A raquete é um elemento composto por duas partes, cabeça e punho. Na hora de comprar a sua nova raquete de Padel é importante adequar a escolha ao seu tipo de jogo e condição física. Existem 3 características que deve ter em conta:
Peso: Há raquetes de Padel de diferentes pesos. Raquetes mais leves permitem-lhe uma maior velocidade e melhor resposta na rede. Por outro lado as raquetes mais pesadas são mais difíceis de manusear mas dão maior potência.
Rigidez: Ao jogar com uma raquete de Padel mais rígida terá maior potência e perderá um pouco de controlo, com uma raquete mais macia ocorrerá o contrário. Por norma quem tem um jogo mais agressivo e uma melhor condição física prefere uma raquete mais rígida. Por outro lado quem opta por uma raquete que lhe dê mais saída na rede e lhe permita mais facilmente defender no fundo do campo, prefere uma raquete de padel mais macia.
Forma: Existem 3 formas principais de raquetes de padel. Redondas, em diamante e em lágrima.
As raquetes com a cabeça redonda são raquetes que têm normalmente o ponto ideal de batida mesmo no centro da raquete e a distribuição do peso mais sobre o punho da raquete. Esta característica dá-lhe um maior controlo e tolerância sobre a pancada. Por norma este é formato ideal para quem se quer iniciar no Padel.
As raquetes com a cabeça em forma de diamante são raquetes em que o seu manuseamento é mais exigente pois a distribuição do peso está mais sobre a extremidade da raquete. Esta característica faz com que estas raquetes de padel sejam ideais para o jogador em competição que procura uma raquete de padel cujo principal benefício é a potência.
As raquete de padel com a cabeça em lágrima são um intermédio entre os dois modelos descritos anteriormente. Nestas a distribuição do peso está sobre o meio da raquete o que lhes confere um bom compromisso entre controlo e potência.