QUE FREQUÊNCIA E INTENSIDADE DE CAMINHADA?
Classificámos os nossos produtos de acordo com a sua eficácia e as funcionalidades para se adequarem a 3 níveis de prática de Caminhada na Montanha:
- Ocasional: uma dezena de caminhadas por ano com duração de cerca de 3 a 4 horas, menos de 10km e menos de 700m de desnível.
- Regular: cerca de vinte saídas por ano. 4 a 6 horas, 10 a 20 km, 700 a 1200m de desnível por saída.
- Intensiva: mais de 20 saídas por ano. Mais de 6 horas, mais de 20 km, 1200 a 2000m de desnível por saída.
Sola com aderência
A aderência das nossas solas é rotulada. Para beneficiar deste selo, o calçado deve passar por testes em laboratório para avaliar o coeficiente de aderência em diferentes superfícies (lisa, áspera, seca, molhada). Para validar estes testes, avaliamos a qualidade das nossas solas no terreno, na montanha, através de um painel de avaliadores representativos em 500 km
ATENÇÃO: este modelo requer a utilização durante alguns quilómetros antes de proporcionar a melhor eficácia em termos de aderência.
Teste de impermeabilidade
No laboratório, o calçado é colocado na água até meio do cano num braço mecânico que gera flexões no calçado para simular um número de passos. Graças a este teste, podemos determinar um número de km (X passos) que o calçado pode fazer mantendo-se seco. Validamos depois as promessas do calçado em utilização no terreno e sob a chuva.
Prolongar a impermeabilidade
Para manter os pés secos durante mais tempo, aconselhamos a utilização de polainas ou mini polainas para proteger a parte de cima do calçado da água, mas também de pedras, areia...
Aconselhamos a utilização, duas vezes por ano, de um spray impermeabilizante que permitirá recuperar a resistência à água original e combater as manchas exteriores.
Que tamanho escolher?
O mais importante é experimentar vários tamanhos e modelos de calçado para encontrar o que melhor se adapta!
Podes optar por um tamanho acima do teu tamanho habitual para evitar que os dedos do pé toquem na frente no calçado na descida, desde que o pé esteja bem fixo para evitar as fricções.
Conselho: manter as unhas curtas e, antes de qualquer descida, certificar-se de que o aperto do calçado impede o pé de deslizar até à biqueira.
CONSELHOS RELATIVOS À COMPRA / COMO EXPERIMENTAR O CALÇADO?
Algumas lojas Decathlon estão equipadas com um percurso teste.
1. Experimenta os dois pés com o par de meias que irás usar durante a prática de caminhada e levanta-te. 2. Aperta os atacadores repartindo bem o aperto.
3. Verifica dois pontos:
- se o calcanhar não descola antes do calçado em subida.
- se o pé não desliza e os dedos não tocam na frente do calçado na descida.
4. Experimenta vários modelos, de diferentes tamanhos.
Utiliza-os progressivamente para que se adaptem ao teu pé.
COMO EVITAR A FORMAÇÃO DE BOLHAS?
As bolhas geralmente surgem quando a nossa pele está fragilizada devido às fricções. Para limitar o surgimento de bolhas, aconselhamos a:
- Escolher um calçado do teu tamanho (consultar o guia de tamanhos)
- Calçar meias ajustadas
- Apertar o calçado de forma a ficar ajustado
- Levar o calçado numa saída curta na primeira utilização
Que meias usar?
Um calçado impermeável será menos respirável que um calçado não impermeável. As meias como as MH500, MH520 e MH900 de cano alto ou médio (adequadas à altura do calçado) devem ser privilegiadas para eliminar a transpiração e limitar as fricções.
Otimiza as capacidades do calçado: substitui as palmilhas!
A palmilha de origem do teu calçado é concebida para se adaptar ao maior número possível de pés. A substituição da palmilha pode proporcionar:
1. Um melhor suporte: determinadas solas são pré-formadas ou reforçadas para manter mais o arco do pé. 2. Maior conforto: as palmilhas podem proporcionar igualmente calor e/ou amortecimento.
3. Maior durabilidade: redescobre o suporte e o conforto do calçado substituindo a palmilha em cada estação.
TESTES EM LABORATÓRIO
São realizados ainda outros testes em laboratório para verificar os seguintes elementos: arrancamento de ilhós e correias, colagem, toxicologia, resistência aos raios UV, abrasão da sola e dos materiais do cano, envelhecimento acelerado.
Como cuidar do calçado?
- Deixar secar ao ar livre. - Retirar a lama seca com uma escova rija.
- Para as nódoas, limpar com uma escova e um pouco de água morna
- Deixar secar
- Pulverizar com um spray reimpermeabilizante para reativar a resistência à água no cano.
O NOSSO COMPROMISSO AMBIENTAL
Por termos consciência de que é necessário agir para preservar o nosso terreno de jogo, a Quechua compromete-se a limitar o impacto ambiental dos seus produtos.
Atualmente, este produto não é ecodesenhado, mas estamos a esforçarmo-nos todos os dias para que seja mais responsável: o ecodesign, a reparabilidade e a durabilidade estão no centro dos nossos desenvolvimentos.