Dick Advocaat conduziu a seleção holandesa ao Mundial de 1994, naquela que seria a primeira das suas três passagens como selecionador nacional. Surgia uma equipa nova e empolgante, com um ataque eletrizante liderado por Dennis Bergkamp, que dois anos antes se tinha revelado no Campeonato da Europa.
O avançado confirmou a sua reputação ao marcar 3 golos, enquanto a Holanda avançava com dificuldade na fase de grupos e depois eliminava a República da Irlanda na segunda ronda. O Brasil foi o temível adversário nos quartos de final e, quando Bebeto marcou aos 63 minutos para colocar os sul-americanos a vencer por 2-0, parecia que o torneio tinha terminado para a Oranje.
Em apenas 60 segundos, Bergkamp reduziu a desvantagem e, 12 minutos depois, Aaron Winter empatou. Foi preciso um magnífico livre de Branco para garantir a vitória do Brasil num dos jogos mais memoráveis do torneio.