Que tipo de bicicleta escolher?

Para os praticantes principiantes ou ocasionais pode ser difícil devido a toda a variedade de ofertas e bicicletas apresentadas. Este pequeno guia destina-se a ti para facilitar a tua escolha. Como escolher a tua bicicleta de forma correta?

riverside

Primeiramente, a escolha de uma bicicleta depende da sua finalidade. Pretendes circular na cidade, no campo ou em terrenos montanhosos? Pretendes percorrer grandes distâncias regularmente? O ideal será definires o uso que vais dar à bicicleta para que possas escolhê-la de forma adequada:

• BICICLETA DE BTT

• BICICLETA DE TREKKING

• BICICLETA DE CIDADE

• BICICLETA DE ESTRADA

• BICICLETA DE CRIANÇA

Bicicleta de btt

A bicicleta todo-o-terreno é, como o nome indica, a bicicleta ideal para te aventurares fora da cidade e dos percursos habituais. No entanto, atualmente, também existem diversas BTT concebidas para uma ampla variedade de modalidades e utilizações.

Mas qual deves escolher? Precisas de uma suspensão dianteira robusta? Uma bicicleta com suspensão total, uma BTT leve, com pneus largos?

Para passeios em família ou para a prática desportiva, as nossas Bicicletas BTT geralmente vêm equipadas com suspensão dianteira e, por vezes, traseira.

- A suspensão dianteira proporciona um certo conforto, absorvendo os solavancos causados pelo terreno e transmitindo toda a força aplicada nos pedais diretamente para a transmissão.
- A suspensão total, com um amortecedor no quadro, oferece maior conforto em terrenos mais acidentados, mas as suas desvantagens estão relacionadas com o preço, o peso e uma ligeira redução na potência de pedalagem. Quando pedalas, aplicas pressão nos pedais para mover a bicicleta, mas ao mesmo tempo, comprimes ligeiramente o amortecedor - é o chamado 'efeito de bombeamento'. Uma BTT com suspensão total é interessante se pedalares em terrenos difíceis.
- O All Mountain envolve descer montanhas a grande velocidade, realizar saltos e, se te sentires à vontade, até acrobacias. As bicicletas AM são equipadas com suspensões totais e têm grande curso (mais de 140mm), já que precisam de absorver os impactos.
- As bicicletas XC são sujeitas a provas rigorosas e devem ter alta eficiência, portanto, devem ser extremamente resistentes e leves. Opta por uma BTT com travões de disco, mais eficazes do que os travões 'v-brake' em descidas longas.

Conselho da DECATHLON: O All Mountain é uma prática perigosa. Não tentes ultrapassar obstáculos ou andar em trilhos onde não te sintas à vontade! Recomendamos sempre o uso de um capacete, uma vez que as quedas são muito prováveis!

Que tipo de bicicleta escolher?

Bicicleta de trekking e de cidade

Se andares na cidade, no campo, na estrada ou em trilhos curtos, a bicicleta de trekking é a ideal para ti. Para aqueles que pretendem praticar desporto e, acima de tudo, divertir-se em passeios de bicicleta sem se cansarem, a bicicleta de trekking leva-te a qualquer lugar: é a bicicleta polivalente.

Conselho da DECATHLON:
Ao pedalares em muitas estradas e caminhos, há uma maior probabilidade de os pneus encontrarem espinhos ou pequenas pedras que furarão a câmara de ar. Leva sempre contigo o equipamento necessário para reparar eventuais furos! (desmonta-pneus, remendos, câmara de ar…). Se quiseres ir para o trabalho, fazer compras, encontrar-te com os teus amigos, sempre de bicicleta, então a bicicleta de cidade é a ideal para ti!
Estas bicicletas têm rodas grandes e pneus bastante finos, sendo perfeitas para circulares facilmente e com conforto no asfalto. Permitem ainda montar um cesto ou bolsas para transportar os teus pertences. São bicicletas confortáveis e geralmente bem equipadas. As bicicletas de cidade devem ser práticas e eficientes!

Conselho da DECATHLON:
Para evitar o furto da bicicleta na cidade, mesmo que te ausentes durante alguns minutos, prende-a sempre com um ou mais cadeados!
Se puderes, leva a tua bicicleta para casa para a guardares também à noite, pois nenhum cadeado pode assegurar totalmente a segurança da tua bicicleta contra roubo.

Que tipo de bicicleta escolher?

Bicicletas de estrada

As bicicletas de corrida e de estrada são feitas para praticantes de desporto como tu, que desejam ir mais longe e mais rápido. Em geral, a bicicleta de estrada possui rodas 700 (ou de 28 polegadas) e pneus muito finos, para reduzir o atrito no asfalto e, assim, permitir-te andar mais rapidamente e com boa estabilidade na estrada. A bicicleta deve ter um conjunto de velocidades (pelo menos 2 pratos dianteiros com 18 ou mais velocidades) para que possas pedalar ao teu próprio ritmo em qualquer subida ou descida.

Os selins também são finos para proporcionar conforto em percursos longos. Por fim, o peso da bicicleta é um dos fatores mais importantes, porque quanto mais leve for a bicicleta, mais fácil será impulsionar e acelerar. A leveza também aumenta os custos, especialmente para os praticantes mais exigentes. Existem quadros de bicicleta feitos de carbono, robustos e leves, mas muito mais caros do que os de alumínio que equipam as tradicionais bicicletas de estrada.

Conselho da DECATHLON:
As bicicletas de estrada estão disponíveis em diversos tamanhos, cada um adaptado a uma altura específica, para garantir uma postura confortável. Ao escolher o tamanho certo da bicicleta e ajustar o selim à altura correta, deverás ser capaz de percorrer distâncias com facilidade!

Que tipo de bicicleta escolher?

Bicicletas de criança

As crianças merecem o que há de mais fiável e robusto para descobrirem a prática de bicicleta com toda a segurança. Dependendo da altura e da idade do jovem praticante, estão disponíveis várias bicicletas especialmente concebidas para que tu te divirtas, pedales e andes com tranquilidade. Os mais pequenos têm rodas de apoio incluídas nas bicicletas para aprenderem a equilibrar-se e dar as primeiras pedaladas.

Conselho da DECATHLON:
Porque a segurança é fundamental, deves usar sempre um capacete de proteção! Existem capacetes especialmente concebidos para crianças, adequados à sua altura, que oferecem maior segurança!

Que tipo de bicicleta escolher?