PROGRAMA E-EDR AF
A E-EDR AF faz parte da nossa gama endurance. AF significa aluminium frame (chassis em alumínio). A nossa gama endurance agrupa as bicicletas para os praticantes que priorizam o prazer de andar de bicicleta.
Com um chassis em alumínio e o conjunto Mahle (3,5 kg), esta bicicleta elétrica de estrada joga a cartada da leveza e do conforto.
Para garantir a tua segurança, toda a gama está equipada com travões de disco hidráulicos e pneus de 32 mm de largura.
O QUE É UMA BAE?
BAE significa bicicleta com assistência elétrica. Ou seja, a BAE é uma bicicleta desportiva, não se trata de um passeio com um ciclomotor.
Graças à assistência variável podes alargar ou redescobrir o teu terreno de jogo, e partir para novos desafios.
A BAE é o prazer de pedalar: vai-te permitir subir uma encosta fazendo um esforço significativo, mas dá-te a possibilidade de subir uma segunda!
A norma europeia limita a velocidade das BAE a 25 km/h. Acima desta velocidade, a assistência cessa.
QUAIS SÃO AS CAPACIDADES DESTA BICICLETA?
O conjunto motor/bateria Mahle permite uma autonomia de 250 W/H. Se desejares melhorar a autonomia da tua bicicleta de forma significativa, deves juntar uma bateria externa.
Selecionámos um painel de avaliadores/as que pedalou durante mais de 6 meses em diferentes condições de desnível, temperatura e também com diferentes níveis de assistência para aferir com dados reais as capacidades desta bicicleta.
A bicicleta possui 3 níveis de assistência.
COMO FUNCIONA O EXTENSOR?
O extensor é uma bateria externa que se conecta à bateria principal desde o início da saída.
À medida que a bateria principal se esvazia, o extensor vai alimentando a bateria.
O extensor de bateria pode ser adquirido em decathlon.pt
EXEMPLOS DE PERCURSOS POSSÍVEIS
- Marc: praticante intensivo (8000 km/ano)
Bateria de origem: 120 km - 1000 m D+ - Assistência nível 1&2 - 24,7 km/h média -
Com extensor de bateria: 163 km - 1500 m D+ - Assistência nível 1&2 - 23,8 km/h média - Resta 24% da bateria. Extensor vazio.
- Diane: Praticante de bicicleta regular (3000 km/ano)
Bateria de origem: 60 km - 354 m D+ - Assistência nível 2 - 23,8 km/h média.
Com extensor: 91 km - 1296 m D+ - assistência 2
EXEMPLOS DE PERCURSOS POSSÍVEIS EM MONTANHA
- Patrick: praticante de bicicleta regular (5000 km/ano)/mora nos Alpes
Bateria de origem: 67 km - 1118D+ - 26,2 km/h média - Assistência 1&2
Com extensor: 112 km - 2934D+ -23,4 km/h média - Assistência 1&2
- Sandrine: praticante de bicicleta ocasional (2000 km/ano)/mora nos Alpes
Bateria de origem: 40 km - 900D+ - 20 km/h média - Assistência 3
Com extensor: 65 km -1600 D+ 20 km/h média - assistência 3
INFORMAÇÃO SOBRE A BATERIA
Quando a bateria descarrega abaixo de 7%, qualquer que seja o nível de assistência, a assistência desce para um nível muito fraco para te permitir voltar em segurança, se necessário.
A bateria está concebida para uma duração de 5 anos/500 ciclos de carga. Em seguida, haverá perda de autonomia.
A bateria não é amovível, a recarga deve ser efetuada ligando a bicicleta à tomada.
Deves prever entre 4h00 e 5h00 para uma carga completa.
CONTADOR BC 900
O contador BC 900 é fornecido com a bicicleta. Especialmente concebido para uma integração ideal com a bicicleta, será o teu companheiro para interagir com esta.
O contador GPS indica a carga da bateria, a autonomia que resta e o nível de assistência.
Podes conectar o BC900 à aplicação Decathlon Connect para teres informação pormenorizada sobre as tuas saídas.
CONECTIVIDADE
O sistema MAHLE X35 dispõe de uma conexão Ant+ e Bluetooth para conectar o teu telefone ou o teu contador habitual, caso não desejes utilizar o BC900.
A aplicação Mahle vai-te permitir, também, afinar as tuas configurações e recuperar os dados das tuas saídas.
QUADRO E FORQUETA
A geometria do quadro é do tipo endurance. O prazer de pedalar está no cerne do programa desta bicicleta.
As soldaduras são polidas nas junções mais visíveis para mais elegância.
A forqueta é totalmente em carbono para maior precisão na direção. Também tem ilhós laterais para transportar até 4 kg em cada bainha.
Podes carregar o porta-bagagem até 10 km, se pretenderes instalar um.Compatível com pneus até 700x35.
QUAIS AS VANTAGENS DO MONOPRATO?
Com o surgimento das cassetes de 12 velocidades, o monoprato abre novas perspetivas.
Evidentemente, a principal vantagem deste tipo de transmissão é a sua facilidade de utilização. A economia de peso também é significativa, uma vez que não há necessidade de um desviador e de um prato.
A manutenção é também simplificada e para não desperdiçar nada, poderás pedalar a 40 km/h ou fazer uma longa subida sem mudar o prato.
O monoprato é particularmente adaptado para as BAE.
TRANSMISSÃO ELETRÓNICA SRAM APEX AXS MONOPRATO
Este modelo está equipado com o grupo eletrónico SRAM APEX AXS 1x12 velocidades com os seguintes elementos:
Pedaleira SRAM APEX X1 wide 42 T
Comprimento dos cranques variável em função do tamanho
XS 165 mm
S 170 mm
M 172,5 mm
L 175 mm
Cassete: SRAM XPLR PG 12 velocidades 11-44 (11-12-13-15-17-19-21-24-28-32-38-44)
Desviador traseiro: SRAM APEX AXS (mudanças eletrónicas sem fios)
Shifter: SRAM APEX AXS
Corrente: SRAM APEX
Eixo pedaleiro: DUB PressFit Bottom Bracket
MANUTENÇÃO DA TRANSMISSÃO
Chamamos a atenção para a importância da manutenção regular da transmissão, especialmente se pedalares em condições difíceis (estradas molhadas e/ou sujas)
A manutenção regular fará com que a transmissão dure mais tempo.
É indispensável um controlo regular da corrente com este utensílio:
https://www.decathlon.pt/p/testador-de-desgaste-da-corrente/_/R-p-120530?mc=8351086
VIDA ÚTIL DE UMA TRANSMISSÃO
Ao comprares uma bicicleta, é importante teres em conta o custo de manutenção ao escolheres a transmissão.
Os valores abaixo são valores médios, são fornecidos a título indicativo e irão variar muito consoante a manutenção.
A vida útil média de uma corrente bem conservada é de 5000 km
A vida útil média de uma cassete é de 10 000-12 000 km
Uma corrente mal conservada pode causar saltos de corrente que danificam o quadro.
TRAVÕES DE DISCO
Travões de disco SRAM APEX com discos dianteiros e traseiros de 160 mm.
Os travões de disco SRAM APEX são hidráulicos, pelo que a travagem é mais progressiva e mais potente do que com travões hidromecânicos.
É necessário um período de rodagem. Basta efetuar uma série de 20 travagens progressivas a baixa velocidade (20 km/h) e uma segunda série a 30 km/h. É necessário fazer uma boa rodagem dos travões.
A rodagem permite ter uma melhor adesão entre a pastilha e o disco.
MANUTENÇÃO DOS TRAVÕES HIDRÁULICOS
Os travões hidráulicos funcionam através de um circuito fechado entre a manete de travão e a pinça.
A estanqueidade é garantida por uma bicha.
Com o tempo, ocorrerá uma perda normal de pressão nas bichas, resultando numa perda de eficiência de travagem. Quando os travões ficarem demasiado macios ou quando bateres no guiador, é necessário sangrar o sistema. Esta operação requer ferramentas e conhecimentos específicos.
ADVERTÊNCIA E AJUSTE
ATENÇÃO:nunca traves em falso, se não tiveres roda, arriscas-te a colar as pastilhas.
Se o disco estiver em contacto, segue este procedimento para realinhar a roda e a pinça:
- Desapertar o eixo da roda
- Travar com força e reapertar o eixo da roda em simultâneo
- Se o disco continuar em contacto, efetuar a mesma operação, desapertando a pinça
- Se o problema persistir, dirige-te a uma loja.
RODA E PNEU
Rodas VAN RYSEL estudadas especificamente para as BAE.
Largura interna 19C
Eixo dianteiro 12x100
Eixo traseiro específico
Roda tubeless ready.
Um conselho: deverias levar contigo uma chave de 17 para poder retirar a roda traseira em caso de furo!
Pneu VAN RYSEL de 32 mm, um excelente compromisso entre rendimento e durabilidade. Estimamos uma duração de 6 000 km em condições normais de utilização em estrada.
DIREÇÃO
A direção da E-EDR AF MULHER é totalmente em alumínio e constituída por um avanço e um guiador VAN RYSEL.
Tamanho do avanço em função do tamanho do quadro:
XS 60 mm
S 70 mm
M 80 mm
L 90 mm
Tamanho do guiador
XS 380 mm
S 380 mm
M 400 mm
L 400 mm
POSIÇÃO
Espigão de selim VAN RYSEL em alumínio, diâmetro 27,2 mm
XS: 250 mm
S: 300 mm
M/L: 350 mm
Selim VAN RYSEL MULHER