A GAMA RCR
A gama RCR vai encantar todos os praticantes que procuram uma bicicleta completa, sem compromissos. O desempenho foi a prioridade desta bicicleta. Cada secção de tubo foi calculada para ser a mais eficaz possível nos principais ângulos de vento (-15°/+15°).
Esta bicicleta insere-se na categoria das bicicletas aerodinâmicas leves: um equilíbrio ideal entre leveza, rigidez e aerodinamismo para uma bicicleta excecional.
Se procuras uma bicicleta capaz de ganhar em qualquer piso, é a RCR!
DIFERENÇA ENTRE A RCR E A RCR PRO
A construção de um quadro de carbono passa pela sua geometria, forma e "layup". O "layup" é a montagem das fibras de carbono. As fibras não têm todas as mesmas propriedades.
No quadro da RCR utilizamos apenas fibras de alto módulo. Para a RCR PRO escolhemos fibras excecionais que permitem reforçar a rigidez do quadro nas zonas mais solicitadas, poupando um pouco de peso.
A RCR Pro está pronta para rolar ao mais alto nível.
QUADRO
O quadro pintado da RCR PRO pesa 790 g no tamanho M
A suspensão dianteira pintada da RCR pesa 380 g no tamanho M
O quadro aceita uma secção máxima de pneu de 32 mm.
Pode haver variações de peso em função das cores (+/- 50 g)
DIREÇÃO
Uma integração inteligente de grãos na direção permite que a RCR tenha uma direção fluida e uma fácil manutenção.
DEDA x VAN RYSEL Superbox EVO; o avanço é mais leve, mantendo uma boa rigidez
XS: 80 mm
S: 90 mm
M: 100 mm
L: 110 mm
XL: 120 mm
Guiador DEDA SUPERZERO RS (carbono)
As medidas Deda são tiradas nas extremidades (ex.: um guiador de 400 mm, medido entre eixo = um 420 mm anunciado pela Deda)
Largura entre eixos:
XS, S: 400 mm
M/L: 420 mm
XL: 440 mm
GRUPO SHIMANO ULTEGRA DI2 + SENSOR DE POTÊNCIA STAGES
Esta RCR está equipada com o grupo completo SHIMANO ULTEGRA DI2 12S. O sensor de potência é indispensável para praticantes de bicicleta que procuram um melhor desempenho através dos seus treinos.
Escolhemos os sensores STAGES CYCLING pela sua fiabilidade e excelente precisão.
É um sensor Stages Power L (cranque esquerdo)
Peso total da transmissão: 2717 g
TRANSMISSÃO SHIMANO ULTEGRA 12S
SHIFTER: SHIMANO ULTEGRA R8170
Desviador dianteiro: SHIMANO ULTEGRA R8150
Desviador traseiro: SHIMANO ULTEGRA R8150 (Máx. 34T)
Cassete: SHIMANO ULTEGRA R8100 11/34
Pedaleira: SHIMANO ULTEGRA R8100 52/36
Comprimento de cranque em função do tamanho
XS/S: 170 mm
M: 172,5 mm
L: 175 mm
Corrente SHIMANO 12S
MANUTENÇÃO DA TRANSMISSÃO
Atribuímos a maior importância à necessidade de uma manutenção regular da transmissão da tua bicicleta, especialmente se pedalas em condições difíceis (estradas húmidas e/ou sujas)
Uma manutenção regular permite aumentar a duração da transmissão.
É indispensável um controlo regular da corrente com este utensílio:
https://www.decathlon.pt/p/testador-de-desgaste-da-corrente/_/R-p-120530?mc=8351086
DURABILIDADE DA TRANSMISSÃO
Ao comprares uma bicicleta, é importante teres em conta o custo de manutenção ao escolheres a transmissão.
Os valores abaixo são valores médios, dados a título de exemplo, e vão variar muito em função da manutenção.
A vida útil média de uma corrente bem conservada é de 5000 km
A vida útil média de uma cassete é de 10 000-12 000 km
Uma corrente mal conservada pode causar saltos de corrente que danificam o quadro.
TRAVÕES DE DISCO
Travões de disco SHIMANO ULTEGRA RTCL 800 com discos de 160 mm à frente e 140 mm atrás.
Os travões de disco ULTEGRA são hidráulicos, pelo que a travagem é mais progressiva e mais potente.
É necessário um período de rodagem. Basta efetuar uma série de 20 travagens progressivas a baixa velocidade (20 km/h) e uma segunda série a 30 km/h. É necessário fazer uma boa rodagem dos dois travões.
A rodagem permite uma maior aderência entre a pastilha e o disco.
MANUTENÇÃO DOS TRAVÕES HIDRÁULICOS
Os travões hidráulicos funcionam através de um circuito fechado entre a manete de travão e a pinça.
A estanqueidade é garantida por uma bicha.
Com o tempo, ocorrerá uma perda normal de pressão nas bichas, resultando numa perda de eficácia de travagem. Quando os travões ficarem demasiado macios ou quando bateres no guiador, é necessário sangrar o sistema. Esta operação requer ferramentas e conhecimentos específicos.
ADVERTÊNCIA E AJUSTE
ATENÇÃO:nunca traves em vazio, se não estiver presente uma roda as pastilhas podem colar.
Se o disco tocar, deves realinhar a pinça do seguinte modo:
- Travar com força e apertar a pinça em simultâneo
- Se o problema persistir, deves deslocar-te a uma loja.
RODAS SWISS SIDE HADRON² 500 CLASSIC
Com larga experiência em F1, a Swiss Side combina a engenharia suíça de primeira categoria com os melhores componentes, para oferecer as rodas mais eficientes do mercado. Oferecem a mais reduzida fricção aerodinâmica possível com uma estabilidade ao vento sem paralelo.
SWISS SIDE HADRON² 500 CLASSIC Hyperglide
Rolamentos em aço inoxidável topo de gama
Cubo Swiss Side 370
Altura de perfil: 50 mm
Largura interna: 20 mm
Peso 1640 g
PNEU CONTINENTAL GP 5000 S TLR
Circula mais depressa, com mais conforto e com resistência aos furos ainda maior com os pneus tubeless ready continental GP5000 S
700x28C: pressão entre 4,00 e 6,50 bares
280 g
TUBELESS OU CÂMARA DE AR
Aconselhamos que passes os pneus para tubeless graças à válvula tubeless fornecida com a bicicleta.
O tubeless proporciona mais conforto, um melhor rendimento e permite a reparação autónoma do pneu em caso de pequenos danos.
É claro que a câmara de ar é sempre indispensável na mala de reparação em caso de furo com um orifício significativo no pneu.
POSIÇÃO
Espigão de selim RCR em carbono
Dimensão em função do tamanho da bicicleta: XXS: 271
XS: 316
S: 331
M: 356
L/XL: 406
Selim FIZIK ARGO VENTO R5 ou selim FIZIK ANTARES R5, de acordo com a versão.
Estes selins de corrida desenvolvidos em parceria com praticantes profissionais apresentam um bico curto, o que favorece a estabilidade e alivia a pressão na zona dos tecidos moles.
Peso:225 g (140 mm)
PEDAIS
Vendida sem pedais
QUE TAMANHO ESCOLHER?
Deves consultar a tabela de geometria da bicicleta.
Se estiveres entre dois tamanhos, uma bicicleta mais curta adequar-se-á melhor ao praticante que procura uma bicicleta mais reativa. Por outro lado, se pretenderes usar a bicicleta para longas distâncias, então o tamanho maior pode revelar-se a melhor escolha.