Materiais: de que é feito um stick de hóquei?
Antigamente, a maior parte dos sticks de hóquei em campo era em madeira. Presentemente, os sticks são em madeira, carbono, kevlar, fibra de vidro, aramida, com inovações constantes.
Antigamente, a maior parte dos sticks de hóquei em campo era em madeira. Presentemente, os sticks são em madeira, carbono, kevlar, fibra de vidro, aramida, com inovações constantes.
Madeira - os sticks básicos de hóquei, a maioria deles para crianças de nível principiante, são em madeira. Muitos deles são reforçados com fibra de carbono, mas o volume principal do stick é em madeira. Isto torna o stick mais suave nas mãos ao receber e passar a bola, mas reduz a potência ao rematar. Tendem a ser muito mais baratos e um bom ponto de partida quando se começa a jogar. São ótimos para principiantes.
Fibra de vidro - encontra-se em sticks de gama média e proporciona mais potência do que a madeira, sem perder muito conforto. Geralmente, a quantidade de fibra de vidro varia entre 30% a 70% num stick de gama média. É ótimo para praticantes em evolução e é frequentemente utilizado como stick secundário quando o praticante está adaptado ao desporto.
Carbono - a teoria defende que, quanto mais carbono o stick tiver, maior será a potência transferida para a bola. Isto é verdade, mas o carbono não é tudo. Quanto mais elevado for o teor de carbono, mais difícil será controlar a bola a toda a velocidade. É por este motivo que o nosso melhor stick não é 100% em carbono. De facto, muitos poucos sticks de hóquei em campo são genuinamente 100% em carbono. Um stick totalmente em carbono tem uma esperança de vida mais curta, mas terás o aumento da potência como recompensa. É ótimo para praticantes de nível experiente e para os que pretendem fazer um número elevado de batidas.
Kevlar e aramida - são utilizados como elementos de reforço nos sticks. Estão a tornar-se cada vez menos comuns em termos de uma prioridade para os praticantes.
Ao tomares uma decisão sobre a composição a utilizar, considera até que ponto estás confiante nas tuas capacidades e o que queres fazer com o teu próximo stick. Quanto mais carbono tiver o stick, mais força poderás empregar ao bater na bola, mas terás de ser mais hábil.
Sobre o autor
Simon Webb, líder de hóquei em campo no Reino Unido:
A Família do Hóquei é um conceito em que acredito do fundo do coração. Já joguei hóquei em todo o mundo e o vínculo que partilhamos é único. É um desporto de respeito, diversão, desportivismo e igualdade. Tive a sorte de gerir a nível internacional e nacional, arbitrar jogos competitivos regionais e amigáveis de ligas nacionais, ser voluntário em competições europeias e olímpicas, ser jornalista e fotógrafo.
Ao fazer parte do Projeto de Hóquei em Campo da Decathlon estou muito satisfeito por ajudar milhões de pessoas a desfrutarem do desporto que amo e vivo! Nada me entusiasma mais do que ouvir histórias de hóquei, por isso, entra em contacto comigo!