De saída para uma surf trip?
lista dos itens indispensáveis!

A preparação do material e do equipamento de surf é a primeira etapa antes de iniciar uma surf trip. Quais os itens indispensáveis para levar numa surf trip?

surf_trip_voyage

Regra nº 1: fazer uma surf trip com pouca bagagem

Quer viajes de carro, de comboio ou de avião, a complicação do transporte é a mesma: um saco para pranchas demasiado cheio, uma mochila a rebentar pelas costuras e demasiado pesada que estragam o início da sua aventura... Além disso, cá entre nós, sabemos que vai usar a mesma t-shirt durante toda a surf trip. Assim sendo, antes de iniciares a preparação do seu saco, tem presente apenas UMA única regra: viaja de forma leve!

A check-list que te vai permitir livrares-te do equipamento supérfluo, sem esqueceres o essencial para evitar que passes a tua surf trip constrangido na praia a observar as ondas:

Lista para a água:

A prancha de surf

Está sujeito a uma possível alteração das previsões de surf durante a tua surf trip. Para aproveitares e divertires-te nas ondas à disposição, independentemente das condições, leva duas pranchas de surf contigo:

- uma prancha de surf larga com volume como uma longboard para surfar em ondas pequenas.

- uma prancha de surf mais estreita como uma shortboard ou uma bodyboard para surfar em ondas ocas e potentes.

Não há espaço suficiente no carro para levar tudo? Opta por uma prancha intermédia e polivalente: a prancha de surf de espuma eficaz!

De saída para uma surf trip: lista dos itens indispensáveis!

O fato de neoprene

Pode ser útil levares dois fatos de neoprene, nomeadamente pelo conforto de vestir um fato seco entre duas sessões e também em caso de alteração repentina das condições climáticas. Informa-te acerca da temperatura da água no spot de destino. Esta informação ajudar-te-á a escolher corretamente a espessura do neoprene do teu fato. Na meia-estação, tens a opção de dois fatos de neoprene:

- um fato de neoprene 4/3mm: se és friorento e privilegia o conforto térmico

- um fato de neoprene 3/2mm ou shorty 2/2mm: que privilegia a liberdade de movimentos se a temperatura da água ultrapassar os 17°C.

botins e luvas de neoprene: se vais para uma surf trip em águas frias ou num reef break (para não ficares com os pés arranhados ao sair da água, leva um par de botins de surf de neoprene).

combinaison_surf_olaian

O leash de surf

Não há nada pior do que partir o leash de surf durante a sessão sem ter um leash sobresselente para uma eventualidade. Leva 3 leashes de surf com comprimentos diferentes de acordo com as pranchas com que vais surfar.

olaian_surf_leash

As quilhas de surf

A última coisa que queres que aconteça é perder uma das quilhas e ser obrigado a ficar o resto da sessão na praia a ver os teus amigos divertirem-se nas ondas sem si. Tal como recomendado para prevenir uma rutura do leash, sê precavido e leva contigo:

um conjunto de quilhas adicional. É ainda mais importante se o teu spot é um reef break e se encontra distante de lojas de surf.

um conjunto de quilhas diferente para diversificar as possibilidades da tua prancha de surf.

A wax

Uma vez que são indispensáveis para surfar e ocupam pouco espaço leva várias barras de wax para a surf trip. No entanto, tem o cuidado de escolher a wax adequada à temperatura da água do spot de destino.

Um par de pés de pato de bodyboard

As condições de surf podem não corresponder às anunciadas no site de previsão. Porque não aproveitar para descobrir o bodysurf? Um par de pés de pato de bodyboard na bagageira do carro é por isso bem-vindo.

palmes_bodyboard_olaian

Os tampões de ouvidos

Os tampões de ouvidos podem ter duas funções na surf trip: proteger os ouvidos de possíveis entradas de água (e evitar o risco de exostose) e dormir durante a viagem ou em hosteis demasiado ruidosos.

 Um fato de banho ou calções

Opta por um fato de banho concebido para surfar e que resiste ao longo de toda a viagem à potência das ondas em vez do fato de banho de praia.

maillot_surf_olaian

O protetor solar / a licra solar / o chapéu 

Se as ondas são boas, é difícil resistir ao apelo do surf... Assim, não te esqueça de te proteger com um protetor solar à prova de água de hora a hora, veste uma licra solar se a temperatura da água o permitir, usa um boné ou um chapéu e não pratiques mais de 2 horas.

Lista fora da água:

A capa para prancha de surf

Quanto mais espaço o material ocupa na capa de surf, mais bem protegido fica dos impactos. É fundamental que evites deixar demasiado espaço livre na capa de surf: usa plástico de bolha de ar e o teu equipamento de surf (fatos, toalhas, poncho, roupa) como proteção. Posteriormente, usa uma destas capas consoante a tua prática e o teu destino de surf trip:

- uma capa para prancha de surf com correia de transporte: ideal se fores percorrer vários quilómetros a pé ou de bicicleta pelas dunas antes de chegar ao spot, como as Landes.

- uma capa para prancha de surf de viagem: se levares várias pranchas de surf e viajares de avião.

- uma capa para prancha de surf de tecido extensível: não protege o teu material dos impactos mas tem a vantagem de ser leve e pouco volumosa, sendo por isso ideal no caso de viajares num carro pequeno ou de bicicleta. Esta capa protegerá também eficazmente a prancha do sol e protegerá os assentos do carro da wax e da água salgada.

Conjunto de reparação de prancha de surf

Ninguém está livre de estragar a prancha de surf durante uma surf trip. Se o spot de surf é distante, pode ser difícil encontrar um shaper que a possa reparar. Assim, não te esqueças de levar o teu conjunto de reparação de prancha de surf em resina epóxica ou de poliéster. Como é compacto, ocupa pouco espaço na mala e é fácil de utilizar pois o endurecimento da resina acontece ao expor simplesmente a prancha aos UV.

Uma chave de quilhas

Recomenda-se levar várias chaves de quilhas já que são muito pequenas e por isso muito fáceis de perder durante a surf trip.

Um balde/saco para fatos

- a utilização de um balde para fatos de plástico é muito prática para transportar o fato molhado e evitar que pingue na bagageira do carro. Outro aspeto prático: retirar o fato de neoprene em pé no balde permite evitar que o fato se estrague ou fique com areia devido ao piso do parque.

- O saco à prova de água permite também transportar o fato molhado às costas de um spot para outro.

Um poncho e/ou uma toalha

Existem diferentes técnicas para mudar de roupa no spot, mas, a menos que tenha a possibilidade de trocar de roupa sem teres de te contorcer dentro do carro, a melhor forma de trocar de roupa é a dupla poncho e toalha.

poncho_surf_pratique