quais as tuas dicas para selecionares a roupa perfeitamente bem adaptada à tua morfologia? Ficamos à espera dos teus testemunhos!

mailot ballet

O maillot: nem demasiado apertado, nem demasiado largo!

Para escolheres corretamente o tamanho da roupa de ballet, uma só palavra de ordem: conforto! 

Vamos ajudar-te a ter as ideias um pouco mais claras quanto à escolha dos tamanhos dos diferentes elementos.

O maillot é um incontornável da roupa da bailarina. Existem diferentes modelos e diversas cores, a escolher geralmente de acordo com o nível de prática e as preferências. O maillot deve no entanto ficar mesmo justo ao corpo do praticante. O tecido deve ficar esticado, nem demasiado apertado, nem demasiado largo. Não deve deixar marcas vermelhas nos ombros, por exemplo, ao despir.

Alguns movimentos para testar

O maillot não deve assim nunca incomodar a bailarina na sua prática. E uma ida ao provador para experimentar é por isso praticamente inevitável! Para verificar se o tamanho é o correto, há que garantir que o tecido não forma pregas, mas também que não está demasiado esticado. Para ter a certeza, podes fazer alguns movimentos de teste, como levantar um braço, rodar uma das pernas ou inclinares-te para a frente. 
O maillot, que geralmente contém uma parte de elastano, deverá permitir a boa realização dos movimentos, proporcionando o conforto necessário sem sair do sítio.

cc tamanho da roupa de dança clássica

Collants: não podem escorregar!

Além do maillot, os collants devem também corresponder na perfeição ao tamanho da/o bailarina/o.
Existem diferentes modelos, alguns com pés, que se vestem por baixo do maillot, outros sem pés, que se vestem por cima. À semelhança do maillot, os collants devem ficar perfeitamente à medida, nem apertar demasiado, nem ficar demasiado largos, não podem escorregar permanentemente nem formar pregas. Durante uma aula de dança, não podes passar o tempo todo a puxar os collants quando escorregam. Devem ficar simplesmente bem justos e manterem-se no sítio. Uma vez mais, não deves por isso hesitar em experimentar para verificar!

A saia: apoiada nas ancas!

Por fim, depois do maillot e dos collants, vem a saia. Nem todos os professores exigem que se uses uma saia. É no entanto autorizada nalgumas escolas e as bailarinas gostam normalmente de a usar. É uma questão de estilo. À semelhança dos outros componentes da roupa de ballet, a saia deve estar perfeitamente à tua medida e deve ficar ao nível da tua cintura. Deve ficar apoiada nas ancas, sem apertar nem comprimir. E não te esqueças de experimentar para escolheres o tamanho ideal!