Impermeabilidade 1/2
A resistência de um tecido é medida a uma pressão de água expressa em mm de coluna de água (teste baseado na norma JIS). Quanto mais elevada for a pressão, mais impermeável é o tecido. O nosso casaco comprido de vela 300 quente:
Tecido resistente a uma pressão de água de 15000mm Schmerber (norma JIS). Isto equivale à pressão média exercida pela água durante um aguaceiro.
A impermeabilidade do casaco foi testada sob uma chuva de 60 litros de água / m² / hora durante 2h.
Impermeabilidade 2/2
- Corte comprido para manter o corpo seco, mesmo sentado em cima de água
- Gola subida
- Fecho de correr de plástico injetado para evitar a oxidação provocada pelo sal
- Materiais resistentes à água (a água escorre no tecido)
- Costuras 100% estanques
- Abertura central com aba e presilha interior com calha para uma impermeabilidade ótima
- Punho licra e aperto da manga
Resistência à água
A resistência à água de um tecido consiste na sua capacidade de deixar a água deslizar na sua superfície sem a absorver.
Assim, o teu casaco não se enche de água e mantém-se leve e respirável. A resistência à água é obtida através de um tratamento aplicado na superfície externa do tecido, mas com o desgaste as suas propriedades podem alterar-se.
A resistência à água pode ser reativada colocando o casaco na máquina de secar durante 10 minutos a baixa temperatura..
Como reativar a resistência à água?
A secagem é uma fase essencial para renovar o tratamento de resistência à água.
Recomendamos que seques totalmente o casaco ao ar livre e na horizontal num estendal. Atenção para nunca secares o casaco diretamente sobre um radiador.
Em seguida, coloca-o na secadora, no programa para sintéticos, durante pouco tempo, ou seja, de 10 a 15 minutos antes de virá-lo para o lado normal. Atenção para não secares demasiado a peça de roupa.
Calor:
O casaco tem forro com chumaço 150g/m2 no corpo e 100g/m2 nas mangas. Proporciona assim uma proteção térmica e uma sensação incrível de calor (entre -5 e -10 graus).
O corte comprido garante calor na parte superior do corpo. Os punhos de licra protegem os pulsos das entradas de ar. Efeito casulo aprovado.
CAPUZ
O capuz arruma-se facilmente na gola, é envolvente. Capuz totalmente ajustável em altura e profundidade e forrado com chumaço (100g/m2). Pala para garantir um bom nível de proteção e um maior suporte.
A gola subida protege o pescoço de forma eficaz.
Bolsos
2 bolsos com fecho à frente forradas com polar, calor garantido. 1 bolsos para telemóvel acessível sem abrir o casaco. Encontra-se na aba central.
1 bolso interior no peito lado esquerdo com tira autoaderente
ATENÇÃO: os bolsos NÃO SÃO IMPERMEÁVEIS
Fecho do casaco
Utilização de um fecho de correr em todo o comprimento com uma aba exterior e interior com canal que protege contra o vento e a água.
O cursor duplo permite abrir o casaco pela parte de baixo para maior amplitude de alguns movimentos: agachar-se, subir a bordo, transpor os cabos, ir à casa de banho...
Respirabilidade
Para saber se um tecido é respirável, medimos a sua resistência evaporativa ou RET (norma ISO 11092). Quanto mais fraca é a resistência, mais o tecido liberta o vapor de água e, por isso, mais respirável é.
Consideramos que:
RET < 9 = tecido muito respirável
9 < RET < 12 = tecido respirável
A RET do casaco Sailing 300 é muito respirável.