Unselected
Como escolher a bola de voleibol?

Como escolher a bola de voleibol?

Ao falarmos de voleibol, é frequente falarmos da bola, e nem sempre é fácil encontrar a mais adequada para cada praticante. Quer seja principiante na prática ou experiente, cada bola tem as suas próprias características para responder ao seu nível de prática. Uma bola não se escolhe facilmente. Um pouco de tempo e alguns critérios irão ajudá-lo/a a escolher a sua preciosidade. Siga o guia!  

Unselected

O seu nível de prática 

Partimos do princípio que, ao contrário de outros desportos coletivos, no voleibol quase todas as bolas são do mesmo tamanho. Portanto, é principalmente o seu nível de prática que vai determinar a sua bola de voleibol. Ao falar de quase o mesmo tamanho, note que pode encontrar nos treinos bolas de tamanho 4 com um diâmetro entre 18 e 20 centímetros, mas em jogo terá obrigatoriamente uma bola de tamanho 5 (oficial), cujo tamanho se situa entre 20 e 22 centímetros.

Como escolher a bola de voleibol?
Como escolher a bola de voleibol?

Principante

Ao praticar uma vez por semana, o/a praticante de voleibol precisará de uma bola que conjugue a leveza, para facilitar a aprendizagem, e um toque de bola confortável durante as trocas.

O SEU NÍVEL DE PRÁTICA 

Intermédio

Resistência para o/a nosso/a praticante avançado. Ao jogar duas a três vezes por semana, opte por uma bola durável.

O SEU NÍVEL DE PRÁTICA 

Experiente

Estabilidade no ar, três palavras para definir as necessidades de alguém que pratica, pelo menos, três vezes por semana.

Unselected

Deve ter a idade em conta

Embora as bolas tenham o mesmo tamanho, não têm todas o mesmo peso estando o mesmo indicado nas bolas. As crianças praticantes de voleibol são as principais visadas neste critério. Três pesos estão oficialmente definidos pela Federação Portuguesa de Voleibol:

1) As crianças de 6 a 9 anos precisam de uma bola com peso entre 200 e 220 gramas;
2) Para os praticantes de 10 a 14 anos, partimos de um peso entre 230 a 250 gramas;
3) Por último, e geralmente a partir dos 15 anos, recomenda-se a bola com peso oficial, entre 260 gramas e 280 gramas.

É certo que todos estes elementos não têm em conta o enchimento da bola, outro elemento essencial para um bom jogo, que passa por um enchimento entre 294 e 318 millibars.

Unselected

Qual é o material indicado?

Espuma, poliuretano, couro sintético, tantos materiais e palavras complicadas que o/a acompanharão na sua prática. Explicamos tudo!   
Se é principiante no voleibol, as bolas de voleibol com uma camada em espuma foram feitas para si. E então porquê? Começar a jogar voleibol é, acima de tudo, aquecer os antebraços no contacto com a bola. É como dizer que uma bola com revestimento em espuma suave será bem recebida pelo seu corpo. E talvez também manguitos de voleibol, para nunca mais ter de recear o contacto da bola.  
Se é praticante avançado/a, o couro sintético é adequado para si. O toque de bola é seguro e duro, o que aperfeiçoará o seu jogo. Não lhe prometemos um smash em cada ataque, mas sim uma trajetória claramente melhorada!  
Se é um/a praticante experiente, recomendamos o couro sintético em microfibra. O que é isso? É uma bola com uma superfície alveolar para uma trajetória ideal e uma precisão digna do seu nível de prática. Sim, são os pequenos orifícios que sentimos nas nossas bolas !   

 Tenha em atenção que no voleibol de praia é diferente!

Como escolher a bola de voleibol?