Impermeabilidade do material
Mede-se a resistência de um tecido a uma pressão de água indicada em mm de coluna de água (teste baseado na norma ISO 811). Quanto maior a pressão, maior a impermeabilidade do tecido.Um material com uma impermeabilidade de 2000 mm resiste assim à pressão de 2000 mm de água (o que corresponde aproximadamente a um aguaceiro de 2 horas). A impermeabilidade expressa-se em schmerbers (por exemplo: 2000 schmerbers).
Efeito corta-vento
O tecido torna-se impermeável e corta-vento graças à colocação de um revestimento ou uma membrana no seu interior. As características técnicas de um tecido impermeável permitem que seja igualmente considerado corta-vento. É fundamental estar protegido do vento, tanto em atividade como em descanso, para evitar o arrefecimento do corpo.
Respirabilidade do material
A respirabilidade de um material mede-se pela sua "Resistência Evaporativa Térmica" (RET).
Trata-se da sua capacidade de deixar escapar o vapor de água gerado pelo corpo durante o esforço e, assim, evitar a acumulação de água na pele. Quanto mais fraco for o coeficiente, mais respirável o tecido:
RET ≤ 6: tecido muito respirável
RET ≤ 12: tecido respirável
RET ≤ 20: tecido pouco respirável
O nosso produto tem 12 RET
Resistência dos materiais
Teste de resistência à abrasão e à fricção: por exemplo, verificamos em testes efetuados em laboratório que os polares não formam borbotos. Teste de resistência das cores: a resistência das cores é verificada de modo a garantir que, em caso de contacto com a saliva, não há desprendimento de resíduos. Teste de desgaste: As lavagens frequentes não devem alterar as propriedades do tecido, o seu comportamento, a sua espessura ou o seu aspeto.
Detalhes técnicos:
Punhos elásticos.
Rede interior no forro, costas ventiladas. Bolso "conectado" para passar os auriculares.
Conselhos de preservação
1/ Lavar na máquina (30°): usar um detergente suave, apertar as faixas autoaderentes. Colocar os casacos e as calças do avesso. Desapertar as correias e as partes elásticas. 2/ Evitar dobrar demasiado a peça dentro da máquina: risco de danificar os tecidos. 3/ Não misturar os tipos de roupa e as cores. 4/ Não usar lixívia. 5/ Escolher um programa de enxaguamento abundante e centrifugação suave. 6/ À escolha: secar ao ar livre ou na máquina (temperatura baixa e duração mínima).
O NOSSO COMPROMISSO AMBIENTAL
Por termos consciência de que é necessário agir para preservar o nosso terreno de jogo, a Quechua compromete-se a limitar o impacto ambiental dos seus produtos.
Atualmente, este produto não é ecodesenhado, mas estamos a esforçar-nos todos os dias para que seja mais responsável: o ecodesign, a reparabilidade e a durabilidade estão no centro dos nossos desenvolvimentos.