PROGRAMA EDR
EDR significa EnDuRance, Resistência. A gama EDR é o novo segmento dedicado ao desempenho nas bicicletas Van Rysel.
Não te enganes, "resistência" não é antónimo de "velocidade". Foi este o desafio da nossa equipa de conceção.
O quadro EDR é a resposta ideal a todos os competidores que procuram uma bicicleta tão à vontade no alto da montanha como em terreno misto.
A combinação perfeita entre rigidez, leveza e conforto para quebrar os teus antigos recordes sem medidas extraordinárias.
Quadro e suspensão EDR
Com os seus 890 gramas (brutos no tamanho M), o quadro EDR e a sua suspensão são um cocktail de fibras de alto módulo que conferem uma excelente rigidez à bicicleta, o que é percetível na menor impulsão.
Peso da suspensão: 382 g
A orientação das fibras foi calculada para satisfazer os praticantes mais exigentes em percursos montanhosos e em alta montanha. Uma exigência que responde perfeitamente à do alto nível e do pelotão profissional.
Eixo pedaleiro Press Fit 86 e quadro compatível Di2.
Guiador e Avanço DEDA ZERO 2
Guiador DEDA ZERO 2
Tamanho Largura entre eixos: XS, S: 400 mm; M, L, XL: 420 mm.
Avanço DEDA ZERO 2
Tamanho/Largura: XS: 90 mm, S: 100 mm, M: 110 mm, L: 120 mm, XL: 130 m
TRANSMISSÃO ULTEGRA DI2 12S
Grupo Shimano ULTEGRA R8100
Certamente o grupo mais conhecido e utilizado pelos ciclistas que procuram fiabilidade e desempenho.
Este novo grupo de 12 mudanças é mais rápido na passagem das velocidades, mais silencioso e mais suave ao nível das travagens.
É totalmente configurável com a aplicação E-Tube da Shimano
Desviador dianteiro Shimano ULTEGRA R8150
Peso: 116 g
Manípulos Shimano ULTEGRA R8170
Peso: 391 g
PEDALEIRA/CASSETE ULTEGRA R8100
Pedaleira de 2 pratos Compacta 52 X 36 Shimano ULTEGRA R8100
Peso: 700 g
Comprimento cranques:
S: 170 mm
M: 172,5 mm
L/XL: 175 mm
Cassete: SHIMANO ULTEGRA R8100 11 X 30
11/12/13/14/15/16/17/19/21/24/27/30
Peso: 340 g
MANUTENÇÃO DA TRANSMISSÃO
Atribuímos a maior importância à necessidade de uma manutenção regular da transmissão da tua bicicleta, especialmente se pedalas em condições difíceis (estradas húmidas e/ou sujas)
Uma manutenção regular permite aumentar a duração da transmissão.
É indispensável um controlo regular da corrente com este utensílio:
https://www.decathlon.pt/p/testador-de-desgaste-da-corrente/_/R-p-120530?mc=8351086
VIDA ÚTIL DE UMA TRANSMISSÃO
Ao comprares uma bicicleta, é importante teres em conta o custo de manutenção ao escolheres a transmissão.
Os valores abaixo são valores médios, dados a título de exemplo, e vão variar muito em função da manutenção.
A vida útil média de uma corrente bem conservada é de 5000 km
A vida útil média de uma cassete é de 10 000-12 000 km
Uma corrente mal conservada pode causar saltos de corrente que danificam o quadro.
TRAVÕES DE DISCO ULTEGRA R8170
Características técnicas:
- Manípulo de travão: BR-R8170 Flat Mount, 2 êmbolos em cerâmica com regulação automática do curso das pastilhas de travão
- Desempenhos de travagem constantes e condições secas e húmidas
- Pastilhas de travão incluídas e compatíveis com as pastilhas com tecnologia 'ice'
- Compatibilidade discos: 140 mm a 160 mm
- Processo de sangramento fácil para manutenção
RODAGEM DOS TRAVÕES
É necessário um período de rodagem. Basta efetuar uma série de 20 travagens progressivas a baixa velocidade (20 km/h) e uma segunda série a 30 km/h. É necessário fazer uma boa rodagem dos dois travões.
A rodagem permite uma maior aderência entre a pastilha e o disco.
ADVERTÊNCIA E AJUSTE DOS TRAVÕES
ATENÇÃO:nunca traves em vazio, se não estiver presente uma roda as pastilhas podem colar.
Se o disco tocar, deves realinhar a roda e a pinça:
- Afrouxar o eixo da roda
- Travar com força e apertar o eixo da roda ao mesmo tempo
- Se o disco ainda tocar, deves refazer a mesma operação, afrouxando a pinça
- Se o problema persistir, deves levar a bicicleta à loja.
MANUTENÇÃO DOS TRAVÕES HIDRÁULICOS
Os travões hidráulicos funcionam através de um circuito fechado entre a manete de travão e a pinça.
A estanqueidade é garantida por uma bicha.
Com o tempo, ocorrerá uma perda normal de pressão nas bichas, resultando numa perda de eficácia de travagem. Quando o ponto de alcance dos travões ficar demasiado macio ou quando bater no guiador, será necessário sangrar o sistema. Esta operação requer ferramentas e conhecimentos específicos.
RODAS SHIMANO ULTEGRA C36
Com um perfil aerodinâmico, jante baixa e uma forte reatividade, as rodas Ultegra C36 são especialmente adequadas
para circuitos polivalentes.
Jantes 100% carbono
21 mm de largura interna
Tubeless ready
Tamanho ETRTO: 622x21C
Peso à frente: 657 g
Peso atrás: 831 g
Pneus HUTCHINSON FUSION 5 PERFORMANCE
Tamanho: 700 X 25 C
Após 2 anos de investigação, as equipas HUTCHINSON deram origem à nova borracha ElevenSTORM® que responde aos 5 critérios principais de desempenho de um pneu: Grip, Rendimento, Durabilidade, Resistência ao furo, Conforto.
Esta versão é a combinação perfeita destinada a todos os ciclistas que querem andar depressa e longe. Associada a um reforço Kevlar® por baixo da banda de rolamento, irá tranquilizar os mais ansiosos e oferece uma durabilidade superior a 4000 km
SECÇÃO DO PNEU MAXIMUM
O quadro permite larguras de pneu com secções até 28 mm, no máximo
SELIM/ESPIGÃO DE SELIM
FIZIK ANTARES R5 BLACK
Espigão de selim VR carbono 27,2
PEDAIS
Bicicleta vendida sem pedais automáticos.
QUE TAMANHO ESCOLHER?
Deves consultar a tabela de geometria da bicicleta.
Se estiveres entre dois tamanhos, uma bicicleta mais curta adequar-se-á melhor ao praticante que procura uma bicicleta mais reativa. Por outro lado, se pretenderes usar a bicicleta para longas distâncias, então o tamanho maior pode revelar-se a melhor escolha.
Peso máximo
Esta bicicleta foi testada para uma carga máxima de 110 kg (praticante + equipamento).
Garantia
5 anos para o quadro e 2 anos para as peças de substituição