Escolher uma mochila: critérios a ter em conta

Neste guia encontrarás tudo o que precisas de saber sobre mochilas de caminhada e trekking para levares os teus pertences comodamente.

Escolher uma mochila:critérios a ter em conta

Quando praticas caminhada ou trekking, pode durar de várias horas a vários dias, dependendo dos percursos escolhidos. Quer vás sozinho, com a família ou amigos, todos devem ter uma mochila cuidadosamente escolhida.

Como escolher uma mochila?

Para se poder fazer caminhada ou trekking em ótimas condições, é essencial estar bem equipado. Neste artigo, encontras todas as informações importantes em função das atividades e os critérios a ter em conta. 

1/ Os diferentes tipos de atividade

Depois de analisar os diferentes tipos de atividade, poderás ter uma ideia inicial da mochila que vais precisar. Para escolher a mochila certa, terás também de olhar para as características que iremos abordar mais à frente neste artigo.

Mochila de caminhada rápida

Caminhada rápida, como o nome indica, é caminhada a um ritmo rápido. É uma alternativa ao trekking ou à caminhada, que são atividades mais lentas.

As mochilas são ultra-leves, pequenas e ajustadas ao corpo o mais possível.

Escolher uma mochila de caminhada rápida

Mochila para caminhadas curtas

Estas mochilas têm uma capacidade entre 10 a 32 litros. São perfeitas para o dia-a-dia e pequenas caminhadas.

Escolher uma mochila de caminhada

Mochilas para caminhada e caminhadas de longa distância

Estas mochilas têm uma capacidade entre 40 a 60 litros. Perfeitamente adaptadas para as tuas viagens nas montanhas, poderás levar todo o teu equipamento de caminhada preservando ao mesmo tempo o máximo conforto de transporte. Podes facilmente transportar os teus lanches, um cantil ou bolsa de água, e roupa extra.

Escolher uma mochila de caminhada

Mochilas para caminhadas de vários dias

É importante escolher uma mochila que seja confortável e bem equilibrada, pois irás transportá-la em longas distâncias e em terrenos acidentados. Certifica-te de que a mochila tem alças de ombro e correias na anca bem colocadas para distribuir o peso uniformemente e evitar pontos de pressão. Verificar também se a parte de trás da mochila está bem acolchoada e ventilada, para que possa respirar melhor e permaneceres fresco enquanto a estás a usar.

Escolher uma mochila de trekking

Que mochila escolher para um trekking de 5 dias?

Para um trekking de 5 dias, será necessária uma mochila média a grande, entre 40 e 80 litros. Uma mochila deste volume permite-te transportar tudo o que precisas para o teu trekking, como uma tenda, um saco-cama, comida, uma muda de roupa, etc.

É também importante escolher uma mochila que seja resistente à água, especialmente se planeias fazer caminhadas em áreas onde possa estar a chover. Escolhe uma mochila com capa de chuva incluída, ou compra um poncho ou uma capa de chuva para a tua mochila.

Por fim, se planeias transportar a tua mochila durante longas horas, pode ser útil ter um sistema de hidratação incorporado (uma bolsa para um cantil ou bolsa de água). Isto irá ajudar-te a beber facilmente.

2/ Fatores a ter em conta

A escolha de uma mochila de montanha é crucial para o teu conforto e bem-estar quando fazes caminhada na montanha. É importante considerar vários critérios para ter a certeza que fazes a escolha certa. Antes de mais, existem os critérios básicos: capacidade, peso e conforto. Depois de aplicar estes 3 critérios de acordo com as tuas necessidades, será interessante analisar a compartimentação, características técnicas, tamanho e opções que as mochilas apresentam. O uso da mochila é diferente para todos, por isso, demora o tempo necessário para encontrares a que melhor te convier.

A) Critérios básicos

Capacidade

A capacidade de armazenamento de uma mochila é medida em litros. Quanto maior for a capacidade, mais poderás levar contigo. É importante escolher uma mochila que tenha a capacidade certa para as tuas necessidades e a duração da tua viagem ou caminhada. Se vais fazer uma viagem de vários dias, precisarás de uma mochila de grande capacidade, enquanto que uma mochila de pequena ou média capacidade será suficiente para uma viagem de um dia.

Peso - Qual deve ser o peso da minha mochila?

O peso da tua mochila é uma consideração importante, especialmente se planeias transportá-la em longas distâncias. Uma mochila mais leve permite-te reduzir o peso total da tua carga e facilita-te a movimentação. No entanto, não negligencies a resistência e durabilidade da mochila em favor da leveza. É importante encontrar um equilíbrio entre estes diferentes critérios para teres a certeza de ter uma mochila que satisfaça as tuas necessidades.

Conforto

O conforto é uma consideração fundamental na escolha de uma mochila, especialmente se planeias usá-la por longos períodos. Para assegurar um conforto ótimo, é importante verificar se a mochila tem alças de ombro e correias nas ancas bem colocadas para distribuir o peso uniformemente e evitar pontos de pressão. Além disso, a parte de trás da mochila deve ser bem acolchoada e ventilada para uma boa circulação de ar e para eliminar a transpiração. Estas características permitem uma melhor respirabilidade e mantêm-te mais fresco enquanto usas a mochila, o que irá contribuir muito para o teu conforto de transporte.

B) Compartimentos e bolsos

Quando se trata de escolher a mochila certa, cada detalhe tem de ser tido em conta. Um dos fatores mais importantes na tua decisão é a composição da mochila. Deves optar por numerosos bolsos ou por um modelo minimalista? Pessoas diferentes têm preferências diferentes. Apesar destas duas escolas de pensamento, apresentamos aqui os diferentes tipos de bolsos e compartimentos que podes escolher para a tua mochila.

Os bolsos permitem-te organizar os teus pertences de uma forma ótima, para que tudo esteja ao teu alcance, sem teres de procurar durante muito tempo quando precisas de um item em particular.

Escolher uma mochila:OS bolsos

Bolso superior

Colocado no topo da mochila, na secção que cobre a sua abertura, o bolso superior é recomendado para armazenar itens leves aos quais precisas de aceder frequente e facilmente em qualquer altura. Normalmente, poderás colocar aí a tua carteira, óculos de sol ou possivelmente uma proteção contra a chuva.

Escolher uma mochila:OS bolsos

Bolsos laterais

Presente na maioria das mochilas para caminhada e trekking, os bolsos laterais são geralmente utilizados para cantis ou garrafas de água. Tal configuração é favorecida pela sua acessibilidade. De facto, os bolsos laterais dar-te-ão acesso fácil à tua garrafa, para que te possas hidratar em qualquer altura sem teres de tirar a mochila. Nota que também poderás encontrar em alguns dos modelos mais intuitivos, um bolso lateral orientado a 45°, que te permite alcançar mais facilmente a tua garrafa.

Escolher uma mochila:OS bolsos

Bolso frontal

O bolso frontal pode assumir muitas formas, embora na maioria das vezes seja em malha de rede. Não é muito espaçoso e normalmente permite guardar acessórios de vestuário tais como luvas ou um chapéu.

Escolher uma mochila:OS bolsos

Bolso de cinto

Estes estão disponíveis em certos modelos de mochilas e são recomendados para objetos que não sejam algo volumosos e que pretendemos alcançar facilmente. Estamos geralmente a falar de telemóveis, auscultadores ou mesmo de lenços.

C) Características técnicas das mochilas

A tua mochila deve corresponder às tuas expetativas em todos os aspetos. Apresentamos-te agora as características técnicas que devem ter para uma atividade em condições otimizadas. Identificámos duas propriedades principais que não deves negligenciar na tua escolha.

Impermeabilidade

As caminhadas ao longo das estações podem expor-te às mudanças do tempo, tais como a chuva. Para manter os teus pertences secos durante toda a caminhada ou trekking, é essencial que a tua mochila seja impermeável. Para tal, deves escolher um tecido resistente à água.Para uma ótima eficiência, podes adicionar uma capa de chuva ao teu equipamento, desde que escolhas a capacidade certa.

RESPIRABILIDADE

Caminhada e trekking são atividades físicas que podem ser relativamente intensas. Tanto no Verão como no Inverno, estas atividades podem contribuir para um aumento da transpiração durante o esforço, especialmente nas costas. A tua mochila, cobrindo todas as tuas costas, pode fomentar esta sensação desagradável de humidade. Para contrariar este fenómeno, é essencial escolher um modelo respirável que seque rapidamente. Para uma eficiência ótima, podes optar por um sistema de malha, o que limita muito o contacto entre a mochila e as costas.

D) Tamanho da mochila

Ao escolher o tamanho de uma mochila para caminhada, é importante ter em conta a forma do teu corpo. O tamanho da mochila deve ser adaptado às tuas costas. É medido desde a base do pescoço até às ancas e a correia abdominal deve ser confortável nas ancas.

Escolher o tamanho de uma mochila

Escolhe uma mochila adaptada à forma do teu corpo

Como mencionado anteriormente, existem diferentes formas e tamanhos de mochilas. Se estes critérios dependerem principalmente da utilização que lhe for dada, devem também ter em conta a forma do corpo da pessoa que a usa. De facto, de um modelo para outro, o posicionamento das alças dos ombros é suscetível de variar, o que por vezes pode levar a um certo desconforto, dependendo da forma do corpo. Idealmente, pode ser aconselhável experimentar o modelo em questão para ter a certeza de não sentir qualquer desconforto durante a viagem.

Como podes ver, a escolha da mochila também dependerá da pessoa que a vai transportar. Um homem, uma mulher ou uma criança não escolherão os mesmos modelos. Em termos de tamanho e condição física, estes critérios não devem ser negligenciados.

E) Opções

Especialmente concebidas para te acompanhar nas tuas caminhadas e trekking, as mochilas apresentam várias opções, que variam de um modelo para outro. Há várias características principais que podes escolher, dependendo das tuas preferências e do tipo de caminhada que fazes.

Opções importantes para a tua mochila

Tipo de fixação

Transportar o teu equipamento de caminhada pode, por vezes, ser complicado. Não só requer um certo nível de aptidão física, como pode não se manter no lugar durante a tua atividade. Por esse motivo, ao escolheres o teu equipamento, deves ter em atenção o tipo de fixação fornecida. Para um conforto ótimo, especialmente em percursos longos, recomendamos alças grossas e largas que não causem desconforto. Para um melhor ajuste, também se pode optar por um cinto e uma correia peitoral. Estes dar-te-ão a melhor estabilidade possível durante as tuas caminhadas.

Opções importantes para a tua mochila

Tipo de armazenamento

Como mencionado anteriormente, a tua mochila de caminhada pode ter vários bolsos (frente, lado, etc.) para organizar os teus pertences da melhor forma possível. Além disso, poderás também encontrar compartimentos internos que te ajudarão a armazenar os teus diferentes equipamentos.

Quando se trata de armazenamento, é também importante considerar como podes armazenar a tua mochila e o teu equipamento de caminhada. Alguns modelos podem ser mais desmontáveis do que outros para que possas guardar a tua mochila facilmente quando não está a ser utilizada

3/ Mochilas de criança

As mochilas de caminhada para crianças são adaptadas à forma do corpo e costas dos jovens caminhantes. Algumas mochilas são até ajustáveis e podem ser adaptadas à medida que a criança cresce.

Escolher uma mochila de caminhada para criança

4/ 10 anos de garantia

Porque a tua mochila de caminhada é a tua companheira mais fiel, fazemos tudo o que podemos para garantir que ela fica contigo! Testes de resistência à abrasão, testes de rasgamento, testes UV de resistência à cor, testes de lavagem, testes de impermeabilização... Graças a uma série exigente de testes em laboratório, podemos validar a durabilidade dos nossos componentes (tecidos, espumas, etc.). Também testamos os nossos produtos acabados para verificar a resistência das uniões. As mochilas são então carregadas com pesos e presas a um modelo que recria os movimentos de um caminhante, milhares de vezes.