Exercício 1 / desbloqueamento articular e desperta muscular / 5 minutos
- Antes de por o corpo a mexer, é preciso ter a certeza que as principais articulações (tornozelos, joelho, anca, ombros, pulso, cervicais) estão preparadas. Para isso, é importante « desbloqueá-las » corretamente da maneira seguinte:
1. para cada articulação, efetue rotações durante 2x10’’ alternando o sentido. Para a anca, pense também em fazer ligeiras torções da bacia, e movimentos das costas (sem forçar e lentamente, a perna direita deve ir ao encontro da mão direita a meia-altura, e vice-versa)
2. um desbloqueamento em maior profundidade tal como rotações exterior/interior e interior/exterior de cada perna.
3. para um acordar propriocetivo* e assim um aquecimento dos músculos que estão ligados ao suporte dos tornozelos (articulação mais solicitada no badminton), experimente manter-se em equilíbrio sobre cada pé durante 15 segundos. Se o exercício for demasiado fácil, faça o mesmo mas com os olhos fechados, ou peça ajuda a um colega para o desequilibrar com leves empurrões nos ombros, e isto em várias direções
* A proprioceção designa a perceção, consciente ou não, da posição das diferentes partes do corpo.
- Antes de passar para a corrida e de pôr em marcha o sistema cardio-vascular, é importante acordar lentamente os músculos que têm o papel mais importante nas suas deslocações sobre o terreno quadríceps e ísquio-tibiais). Para isso vamos realizar alongamentos na forma « contrair/relaxar », que permitirão aumentar pouco a pouco a temperatura dos músculos, ou seja:
1. Alongamento ligeiro do quadrícep durante 6 segundos, e contração do quadrícep, sempre em posição de alongamento com a mão a segurar o tornozelo. Repetia 3 vezes para cada perna.
2. Igual para os ísquio-tibiais, que pode alongar colocando o calcanhar no chão ou sobre um banco ou outro. Contraia o músculo tentando colocar o calcanhar no chão.
Agora que o seu corpo está desbloqueado e os músculos começam a aquecer, podemos passar para um acordar muscular mais intenso que acompanha o trabalho do sistema cardio-vascular.