Conceção e design
A conceção desta cabeçada foi pensada para responder às necessidades anatómicas do teu cavalo. Todas as linhas foram concebidas e executadas de modo a adaptar-se à morfologia do cavalo, para que a cabeçada não perturbe os momentos de descontração durante o trabalho. Este modelo é elegante e sofisticado graças ao seu frontal em strass e à larga e brilhante focinheira.
Conceção anatómica: Testeira em ponte
A nuca é geralmente uma zona sujeita a pressões exercidas pela testeira ou pelo contacto da mão do cavaleiro repercutido nas faceiras da cabeçada que se fixam na testeira. Para evitá-lo, trabalhámos numa forma de testeira que alivia a região occipital e as vértebras cervicais. A sua conceção em ponte é enquadrada por um acolchoamento em espuma macia de cada lado da nuca.
Conceção anatómica: Testeira e frontal
A parte inferior da testeira é pré-formada para reduzir a pressão na nuca, zona muito nervosa e, por isso, fundamental para a descontração da boca do cavalo. Com essa mesma perspetiva, desenvolvemos um frontal em que a aderência na parte inferior da testeira é fina e alta para evitar as pressões nas terminações nervosas acima da pálpebra e têmpora.
Conceção anatómica: Focinheira
A parte de trás da focinheira possui duas argolas em forma de D que permitem que a almofada larga de espuma da focinheira se posicione corretamente em função da morfologia do cavalo.O noseband é amovível, cabendo ao cavaleiro a decisão de utilizá-lo ou não, em função dos seus objetivos.A fixação do noseband entra na focinheira. Assim, se não utilizares o noseband, a fixação fica invisível.
Conceção da cisgola
A fivela da focinheira está por baixo das bochechas, para limitar o número de fivelas junto às zonas nervuradas da cabeça. Por trás, não incomoda o cavalo.
Limitação das irritações
As zonas mais sujeitas a pressão são forradas com um pad em espuma macia, para aumentar o conforto do cavalo. Encontrarás este fino acolchoamento na testeira (com especial atenção ao nível da nuca), na focinheira e no pull back.
Combinações de rédeas
Esta cabeçada é vendida sem rédeas, para poderes escolher o tipo de aderência e a largura que pretendes. No nosso catálogo, encontrarás: rédeas de cabeçada em couro liso, rédeas de cabeçada em couro liso e grip interior, assim como rédeas com travões. A escolha dependerá do nível de aderência e de finura pretendido.
Tamanho
A cabeçada de dressage 900 está disponível em dois tamanhos: Cob (CS) e cavalo (FS). O tamanho CS destina-se a cavalos com cabeça pequena e a póneis C ou D. O tamanho FS adequa-se à maioria dos cavalos de sela.
Ajuste
Por ser espesso e macio, o forro da focinheira poderá levar algum tempo a adaptar-se à cabeça do cavalo. Por isso, é normal que pareça rígida no início. Com o tempo, acabará por se tornar mais flexível.
Os nossos conselhos para verificar a adaptação da cabeçada
Alguns gestos simples permitem verificar a regulação da cabeçada. Passa 1 dedo entre o chanfro e o frontal para evitar que este fique demasiado apertado e exerça pressão nas zonas nervosas indicadas acima. Em seguida, passa 1 dedo entre a testeira e a nuca para verificar se a primeira não está demasiado apertada na zona das orelhas. Nas primeiras utilizações, verifica se a cabeça do teu cavalo apresenta alguma irritação
Os nossos conselhos para ajustar a focinheira
O ajuste da focinheira tem grande influência na descontração do teu cavalo. Recomendamos que verifiques se consegues passar 1 dedo entre o chanfro e a focinheira e 2 dedos entre esta e a apófise. Se tiveres alguma dúvida sobre o seu ajuste, não hesites em pedir a opinião de um profissional. Além disso, dependendo do cavalo, nem sempre é necessária a utilização de um noseband. O da cabeçada de dressage 900 pode ser facilmente retirado sem que nenhuma fixação de noseband fique visível
Conselhos de manutenção
Para preservares a cabeçada, limpa-a regularmente com sabão de glicerina aplicado numa esponja molhada com água morna. Em seguida, poderás hidratar o couro com um bálsamo próprio, aplicado com um pano ou com um produto especial para couro. Se achares que o couro está ressequido, poderás completar estes cuidados de manutenção com um leite hidratante para nutrir o couro em profundidade.