RCX II
A nossa nova bicicleta de ciclocrosse vai entusiasmar-te durante a tua prática no inverno em terrenos de CX. Ágil, funcional e eficiente, um equilíbrio perfeito para brilhar nos circuitos.
Este quadro apresenta uma série de melhorias face à RCX, incluindo uma mais fácil evacuação da lama ao nível da junção do espigão de selim/escora.
O triângulo principal foi levantado e a forma principal do tubo de direção foi especialmente concebida para facilitar a mudança de ombro durante o transporte.
QUADRO E FORQUETA
Quadro e suspensão 100% carbono
Quadro com homologação UCI
Passagem dos cabos no tubo inferior.
Peso do quadro: 940 g (M)
Peso da forqueta: 440 g
TRANSMISSÃO
Novo grupo SRAM APEX AXS 12 S. Esta transmissão elétrica é muito precisa e extremamente rápida. Passar as mudanças torna-se um jogo, mesmo num caminho íngreme! O sistema funciona com uma bateria externa amovível e colocada sobre o desviador traseiro. Para otimizares a utilização do grupo SRAM Force, descarrega a aplicação SRAM CONNECT
SHIFTER: SRAM APEX AXS
DESVIADOR TRASEIRO: SRAM APEX AXS
CORRENTE: SRAM
MANUTENÇÃO DA TRANSMISSÃO
Chamamos a atenção para a importância da manutenção regular da transmissão, especialmente se pedalares em condições difíceis (estradas molhadas e/ou sujas)
A manutenção regular fará com que a transmissão dure mais tempo.
É indispensável um controlo regular da corrente com este utensílio:
https://www.decathlon.pt/p/testador-de-desgaste-da-corrente/_/R-p-120530?mc=8351086
PEDALEIRO/CASSETE
PRATO: SRAM APEX 40 dentes
CASSETE 12 VELOCIDADES: SRAM APEX 10/36
Comprimento de cranques em função do tamanho da bicicleta:
XS: 165 mm
S: 170 mm
M: 172,5 mm
L/XL : 175 mm
RODAS FULCRUM RAPID RED 900
DIÂMETRO DA RODA: 700c
PESO: 1870 g
MATERIAL DA JANTE: Alumínio
MATERIAL DO ARO: Alumínio, assimétrico
ALTURA: dianteira e traseira: 24,1 mm
LARGURA: 27,1 mm
LARGURA INTERNA: 22 mm
SISTEMA DE TRAVÕES: travão de disco
COMPATIBILIDADE COM O EIXO DIANTEIRO: HH12-100
COMPATIBILIDADE COM O EIXO TRASEIRO: HH12-142
RAIOS - Á FRENTE/ATRÁS: 28
LIMITE DE PESO: 120 kg
https://www.fulcrumwheels.com/fr/soutien/roues-oem/rapid-red-900
O quadro aceita pneus com secção máxima de 40
PNEUS
Pneus VITTORIA TERRENO MIX CX com secção 33. É um pneu polivalente com carcaça em nylon de 120 TPI.
TUBELESS READY: SIM
Aconselhamos fortemente rolar em tubeless com antifuros para mais conforto e para limitar o risco de furos.
Os pneus são montados sem antifuros; seguir as instruções para finalizar a preparação antes da utilização usando o líquido fornecido (60 ml por pneu): https://www.youtube.com/watch?v=vv6t7gapiIE
TRAVÕES
Os travões de disco SRAM APEX são hidráulicos, pelo que a travagem é mais progressiva e mais potente do que com travões hidromecânicos. Disco de 160 mm à frente e atrás.
É necessário um período de rodagem. Basta efetuar uma série de 20 travagens progressivas a baixa velocidade (20 km/h) e uma segunda série a 30 km/h. É necessário fazer uma boa rodagem dos dois travões.
A rodagem permite ter uma melhor aderência entre a pastilha e o disco.
MANUTENÇÃO DOS TRAVÕES HIDRÁULICOS
Os travões hidráulicos funcionam através de um circuito fechado entre a manete de travão e a pinça.
A estanqueidade é garantida por uma bicha.
Com o tempo, ocorrerá uma perda normal de pressão nas bichas, resultando numa perda de eficiência de travagem. Quando a proteção dos travões ficar demasiado macia ou quando bater no guiador, é necessário sangrar o sistema. Esta operação requer ferramentas e conhecimentos específicos.
ADVERTÊNCIA E AJUSTE
ATENÇÃO:nunca traves sem carga; se não tiveres roda, arriscas-te a que as pastilhas colem.
Se o disco estiver em contacto, segue este procedimento para realinhar a roda e a pinça:
- Desaperta o eixo da roda
- Trava com força e aperta, em simultâneo, o eixo da roda
- Se o disco ainda tocar, torna-se necessário repetir a operação, desapertando a pinça do travão
- Se o problema persistir, dirige-te a uma loja Decathlon.
GUIADOR/AVANÇO/DIREÇÃO
GUIADOR: VAN RYSEL ALUMÍNIO
400 mm no tamanho XS e S
420 no tamanho M, L e XL
AVANÇO: VAN RYSEL ALUMÍNIO
XS: 70
S: 80
M: 90
L: 100
XL: 110
SELIM/ESPIGÃO DE SELIM
SELIM: VAN RYSEL
ESPIGÃO DE SELIM: VAN RYSEL ALUMÍNO 27,2
XS: 250 mm
S/M/L: 350 mm
XL: 400 mm
PEDAIS
Vendida sem pedais
PESO
8,7 kg (tamanho M), sem pedais
MANUTENÇÃO DA BICICLETA
Chamamos a atenção para o facto de as bicicletas de cross ou gravel necessitarem de cuidados especiais, pois os seus materiais são frequentemente sujeitos a condições de prática muito duras e exigentes. Para manter o bom estado da bicicleta, torna-se indispensável efetuar uma manutenção regular. A transmissão deve ser substituída com maior regularidade do que numa bicicleta de estrada. Deverá verificar-se o aperto dos eixos das rodas, do espigão do selim, do avanço, etc.
POSSO USAR ESTA BICICLETA EM MODO GRAVEL?
O gravel é um termo genérico que engloba realidades muito diferentes.
Esta bicicleta é, acima de tudo, uma bicicleta de ciclocrosse. Não é indicada para transporte de bagagem, os eixos das rodas não são reforçados.
O quadro não dispõe de furos para montar porta-bagagem ou guarda-lamas.
Em contrapartida, com pneus adaptados, poderá acompanhar-te na tua prática fora dos circuitos; as rodas não são, no entanto, indicadas para descidas em percursos com pedras em montanha.
VIDA ÚTIL DE UMA TRANSMISSÃO
Ao comprares uma bicicleta, é importante teres em conta o custo de manutenção ao escolheres a transmissão.
Os valores abaixo são valores médios, são dados a título indicativo e irão variar muito em função da manutenção.
A vida útil média de uma corrente de CICLOCROSSE bem conservada é de 4000 km
A vida útil média de uma cassete de CICLOCROSSE é de 6000-10.0000 km
QUE TAMANHO ESCOLHER?
Deves consultar a tabela de geometria da bicicleta.
Se estiveres entre dois tamanhos, uma bicicleta mais curta adequar-se-á melhor ao praticante que procura uma bicicleta mais reativa. Por outro lado, se pretenderes usar a bicicleta para longas distâncias, então o tamanho maior pode revelar-se a melhor escolha.
Garantia
Quadro com 5 anos de garantia